Hoje falo do projeto incrível, cheio de diversidade, autenticidade e visibilidade - o Fios da diversidade, do idealizador, jornalista e cabeleireiro Alex Barros. Esse projeto é uma celebração da beleza e inclusão, principalmente por conta de fios e cabelos. É uma iniciativa que oferece capacitação profissional e valorização cultural, focando em comunidades de terreiro e quilombolas. É um projeto voltado para profissionais LGBTQIAPN+ que promove cursos de cabeleireiro afro, terapia capilar, maquiagem afro, tranças e turbantes, integrando diversas comunidades e alimentando o respeito à diversidade.
Os principais objetivos do Fios da diversidade são: capacitação profissional; inclusão e diversidade; valorização cultural; e empoderamento. O projeto permite uma apresentação das pessoas como forma de expressão, de modo a valorizar suas culturas e raízes, gerando rendas e oportunidades empregatícias para as pessoas, além de promover a inclusão e respeitando as diferenças, para termos uma sociedade mais igualitária e justa, valorizando os diferentes estilos de vida e culturas.
Este projeto tem como premissa o desenvolvimento pessoal e profissional e o fortalecimento da cidadania. O objetivo é facilitar o acesso ao mercado de trabalho, promover a autonomia e autoestima dos participantes, gerando renda e emprego e incentivando a formação humanista e empreendedora.
Os cursos de designer de sobrancelhas, cabeleiro e maquiagem terão, cada um, uma carga horária de 48 horas/aula ao longo de 12 semanas. As turmas terão, no máximo, 15 alunos e as aulas serão realizadas três vezes por semana, ministradas por profissionais com vasta experiência no mercado. As aulas ocorrem no Studio Beauty, localizado na Vila Telebrasília.
O criador do projeto possui mais de 23 anos de carreira, incluindo passagens por grandes salões como Iate Clube de Brasília e Tony Gruy-Espanha. Em entrevista, ele falou mais da ideia e concepção do Fios da diversidade: “O meu objetivo com o curso é garantir que novos profissionais tenham acesso a uma educação de qualidade e a um espaço onde possam se sentir valorados e respeitados. A beleza é uma forma de expressão e todos devem ter a chance de desenvolvê-la, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero".
Então fica aqui mais sobre esse projeto tão rico e que faz a diferença na vida das pessoas! Fios da diversidade é um projeto em parceria com a Casa de Cultura Telar, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e o Studio Beauty. J-J
SAIBA MAIS
Por: Emerson Garcia
Um projeto muito interessante e louvável ao seu promotor.
ResponderExcluirBoa semana.
Um abraço.
Que ideia genial! E é bom ver o quanto está bem alinhado, né? Sucesso ao idealizador! =)
ResponderExcluirBjks!
www.mundinhodahanna.com.br
Bem interessante esse projeto, eu não conhecia.
ResponderExcluirBeijos,
Lulu on the sky