Pode conter spoilers!
Já ouviu falar da série que é considerada o Harry Potter brasileiro? Trata-se de Acampamento de magia para jovens bruxos que mistura drama, aventura, mistério, fantasia e pitadas de conteúdos visto em Harry Potter, mas de forma "abrasileirada". A série é infantojuvenil ou adolescente e foi criada por Flávia Lins e Silva; com roteiro de Flávia Lins e Silva e Teresa Cris Tavares; e dirigida por Mini Kerti. O elenco conta com Letícia Pedro, José Victor Pires, Duda Matte, JP Rufino, Matheus Costa e Malu Galli. A série contou com apenas uma temporada e 9 episódios, de em média 29 a 35 minutos. A série foi produzida pela Conspiração Filmes e distribuída pela Globoplay.
O Acampamento Luminum, em Ondion, está de portais abertos e a adolescente Berenice está apta para fazer novas amizades, se resolver com o crush e aprimorar seus poderes. Ela só não contava com um grande mistério no caminho. Tal acampamento é voltado para jovens bruxos, com uma proposta alternativa que conecta natureza e magia. Berenice, nesse acampamento, reencontra grandes amigos como Mila e Tobby e passa a conviver com bruxos e feiticeiros de todas as origens, poderes, além de conhecer práticas de "bruxamanismo" que desconhece totalmente. Assim, Berenice deve deixar as diferenças de lado ao tentar desvendar um grande mistério que ronda a floresta do acampamento. Entre duelos mágicos, festas e descobertas do próprio poder, cada aluno de Luminum passa por seus próprios testes nessa aventura.
A série é um spin-off de Detetives do Prédio Azul, mas não vi muitas similaridades entre as produções. A série é bem bobinha, despretensiosa e deveras infantil. Na tentativa de ser um Harry Potter brasileiro, fica bem aquém. Apesar de ser uma série infantojuvenil, possui cenas LGBTQIAPN+ que podem chocar os mais conservadores.
Os efeitos especiais e visuais também são simples, mas eficazes. Já os cenários parecem ter saído de uma mistura entre laboratórios de ciências e floresta encantada. O figurino, por sua vez, é clean, mas entrega identidade, sobretudo quando os personagens usam seus uniformes mágicos.
Acampamento de magia para jovens bruxos lembra, mesmo que pouco, Os feiticeiros de Waverly Place e Winx Club. Não pretende reinventar o gênero, mas entrega aventura leve, personagens carismáticos e lições adolescentes embaladas por pó de fada. Episódios são curtos, com ritmo ágil e lições preciosas de respeito às diferenças, convivência e responsabilidade com o que se descobre - principalmente quando se trata de magia.
A série toca em temas sensíveis, tais como: lidando com o inesperado, encontrando seu lugar no mundo, e o que fazer quando se é diferente até mesmo entre os diferentes. Há críticas discretas sobre a relação entre o mundo humano e mágico, tecnologia e natureza, regras e liberdade, passado e futuro. É uma produção que vai além da varinha.
Vale a pena ver? Se você busca uma série com pegada mágica, mensagens positivas, leve e divertida, a resposta é sim! Ela é ideal para maratonar em família ou para relembrar aquele tempo em que qualquer objeto tornava-se uma varinha. Não tem a profundidade de grandes sagas, mas pode conquistar pelo mundo encantado que constrói e carisma.
Já viu algum episódio? Qual personagem você seria no mundo mágico? Conte nos comentários, mas cuidado com feitiços não autorizados! J-J
0 mostraram o dom. Quer mostrar o seu? :
Postar um comentário
Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)
Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram