No dia 25 de julho de 2025, no Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, aconteceu a estreia da exposição Arte Negra não pede licença na Galeria do Centro de Artes na Vila Telebrasília. O evento foi uma celebração da criatividade e de expressão de mulheres negras, com a participação de 12 mulheres negras artistas plásticas do Distrito Federal.
A noite contou com coquetel, roda de conversa e uma apresentação musical sensacional da cantora e multinstrumentista Luiza Marta. As artistas que tiveram suas obras expostas foram Ana Paula Santos, Shirlene Pérola Negra, Daniella Santos, Gloria Mariete, Jesus Evangelista, Laylla, Marisa, Negra Raysa, Vania Cardoso e as in memoriam Mali Garcia e Gildred. A curadoria do projeto ficou sob a responsabilidade de Ana Monteiro. O evento contou com as presenças ilustres da ministra Edilene Lobo, primeira ministra negra do TSE, Ana Paula Coutinho e Dora Gomes, fundadora e presidente do Instituto É Possível.
Ana Monteiro, a curadora da exposição, disse que estava realizando um sonho, mesmo sem a presença de Gildred. É que a ideia da exposição partiu dela e de sua amiga, que faleceu recentemente. Cada obra ali exposta trazia uma história, um grito, memória e canto.
Na abertura da exposição a casa estava cheia, com cerca de 50 à 60 pessoas e a noite foi composta por muita emoção, homenagens, votos e agradecimentos. As obras foram diversas e sempre focando na comunidade negra, bem como nas suas concepções, culturas e especificidades. As obras traduzem em símbolos, cores, texturas e formas, as conquistas, afetos, trajetórias e memórias que compõem a experiência da mulher negra na sociedade brasileira.
A curadora Ana Monteiro falou mais do projeto, em seu discurso durante a exposição. Ela disse que o evento é um convite ao olhar e a escuta:
"São narrativas que recusam o apagamento e que reivindicam espaço, voz e reconhecimento. São produções que enfrentam o racismo estrutural e o machismo, que questionam padrões eurocêntricos de beleza e valor estético, e que reafirmam, com altivez: a mulher negra cria, pensa, transforma".
As obras expostas são pinturas, colagens, montagens e até mesmo expressões artísticas por meio de objetos e artesanatos com a utilização de linhas e formas. Cada artista possui seu próprio tom e forma de pintar, utilizar cores e objetos. Ana Monteiro falou mais disso:
"As artistas que aqui nos brindam com sua potência são herdeiras de uma longa linhagem de sabedorias que não cabem em livros de história, mas que atravessam o tempo em gestos, cores, texturas e símbolos. Ao valorizarmos suas obras, estamos também reescrevendo as narrativas sobre quem somos e quem queremos ser como sociedade".
O objetivo da exposição foi de enaltecer a mulher negra, já que ela está na base da construção afetiva, social e econômica do Brasil, seja por meio das lutas por liberdade, na criação de comunidades, na manutenção das tradições afro-brasileiras, ou na arte, que resiste e floresce apesar das adversidades. A exposição tem o intuito de inspirar a construção da arte e um país mais justo, plural e verdadeiramente democrático. A mostra não é apenas uma reunião de obras de artistas plásticas negras, mas um tributo à história silenciada de tantas mulheres que moldaram com suas mãos, corpos e vozes, a alma do Brasil, sendo um gesto político e um manifesto estético. A exposição acontece até o próximo dia 15 de agosto. J-J
Por: Emerson Garcia
A very nice exhibition 👌 Lovely paintings. Warm greetings from Montreal 😊 ❤️ Canada 🇨🇦
ResponderExcluirMaravilha!!
ResponderExcluirBoa tarde e uma excelente terça-feira. Paz e muita saúde. Maravilhosa exposição. Se estivesse em Brasília, faria uma matéria para o Blogger.
ResponderExcluiruma exposição maravilhosa JJ, a não perder!
ResponderExcluirBoa semana!
Que exposição artística de alto nível!!
ResponderExcluirParabéns Emerson, por trazer esse ótimo conteúdo que se noa fosse você eu nem teria ciência!!! Muito bom saber de como a arte está evoluindo!
Maravilhosa semana!!
Muito interessante! Gostei de conhecer!
ResponderExcluirBjxxx,
Pinterest | Instagram | Subscreve a nossa newsletter
Obrigada, por nos trazer para este lado do mar essas maravilhosas iniciativas e mostra das obras.
ResponderExcluirBeijo
Exposição interessante e necessária. Já passa da hora de o povo negro ocupar
ResponderExcluiro espaço que lhes pertence.
Abraço
Que exposição MARAVILHOSA! Belíssima a escolha da data de abertura, inclusive, gostei demais! Depois vou pesquisar mais sobre o trabalho da Ana Monteiro, que não conheço e das artistas participantes...
ResponderExcluirObrigada por compartilhar essa lindeza!