quarta-feira, 3 de julho de 2024

Podcasts e documentários LGBTQIAPN+

No post de hoje apresento Podcasts e documentários LGBTQIAPN+ produzidos por pessoas que fazem parte dessa comunidade. Esses produtos são uma forma de aprendizado sobre as temáticas, além de possibilitar a celebração do protagonismo de gays, lésbicas, trans e demais orientações sexuais. Fiz essa seleção em pesquisas na internet. Confira!  


1- Divã da Diva


Aborda temas da comunidade de forma leve, interativa e divertida. Ele é apresentado por Edu e Fih, responsáveis por aquele canal Diva Depressão. Essa dupla aborda sobre seu dia a dia, misturando com entretenimento e cultura pop e muito bom humor. Entre os temas do podcast estão: fofoca de familiares, reviews de filmes e séries, problemas na faculdade e motivos absurdos para ser demitido do trabalho. 


2- GaymerCast


Foi criado em 2016 por Angelo Prata, Denis Ferreira e a drag queen Leonnah. É um podcast que trata sobre diversidade com videogames e cultura geek. O programa é sobre o universo dos games, falando de lançamentos de consoles, jogos clássicos, reviews e análise, além de outros conteúdos. Um ponto forte do podcast é falar sobre a representatividade LGBTQIAPN+ nos jogos. 


3- Um milkshake chamado Wanda


Criado em 2014, fala sobre fofocas do mundo pop, entretenimento, notícias, além de receber convidados para resenhas, a partir de uma perspectiva LGBTQIAPN+. Entre os temas estão: vida dos famosos, flagras em redes sociais, cobertura de eventos, experiências sexuais e loucuras feitas para ver um ídolo.


4- Biscoito Podcast


Produzido por Babu Carreira, Gui Neves e Taty Leite, é um podcast composto apenas por bissexuais. Entre as temáticas estão: representatividade em séries e filmes, não-binariedade, autocuidado, relações familiares em conflito e assumir a orientação sexual de forma pública. 


5- Poccast


É produzido pelos influenciadores Rafa Uccman e Lucas Guedes, que recebem famosos convidados. Já passaram pelo programa: Pabllo Vittar, Giulia Be, Mari Fernandez, Lexa e atrizes com Cleo Pires, além de influenciadores. A proposta é dialogar sobre a vida e experiências das pessoas que são entrevistadas, além de apresentar situações cotidianas e comentários sobre situações inusitadas. 


6- E aí, Gay?



O programa promove o diálogo sobre o universo pop atual por meio da interação dos jornalistas Felipe Dantas, Thiago Theodoro e Paulo Corrêa. Entre os assuntos discutidos estão:LGBTFobia na infância, séries temáticas sobre contos eróticos, fofocas sobre a vida de casais famosos e conselhos para a vida. Há também uma interação entre os ouvintes que querem encontrar alguém para se relacionar ou para ter um relacionamento casual. 


7- BixaNerd


Possui quatro anos de idade e reúne pessoas LGBTQIAPN+ para tratar de assuntos quentes da cultura pop a partir de uma perspectiva da própria comunidade. A cada semana, há lançamentos e informativos sobre temas como cinema, TV, inteligência artificial, séries, música e muito mais. O grande foco do podcast é o universo nerd. 


8- Laerte-se


Documentário nacional que discorre sobre a vida e trajetória de Laerte Coutinho, que aos 60 anos tornou-se uma artista trans. Laerte é uma artista cartunista célebre e respeitada no Brasil. É um documentário maravilhoso, que está disponível na Netflix


9- Bichas



Produzido por Marlon Parente, é um pequeno documentário que apresenta coletânea de depoimentos de experiências vividas por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. O intuito da produção é fazer com que haja uma percepção do amor próprio, de respeito aos LGBTQIAPN+. 


10- Cássia Eller


É um documentário de biografia da cantora, que retrata-a dentro do cenário musical dos anos 90. Apesar de curta, sua história foi intensa e marcante. O documentário mostra como era a vida da cantora, os tabus que ela sofreu e como ela ganhou repercussão nacional após morrer, além de questões como a guarda do filho. O documentário ainda traz depoimentos de Nando Reis, Zélia Duncan e Maria Eugênia. 


11- Divinas Divas


Abordou a primeira geração de artistas travestis do Brasil. Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujica de Holliday, Eloína, Marquesa e Brigitte de Búzios marcaram a década de 1970. Esse grupo presenciou o auge da Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O filme mostrou o reencontro dessas artistas para a realização de um novo espetáculo, trazendo histórias e memórias de uma geração revolucionadora tanto no quesito comportamental, quanto no sexual. 


12- Diz Croquettes


É um documentário que mostra a trajetória do irreverente grupo carioca que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 1970. O projeto traz história de atores/bailarinos que se tornaram símbolos da contracultura ao confrontar a ditadura usando ironia e inteligência. 


13- Não gosto dos meninos


É inspirado na campanha internacional It Gets Better e conta a história de vida de 40 pessoas completamente diferentes com um objetivo em comum: mostrar-se. O curta é uma obra de André Matarazzo e Gustavo Ferri, em uma emocionante iniciativa que valeu super a pena. 


14- Para sempre teu, Caio F.


É uma biografia do escritor Caio Fernando Abreu, que morreu vítima de HIV e foi marcado por laços afetivos intensos como suas obras. A obra traz depoimentos de amigos, editores e estudiosos. É um documentário belíssimo. 


15- Favela gay


Documentário dirigido por Rodrigo Felha. O assunto do documentário é a homossexualidade nas favelas cariocas, a partir da perspectiva de lésbicas e gays e como são vistos dentro da favela. 


E assim, terminamos o post de hoje! J-J




Por: Emerson Garcia

terça-feira, 2 de julho de 2024

Festas, boates e entretenimento LGBTQIAPN+ pelo mundo

A comunidade LGBTQIAPN+ também merece se divertir e se entreter! Esse post serve pra mostrar que esse grupo não se resume apenas à lutas pelos direitos, mas eles merecem se divertir em festas, boates e lugares de entretenimento. Fiz uma seleção na internet e selecionei algumas festas (mundiais) e balada, barzinhos e bares (do Distrito Federal) para se divertir. Confira! 


Festas


1- Arosa Gay Ski Week

Evento suíço tradicional com concertos de piano, festas na piscina e descidas de esqui com montação drag e festas. Não falta diversão e entretenimento para quem procura! 


2- Whistler Pride and Ski Festival

Evento canadense na neve com baladas, jantares, show de stand-up e uma parada LGBTQIAPN+ nas montanhas. É de tirar o fôlego. 


3- Beef Dip Bear Week

Evento que ocorre em Puerto Vallarta, México, com diversas festas dedicadas à comunidade ursina. 


4- Pride of the Americas

Conta com diversas atrações e ocorre em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. 


5- Sydney WorldPride

Evento que ocorre na Austrália e conta com shows, exposições, feira de artesanato, campeonatos, conferências e muita festança. 


6- Winter Party

Festa de inverno que conta com muitas apresentações e festas em grandes espaços. 


7- European Snow Pride

A maior semana gay de esqui europeia que ocorre em Tignes na França. O evento conta com festas e coquetéis.


8- Easter Berlin

Evento com festas dedicadas a diversos fetiches que ocorre em Berlim, na Alemanha. 


9- International Mr. Leather

É um concurso para os amantes de couro. O evento conta com diversos encontros e atrações.


10- Tel Aviv Pride

É considerada a única parada LGBTQIAPN+ do Oriente Médio. É uma das maiores paradas de todo o mundo. 


11- Circuit Festival

O maior festival gay de música eletrônica que acontece em Barcelona na Espanha. O evento ocorre em diversos parques temáticos com muita música e batida de cabeça.


12- Xlsior Mykonos

Ocorre na Grécia e é um dos maiores festivais para o público gay do mundo inteiro.


13- H&H Festival

É um festival gay brasileiro com diversas noites de festas em um resort pra lá de especial e único. 


Baladas e barzinhos 


1- My Drinks

Lugar famoso em Águas Claras que envolve todos os tipos de público e atrai muitas pessoas. Quem não gostaria de ver amigos, encontrar paqueras e muito mais nesse lugar, não é mesmo?!


2- Lampião Gastrobar

Ambiente com música ao vivo e gente animada de Brasília. O lugar tem pratos típicos nordestinos recriados, drinques, decoração e clima bastante descontraído. 


3- Lah no Bar

Um lugar para se descontrair, dançar Just Dance, cantar no karaokê e jogar bingos. É uma casa bem diversificada com muitas opções para gamers e cantores de chuveiro. Divirta-se!


4- Santto Lounge

Barzinho para todes e todas, especializado em comunidade LGBTQIAPN+.


5- Externa Club

Casa noturna com programação distinta, com festas, DJs e ambiente diferenciados. A balada contém uma escada vermelha irada que você pode descer e curtir muito na pista de dança ou no backstage e também em arena externa. É para todos os diferentes públicos!


6- Refúgio Cozinha e Bar

Localizado em Samambaia, também é para todos os públicos. Possui chopp artesanal, com drinks suculentos, programação karaokê e fliperama.


7- Birosca do Conic

Localizado no centro de Brasília é uma festa badalada e em alta do momento. A programação é variada com festas, música ao vivo, além de bebidas alcoólicas, em ambientes jovem e alternativo.


8- Beirute

Um dos bares mais tradicionais da cidade e lugar favorito da classe LGBTQIAPN+, principalmente nos finais de semana.


9- Bar Barulho

É o mais democrático de Brasília, pois ricos, pobres, travestis, machões, velhos e menores o frequentam.


10- Verso e Reverso

Localizado em Brasília, é frequentado em sua maior parte por grupos de lésbicas. Mesmo assim, há muitos garotos que o visitam também. E o detalhe: tem música ao vivo todos os sábados!  


11- Balaio Café

Localizado na Asa Norte é um café moderninho/cine clube, em que sedia baladas frequentes durante toda a semana. Depois do Verso e Reverso esse é o preferido das lésbicas brasilienses. 


Boates


1- Victoria Haus

É a balada LGBTQIAPN+ fixa mais popular da cidade. Possui decoração bacana e ótimos DJs.


2- Of Club

É uma das boates gays mais antigas da cidade. Ideal para quem gosta de "bater cabelo no house". 


3- Velvet Pub

É um pub alternativo, aconchegante, com festas LGBTQIAPN+ super acessíveis.


4- Espaço Galleria

É considerada uma das melhores para dançar. Atualmente, sedia festas esporádicas organizadas por produtores independentes. 


5- Gate's Pub

É o mais antigo pub de Brasília que apresenta baladas estilo flashback e é predominantemente frequentada por pessoas LGBTQIAPN+.


A cena LGBTQIAPN+ é colorida, entretida e cheia de diversidade. Esses são os lugares "do babado" que pude selecionar para vocês, caríssimos leitores. São ambientes acolhedores para a comunidade LGBTQIAPN+ e bastante divertidos. Esses foram espaços voltados para o público, com festas, bares e boates. É claro que ainda tem muito mais, mas essa foi uma seleção especial que fiz. J-J


Por: Emerson Garcia

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Points e pontos turísticos LGBTQIAPN+ pelo mundo

A comunidade LGBQTIAPN+ se caracteriza por eventos que celebram a expressão de unidade, visibilidade e luta contínua de direitos. No mundo inteiro, há points e pontos turísticos sobre a comunidade. No post de hoje apresento alguns, que incitam a cultura e viagem para esses lugares. Confira!


1- Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo

São Paulo é uma grande metrópole, centro da diversidade no Brasil e até mesmo do mundo. Todos os anos, a Avenida Paulista é lotada com membros e simpatizantes da comunidade, se tornando a maior parada de orgulho gay do mundo. Há muitas apresentações, manifestações e extravagâncias nessa parada que sempre ocorre no mês de junho. Há shows de artistas queer, concursos de drags e passeios em restaurantes e outros destaques.  


2- Carnaval do Rio de Janeiro

É uma experiência e tanto para os membros da comunidade LGBTQIAPN+. A comunidade se diverte em animados blocos de rua, colocando para fora toda alegria e prazer. Um fato importante é que a maioria dos lugares na cidade é gay-friendly, destacando-se o Baile Gay do clube Scala e a festa gay da Rua Farme de Amoedo em Ipanema, com direito a bandeira do arco-íris fincada na areia e tudo. Além desses dois points, temos o Quiosque Rainbow, uma referência ao famoso bairro de Copacabana. 


3- Queer Tango Festival Buenos Aires

No início dos anos 2000, após a crise do peso argentino, surgiram salões de tango LGBTQIAPN+, onde homens podem, sem nenhum tabu, dançar um com o outro, mesmo que para impressionar as mulheres que assistem. Os visitantes podem assistir a apresentação ou apreciar essa forma de arte quintessencial de Buenos Aires por uma lente queer. 


4- Vendimia para Todxs

Um festival de vinhos incomum e vibrante com drag queens vestidas de baile, representando as regiões vinícolas do norte da Argentina. Os carros alegóricos desse evento lançam uvas, melões, garrafas de vinhos e outros produtos agrícolas para as multidões. 

O evento também conta com concurso de rainha da beleza de gays, transgêneros e drags, além de outras atrações. O evento é realizado entre fevereiro e março, sempre na época da colheita anual de uvas do país. 


5- The Vallarta Pride Parade e Guadalajara Pride

São eventos queer-friendly com bastante entretenimento e vibração voltados para o Oceano Pacífico. Um destaque importante é a Parada de Sábado ao longo do Malecón à beira mar, onde milhares de pessoas comparecem para celebrar a comunidade. 

Esses eventos contam com shows de arte, points gastronômicos, festas em bares e muito mais. Vallarta já foi refúgio de estrelas de Hollywood, como Elizabeth Taylor. Já a cidade de Guadalajara possui uma tradicional Parada LGBTQIAPN+ que ocorre todos os anos, durante o mês de junho. 


6- Amor Film Festival

Todos os anos, em Santiago no Chile, ocorre a mostra intelectual de cinema chamada de Amor International LGBTQIAPN+ Film Festival, sempre realizada entre os meses de junho e início de julho. São exibidos filmes de diferentes lugares e gêneros, como filmes queer latino-americanos e ibéricos, em espanhol e português. Quem vai para esse festival pode se entreter com os filmes, além de explorar a capital chilena. 


7- Cuba Gay Pride Marcha e Festival em Havana

Cuba é um destino queer-friendly e tem espetáculos coloridos no final de maio nas ruas históricas de Havana. Também ocorrem protestos pacíficos, que são bem interessantes de serem acompanhados. 


8- Carnaval Gay de Barranquilla

O lugar é conhecido por seu animado carnaval, durante todos os anos. Esse carnaval gay apresenta eventos LGBTQIAPN+ juntamente com desfiles principais, marchas, passeios culturais, festas, desfiles de drags, festas com plumas e muita música, característicos da extravagância multifacetada. 


9- San Juan Gay Pride

Esse evento do início de junho é um dos maiores do Caribe, com bares, restaurantes e casas noturnas ao longo da Avenida Condado, que é um distrito LGBTQIAPN+ do bairro de Condado, repleto de moradores e visitantes. Há carros alegóricos, música e dançarinos. O desfile se finda com show de ativistas, cantores, artistas drag e outras apresentações no Parque del Tercer Milenio. Uma festa e tanto! 


10- Marcha da Diversidade/Parada Gay da Praia Manuel Antonio em San José

Os eventos envolvem shows de arte, exibições de filmes e muita diversão. A Marcha da Diversidade é um espetáculo colorido com diversão e ativismo, além de eventos culturais bem sofisticados. Já a Parada Gay da Praia ocorre na própria praia, com muitas festas nas piscinas e outros eventos. 


Esses são os points e pontos turísticos LGBTQIAPN+ pelo mundo! Essa é apenas uma seleção, mas podem ter outros, tá? E amanhã... Festas, boates e entretenimento LGBTQIAPN+. Não deixe de conferir! J-J


Por: Emerson Garcia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design