Pode conter spoilers!
No dia 30 de dezembro de 2022 foi ao ar no serviço de streaming da Globo a Retrospectiva 2022 - edição Globoplay. É uma edição da retrospectiva exibida na TV, para a internet. Desde 2020, a Globo mantém esse hábito, sendo essa a terceira vez. As edições no streaming costumam trazer novas edições, conteúdos exclusivos, estendidos e novos aprofundamentos de temas.
LEIA OUTROS POSTS AQUI
Retrospectiva 2020 - edição 'Globoplay'
Retrospectiva 2021 - edição 'Globoplay'
2022 foi um ano de extremos, seja na política; no mundo com uma nova guerra que não tem previsão de término; e em ataques movidos por intolerâncias, seja em que âmbito for. Os episódios foram divididos em três, sendo em média 30 minutos cada um. A partir de três grandes temas, foram provocadas conexões. Os títulos dos episódios foram os seguintes: As diferenças e suas conexões; A guerra e suas conexões; e A política e suas conexões.
O primeiro episódio refletiu sobre o que gera união e separação nas pessoas. Em 2022, casos terríveis de racismo, intolerância e violência contra a mulher aconteceram no Brasil. Combates interessantes sobre isso ocorreram na justiça tanto do Brasil como do mundo.
A Guerra da Ucrânia foi a base para A guerra e suas conexões. O episódio tratou de risco nuclear, desabastecimento e recessão. A invasão russa na Ucrânia trouxe ameaça à estabilidade política e medo de uma 3ª Guerra Mundial, após décadas de paz na Europa.
A política foi o enfoque principal do último episódio, com conexões sobre saúde, esportes e meio ambiente. Em 2022, vimos ameaças à democracia, à saúde e ao meio ambiente. Foi o ano em que a violência e desmatamento alcançaram números recordes. O episódio também tratou sobre o ataque das fake news às vacinas e o retorno de doenças controladas.
Os capítulos são dinâmicos, com sua própria linguagem para o streaming e com suas respectivas conexões e desdobramentos. Eles também contaram com os depoimentos dos jornalistas Sônia Bridgi, Rodrigo Carvalho e Estevam Muniz - repórteres que tiveram diretamente envolvidos nas coberturas que marcaram o ano.
A produção ressaltou várias notícias importantes, tais como: eleição presidencial no Brasil, que foi uma das mais acirradas da democracia brasileira; a primeira Copa do Mundo a ser disputada no Oriente Médio; e a morte da rainha Elizabeth, a mais longeva da história, e do rei do futebol, o rei Pelé.
A versão televisiva foi apresentada por Sandra Annemberg dos jardins do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. A escolha do local foi porque o prédio está sendo reconstruído após um incêndio há 4 anos, assim como a sociedade tem experimentado um recomeço e reconstrução, pois devido à vacinação contra a Covid-19, a população pôde voltar a se abraçar. A apresentadora explicou melhor:
"Apresentar a Retrospectiva do Museu Nacional é muito especial e tem um simbolismo muito grande. Após tanta insegurança provocada pela pandemia e de eleições tão polarizadas, que dividiram o país, estamos vivendo um momento de reconstrução, assim como o Museu Nacional".
A série documental tem uma autoclassificação etária livre para todos os públicos. Teve direção de Mônica Maria Barbosa; roteiro de Márcia Monteiro, Saulo de La Rue, Rafael Carregal, Dimitri Caldeira, Lilian Cavalheiro e Francisco Policarpo; e com reportagem de Sônia Bridi, Estevan Muniz e Rodrigo Carvalho. É uma ótima produção, com muita qualidade e entretenimento. J-J
Por: Emerson Garcia
Sempre que chega essa retrospecitva, sinto que estou morrendo.
ResponderExcluirO ELDRIDGE.
https://medium.com/@oclebereldridge
Interessante ver novamente depois de um tempo . .A sensação é diferente .
ResponderExcluirMuito interessante. Gostei de ver e ler.
ResponderExcluir.
Saudações cordiais
.
Pensamentos e devaneios poéticos
.
Muito interessante. Eu não costumo assistir às retrospectivas da Globo, mas não desfaço da importância que elas têm em nos fazer refletir sobre o ano ocorrido! Abraços.
ResponderExcluirÉ um bom documentário, gosto muito de documentário assim, Emerson abraços.
ResponderExcluirUm balanço muito bom
ResponderExcluirGostei da dica. Não assisti essa retrospectiva.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Nunca assisti a estas retrospectivas... e já fiquei com imensa curiosidade sobre as mesmas! Grata por divulgar, Emerson!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ana