quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Exposição 'Rainhas de Copas' apresenta história do futebol feminino brasileiro e mundial

A Exposição Rainhas de Copas está em cartaz no Museu do Futebol em São Paulo, entre os dias 28 de abril e 27 de agosto de 2023 e destaca a história dos mundiais femininos. Os registros são poucos e escassos. O que há são relatos e acervos pessoais. A exposição, portanto, procura reunir todo esse material.

Com ela, você conhece a cronologia dos fatos, com curiosidades, vídeos, imagens, com muita história, conquistas e jogadoras marcantes do futebol. A diretora técnica do Museu, Marília Bonas, falou da experiência de buscar acervos pessoais e relatos das jogadoras por conta da falta de material. Ela disse o seguinte: 

"É uma história que tem muitos pontos de conexão, muitas conquistas pouco celebradas pela mídia e pelo público, que pouco conheceu essa história. Tivemos que hierarquizar e fazer estratégias para o público descobrir em camadas”.


O evento apresenta uma linha do tempo desde a primeira Copa feminina experimental, em 1988, até a última edição, de 2019, perpassando pelos principais momentos da seleção brasileira. Os fatos históricos ainda destacam a proibição dos jogos femininos no Brasil por praticamente 40 anos, bem como o preconceito e desvalorização da modalidade. Tais fatos atrasaram a evolução e desconhecimento do futebol feminino no Brasil e no mundo.  



A exposição conta com as conquistas das jogadoras brasileiras, dentro e fora de campo, com a participação pioneira no Torneio Experimental da China, em 1988; e um protótipo do que viria a ser o primeiro Mundial oficial da Fifa, em 1991. Há dois painéis interativos com informações inéditas sobre as jogadoras brasileiras que já participaram de Copas. Cristiane, Formiga e Marta foram destacadas na mostra. Há também uma réplica da taça da Copa do Mundo de Futebol Feminino. 

O futebol feminino não é mais amador como antes. Esse é um tema que tem ganhado repercussão no decorrer dos anos e, por isso, é vital buscar informações sobre. As informações entre 1988 e 1991 carecem de registros e Claudia Jacobs, estagiária do Jornal dos Sports, no Rio de Janeiro, foi a única fonte para encontrar essas informações, além de acervos das próprias jogadoras da época. 


61 anos separam a estreia do Mundial masculino, em 1930, da primeira edição oficial feminina, em 1991. A exposição celebra muitas conquistas, como essa, em uma copa que tem tudo para ser histórica em audiência e interesse. Com curadoria de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner a mostra traz imagens e jogadas inéditas, relatos de atletas, trajetórias das jogadoras, além de dados surpreendentes.  

A luta das jogadoras pela igualdade também é trabalhada na exposição. O visitante tem a oportunidade de ver que a Copa de mulheres foi marcada por reivindicações em campo, como a luta da seleção feminina que não tinha um uniforme próprio até 2015 e jogavam com modelos adaptados do time masculino. 


A interatividade também está marcada por meio de vídeos, imagens, fotos e experiências. A mostra está bem bonita, organizada e intuitiva. Guardar memórias e informações do futebol feminino, principalmente brasileiro, é fundamental para a preservação da história e identidade. Ainda aguardamos uma conquista inédita e histórica na competição que é a vitória do Brasil.

Rainha de Copas está aberta até 27 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até às 17h), no Museu do Futebol em Pacaembu (SP). O ingresso custa R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia) - crianças até 7 anos não pagam.  Às terças, o evento tem entrada gratuita. O local também está tendo algumas transmissões de jogos durante esta Copa. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Boa tarde Emerson. Assim que tiver uma oportunidade, quero conhecer algum Museu do Futebol.

    ResponderExcluir
  2. Interessante . As meninas merecem uma exposição.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu sou bem leiga nessa parte de futebol feminino e masculino, quase não assisto esse esporte.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O futebol feminino está em crescendo e basta ver que o campeonato despertou muitas atenções, algo que até há poucos anos não acontecia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Que legal essa exposição! Não sabia dela, mas achei super legal.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Agora veja só, 61 anos separam a atuação dos homens no esporte, do ingresso das mulheres no mesmo. Mas há quem exija que as mulheres já tenham desempenho igual ou superior ao dos homens.

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Se eu tivesse em São Paulo iria ver esta exposição. As meninas precisam de mais incentivo! Tem muito preconceito no meio viu? Enquanto isso, jogadores homens milionários...melhor parar por aqui.🫢😃

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Emerson
    A exposição deve ser muito interessante, obrigada por compartilhar, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Uma exposição super interessante! Que bom que o futebol feminino começa a ter mais... e o merecido destaque!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design