quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Quinta de série #serieteners3 #8: Fora de hora - podcast

Pode conter spoilers!





Quinta de série #serieteners3 - A indústria cultural sobre o COVID-19 pelo mundo está no ar com mais uma edição! Hoje trago um podcast em forma de série chamado Fora de hora, exibido entre os dias 9 de junho à 25 de agosto de 2020. A produção é uma continuação radiofônica da primeira temporada de Fora de Hora, exibida pela Rede Globo. Disponível nos principais streamings de rádio - Spotify, Deezer, Google Podcasts, Castbox e Apple Podcast - o programa aborda a pandemia do COVID-19 por meio do bom humor, com uma veia jornalística com base na atualidade e política. O podcast conta com Paulo Vieira, Renata Gaspar, Caíto Mainier e Marcelo Adnet; com participação especial de Luciana Paes e Luís Lobianco. Fora de hora - podcast tem direção artístico de Lilian Amarante e redação final de Maurício Rizzo e Caíto Mainier. A produção contou com 12 episódios, de em média 24 minutos. Eles foram disponibilizados às terças-feiras, nos streamings de áudio e na Globoplay





O intuito é fazer com que o programa seja um jornal fictício com base na realidade em formato de áudio. Assuntos atuais, como a política na pandemia, dia a dia dos brasileiros, protocolos sanitários contra o COVID-19, além de memes, são tratados de maneira sarcástica e bem-humorada. As situações no programa são bem absurdas, mas com certeza geram algum tipo de identificação com o que vivemos e temos vivido. Os produtores alertaram: "Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência"


A versão radiofônica possui um ritmo diferente do da TV, pois a precisão e a justiça na rádio devem ser maiores. Além disso, não há recursos visuais, então a empostação de voz, a forma como uma notícia é contada e a própria fala devem ser fatores preponderantes para  a transmissão de ideias. Paulo Vieira falou mais desse projeto:

“O podcast permite essa abrangência. O público viaja mais com você. Vai ser muito divertido brincar com essa liberdade dentro do universo do Fora de Hora, que continua sendo um jornal com gente muito doida, com um humor crítico e sarcástico.”




Produzir um programa de rádio tem suas particularidades. Você pode, por exemplo, utilizar a imaginação e dizer coisas que não estão acontecendo de fato, como falar que uma pessoa está pelada no universo. A graça está justamente nesse uso de recursos. Gravar um podcast, também, permite utilizar diversas ferramentas, como a gravação do programa com cada um dos envolvidos de sua própria residência. A gravação remota foi bastante utilizada nesses tempos pandêmicos. A atriz Renata Gaspar, ressalta a importância das ferramentas virtuais que ajudam desde nos ensaios até nas leituras e gravações. Ela disse o seguinte:

“Temos a sorte de hoje termos diversas ferramentas para que isso aconteça e que a comunicação não se perca. Cada um em sua casa, mas fazendo tudo junto. Gravamos juntos on-line e gravamos nossas vozes separadamente também pra que nada se perca. Estamos cada vez mais aprendendo a ser um coletivo sem estar fisicamente juntos. É algo que vai se pegando com a prática. Estamos investindo também na interação entre nós apresentadores. Pegamos um tema e conversamos sobre ele por um tempo. Teremos alguns quadros novos, que têm a ver mais com o formato em áudio, entre as novidades.”










A dinâmica do podcast relembra o formato original do programa, com Paulo e Renata como âncoras, mas agora com a ancoragem de Pedro Resedá, interpretado por Caíto Mainier. Os apresentadores recebem convidados, sempre interpretados por Marcelo Adnet, Luciana Paes e Luís Lobianco, que utilizam suas criatividades para interpretar personagens para lá de excêntricos e divertidos, alguns baseados na vida real, como o presidente Jair Bolsonaro, o Juiz Sérgio Moro, entre outros. 

A ideia foi a de trazer temas quentes e atuais daquela semana em questão, sem perder o timing e gravando o mais perto da exibição possível. Como falado, a produção apresenta situações surreais e absurdas, mas com muito fundo de verdade. 

O quadro Notícias tristes da semana retorna e também há a adição de quadros novos, que tem mais a ver com o formato em áudio. A sanitarista Clarissa Girão e o sabe-tudo Miltinho Figurante, personagens já conhecidos do público, estão de volta. 


O grande destaque dessa temporada são as dicas sobre como combater o coronavírus com a sanitarista Clarissa Girão, interpretada por Luciana Paes. Ela mais aterroriza, que informa, mas sabe divertir mesmo em meio à um cenário de caos. Ela se diz ser a sanitarista mais bem preparada do Brasil. Será que é mesmo?! 

O programa é muito bem feito, trazendo vinhetas, bom enredo e montagem. Ouvi esse podcast durante as minhas viagens de ida e vinda do meu trabalho e me diverti bastante. Esse estilo de comunicação apresenta uma nova linguagem para o humor, possibilitando maior tempo de aprofundar um tema, com dinamismo e criatividade. Enquanto ouvia os episódios, ia viajando junto com os apresentadores. Essa viagem foi uma experiência muito divertida e única. Em tempos de pandemia, foi uma válvula de escape ver essa situação caótica de uma forma mais leve. Paulo Vieira, por exemplo, viu nessas gravações sua salvação. Ele disse o seguinte, na época:

"O trabalho tem me salvado muito nessa quarentena. Eu não conseguiria ficar em casa pensando na vida. Acho que já teria enlouquecido.”




Esse foi o Quinta de série de hoje! O podcast Fora de hora pode ser ouvido de forma completa nesse link no Spotify. J-J



Por: Emerson Garcia

16 comentários :

  1. Acredito que sejam programas radiofónicos bons de ouvir.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. É interessante criar um jornal seja na rádio ou TV, dá um trabalho e depois que está pronto e paramos para pensar em toda trajetória vemos o quanto valeu a pena.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse podcast ainda. Achei bem interessante e nada melhor do que um humor crítico. Levado com seriedade, claro, mas com um toque de leveza! E o Paulo Vieira é o melhor! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia mas há tantos, uma pessoa tem que pesquisar.

    Bom dia

    ResponderExcluir
  6. Não sou de ouvir podcast, mas achei bem interessante esse ser em forma de série. Adorei a dica! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece um podcast bem interessante e cheio de humor.
    Gostei da dica.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse PODCAST, mas se tem no Spotify, darei uma conferida depois. Tem cara de ser bem divertido, ainda mais com o elenco.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  9. Que bacana, não conhecia e parece ser ótima

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o podcast! Acredito que ainda hoje estas séries sejam bastante úteis... afinal mesmo com vacina, muitos casos ainda vão ocorrendo... aqui deste lado, estamos em fase crescente, como sempre acontece com o tempo mais frio...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Votos de um Feliz Natal com tudo o que mais necessitardes!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design