sábado, 5 de novembro de 2022

5Q: Psycho (1960)

Pode conter spoilers!







Moral

A amabilibilidade pode se tornar em psicopatia. Desconfie de tudo ao seu redor e das aparências. Um abismo chama outro. E amor pode ser confundido com devoção obsessiva. 

Cena boa

A cena do chuveiro por toda suspense e tensão que ela traz. É uma das grandes cenas memoráveis de todo o cinema. Não tem como você não se sentir tenso e com medo ao assisti-la!

Cena ruim

Não tem como se frustrar com esse longa, ele é muito interessante. Se pudesse citar uma cena ruim, seriam as iniciais, por serem lentas, mas é totalmente compreensível, pois seu autor vai montando a tensão no decorrer. 

Perfil

Marion Crane é uma secretária que promove um roubo na imobiliária aonde trabalha de U$S 40 mil dólares com o intuito de se casar e iniciar uma nova vida. Ela decide fugir, mas, durante a fuga, uma forte tempestade cai, fazendo ela errar o caminho e chegar a um velho hotel, chamado de Bates Motel. O hotel é administrado por um jovem gentil e atencioso chamado Norman Bates. Ele a atende muito bem, de forma amável. Em sua estadia no hotel, Marion escuta a voz da mãe de Norman, que não quer, de forma alguma, a presença de uma mulher estranha por ali. Norman, nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Mesmo assim, Marion decide ficar hospedada e passar a noite no local. Marion presencia Norman discutindo frequentemente com sua mãe controladora, mas o que ouve é algo tão bizarro, que o que ela teria que fazer mesmo é temer o perigo que está ao seu redor! 

 

Opinião

Psycho (Psicose) é um filme de 1960, ainda nas cores preto e branco. Icônico e emblemático,  ainda é memorado após 60 anos de sua exibição. É uma das produções mais conhecidas do mestre do suspense, Alfred Hitchcock. 'Psicose' prende a atenção do início ao fim, seja por conta da tensão que Hitchcock proporciona, com trilha sonora que produz medo e um movimento de câmera perturbador, como também os segredos que permeiam os protagonistas Norman Bates e Marion Crane. Não é preciso que o filme seja colorido para prender a atenção. O longa mudou a vida de Janet Leigh completamente. Ela começou a receber cartas de pessoas que diziam que fariam o mesmo que Norman Bates fez com ela até o dia de sua morte em 2004, deixando-a apavorada. O FBI teve que intervir. Janet não via mais um simples banho no chuveiro como algo normal. O longa rendeu muitos frutos e elogios, como a produção da série Bates Motel (2013 - 2017) que contou mais da vida de Norman Bates pré Marion Crane, até chegar na icônica cena do chuveiro. A série foi bastante elogiada e o intérprete Freddie Highmore também. O longa é considerado o melhor de Alfred Hitchcok por ter sido ousado, ultrapassando as expectativas  e convenções do gênero de suspense. Ele recebeu dois prêmios, são eles: Globo de Ouro (1961) para Melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh) e Prêmio Edgar (1961) por Melhor filme. 'Pshyco' me deixou com medo, perplexo e com o coração na boca a cada instante. A trilha sonora é de arrepiar, assim como as cenas! Me choquei pela exibição da violência, sexualidade, obsessão e psicose em tela, em 1960! O filme nos faz refletir sobre doenças mentais e psíquicas e sobre o que um ser humano é capaz de realizar. A loucura tem várias roupagens e a desse filme vai te surpreender! J-J



Por: Emerson Garcia

20 comentários :

  1. Nunca assisti esse filme, mas é um clássico. Gostei de vê-lo por aqui.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Uma interessante e agradável publicação que gostei de ler, sublinhando que algumas citações me deixaram em profunda reflexão.
    .
    Feliz fim de semana. Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Olá, Émerson,

    Este filme é muito bom, tornou-se um clássico justamente por isso. O interessante é que o Anthony Perkins fez muitos outros filmes, mas ficou associado a este para sempre, rsrs.

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Parece interessante. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Esse filme, de fato, é incrível. Sua resenha está muito boa. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Muito sinistro! É um clássico, mas nunca vi. A famosa cena do chuveiro deu a fama desse filme. Realmente oq o ser humano é capaz de fazer até Deus dúvida.
    Beijão❤💫

    ResponderExcluir
  7. É muito bom entrar em contato com uma narrativa que não tem cenas ruins! :)

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  8. Assisti o filme mas em outra versão, muito bom o post abraços.

    ResponderExcluir
  9. Sei que é um filme clássico, mas nunca assisti.
    Mas deve ser bem interessante hehe :)
    Ótimo post, é bom relembrar esses filmes.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  10. nunca vi mas parece ser muito intressante bravo bjs feliz semana saude

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse filme, assim como toda a obra de Hitchcock
    Boa semana

    ResponderExcluir
  12. Uma obra prima, realmente. Deu vontade de assistir mais uma vez. :)

    ResponderExcluir
  13. Nunca tive coragem de ver, principalmente a noite!
    Há uma série que conta mais ou menos esta estória chamada de "Bates Motel" eu vi na Netflix, é de 2003. Achei arrepiante.
    Um abraço! :)
    ****************

    ResponderExcluir
  14. Esse é um dos clássicos do Hitchcock! Quando o cinema ainda era bom! Abraço

    ResponderExcluir
  15. Este filme é um clássico, mais confesso que eu nunca assisti.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nunca assisti a este clássico, mas conheço algumas partes :p

    Bom dia

    ResponderExcluir
  17. Já tive oportunidade de assistir algumas vezes! E é sempre empolgante, como se cada vez o víssemos pela primeira vez!
    Excelente análise como sempre! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design