quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Encontrar a honestidade tem um preço




Encontrar a honestidade hoje em dia é difícil. Ser honesto, então, nem se fala. Parece que ela é artigo de luxo ou cafonice e nada politicamente correto. É tão assim, que encontrá-la tem um preço e não digo um preço quantitativo, mas você precisa persistir e ter tempo se quiser encontrá-la. 

Por volta do início de junho desse ano, encontrei a honestidade, com muita persistência e luta! Já há algum tempo, o liquidificador da minha mãe parou de funcionar, sem mais nem menos. Um liquidificador de excelente qualidade, que nunca tinha dado problema e que possui não menos que 10 anos. Resolvi levá-lo em uma assistência técnica. Cheguei lá, minutos antes de abrir. Fiquei a aguardar perto, até dar o horário. Quando deu o horário de abrir, me direcionei até a loja que ainda estava com as portas entreabertas. Me abaixei e vi que tinha uma moça no balcão. Então, perguntei:

- Moça, que horas a loja abre?

Ela, já toda mal humorada disse:

- A loja abre às 9 horas! Você tem que aguardar!

Eu respondi, calmamente:

- Já são 9 horas.

Ela, sem me dar nenhum crédito, olhou para um relógio perto e percebeu que tinha dado essa hora. De cara fechada, pediu para um moço abrir a loja. Entrei, já com medo da mulher e preocupado. Tirei o liquidificador da sacola, coloquei no balcão e disse:

- Esse liquidificador parou de funcionar e gostaria de saber o que houve com ele.

Ela, sem ao menos abrir, ou pedir para o técnico abrir (Já que não era técnica), olhou para o liquidificador e nem pegou nele e disse:

- Ah! Isso é motor! Nem compensa arrumar. É melhor comprar outro aparelho, porque um motor desse fica R$ 350!

Respondi:

- Moça, não pode ser uma peça que soltou? Uma alavanca, ou algo assim?

- Não, é o motor!!

- Tá bom. Obrigado.

Coloquei o liquidificador dentro da sacola de volta e saí desesperançado. "E agora, o que vou fazer?! Um liquidificador bom desses, estragar assim?". Então me lembrei de outra assistência técnica, por sinal de mesmo nome daquela e que era bem mais perto da minha casa. "Quer saber, vou nessa assistência! Não tenho nada a perder mesmo!".

Ao chegar lá, já senti a diferença começando do atendimento. A moça me atendeu muitíssimo bem e ainda chamou o técnico para ver o liquidificador. Ele analisou o aparelho e o abriu na minha frente. Quando abriu, logo percebeu o problema. Era uma chave que estava desgastada ou algo assim... Então, me disse:

- É apenas uma chave que vou ter que trocar. Fica R$ 80. Posso trocar agora e você já leva o liquidificador!

Respondi:

- É só uma chave? Acabei de vir de uma assistência técnica que tem o mesmo nome que essa e fui muito mal atendido e a atendente disse que era o motor.

O assistente técnico disse, atônito:

- Sério? E aonde fica essa assistência técnica?!

[...]

Concordei que ele podia arrumar o liquidificador. Afinal, sairia no lucro. Entre ficar sem liquidificador e/ou gastar R$ 350, preferiria gastar R$ 80 e ficar com o aparelho funcionando perfeitamente. De pensar que talvez a assistente técnica mal humorada (E por que não dizer, desonesta?!) queria mesmo que eu vendesse o liquidificador pra ela a preço de banana, para ela consertar e sair no lucro, fazendo acreditar "que não compensava arrumar o produto e que se arrumasse sairia no prejuízo".



Mas há pessoas e pessoas no mundo. Essa história real me fez refletir que ainda existem pessoas honestas, mas encontrá-las tem um preço. Precisei ser perseverante, não acreditar em primeiras opiniões e gastar tempo e disposição para encontrar, mas encontrei. Essa segunda assistência técnica a recomendo para todos, até mesmo de olhos fechados. Atendimento, organização, simpatia com o cliente, honestidade e uma série de outras coisas: NOTA DEZ! Mas a primeira, não recomendo... Lá você encontra mal humor, respostas secas, patadas, esperteza, desonestidade... NOTA ZERO! Poderia fazer uma reclamação da primeira assistência técnica no Reclame Aqui, mas estou mais light de "colocar a boca no trombone" por qualquer coisa. Mas fiz questão de colocar o relato aqui no JOVEM JORNALISTA

Trago boas novas para você que leu esse texto: a honestidade e pessoas honestas ainda existem! Ainda há pessoas dignas, honráveis, decentes, que não mentem, não fraudam, não enganam. Que são verdadeiras, por mais que possam sair no prejuízo! Você também pode optar por ser honesto. Que o jeitinho brasileiro não faça parte de você! Você só tem a ganhar com isso. J-J


Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Concordo, Emerson! Ainda existem pessoas honestas no mundo e sua história ilustra muito bem isso! Boa semana! :)

    ResponderExcluir
  2. Que pena quando nos deparamos com essas pessoas maldosas, desonestas e de mal com a vida! Reclamar é nosso direito!
    Ainda bem que há as honestas, sensíveis, educadas! abraços, chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Emerson!
    Concordo com você, ainda existe honestidade e pessoas honestas, mas a maioria é de gente arrogante, mal-educada e desonesto tem muitos.

    Continuação de boa semana.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente existem muitas pessoas mal educadas e soberbas neste mundo. Ninguém é melhor que ninguém. Seja o presidente até o humilde funcionário. Somos todos iguais. Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir
  5. Ser honesto é um predicado existente em muitos pouco seres humanos, infelizmente. Existem animais irracionais muito mais puros e honestos que muitos seres humanos
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Emerson
    Foi muito importante você procurar outro local, encontrar pessoas honestas na vida é precioso demais, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Emerson. Gostei do seu relato mas enquanto lia não fiquei com a sensação de desonestidade da parte da moça da 1ª assistência e sim de descaso, que é uma coisa que acontece muito no atendimento ao público. Ou seja, a pessoa que atende não está c a mínima vontade de ajudar ou de ter trabalho e "despacha" o cliente de qualquer maneira. Infelizmente acontece bastante em várias lojas e instituições e é muito bom quando do outro lado do balcão encontramos alguém com vontade de trabalhar e investindo no seu emprego e sobretudo sendo leal a quem lhe paga o salário no fim do mês não "espantando" clientes. Aconteceu recentemente comigo, passei semanas tentando resolver um problema numa instituição bancária e todas as pessoas que me atenderam colocaram entraves e dificuldades. Quando chegou uma dada atendente (que durante o meu processo estava de férias) tudo se resolveu em 2 dias. Fiz questão de elogiar o empenho e dedicação dela, que aliás deveria ser a regra e não a exceção. Fico contente que tenha resolvido o problema mas, como vc mesmo diz, resolveu porque foi perseverante e deu-se conta da falta de vontade da moça da primeira loja que nem sequer olhou para o liquidificador avariado. Abraço. Val.

    ResponderExcluir
  8. Honestidade.
    Dom em vias de extinção nos tempos que correm

    ResponderExcluir
  9. Nos últimos tempos a desonestidade se tornou uma coisa NORMAL.Então estou procurando Educação ,que tb está ficando rara nas pessoas ..Excelente postagem

    ResponderExcluir
  10. Verdade, hoje em dia encontrar alguém honesto, ainda para mais nessas lojas, parece mito.
    Mas eles existem.

    Bem, mas quem diz nessas lojas, diz em todo o lado.

    Bom dia

    ResponderExcluir
  11. Muito bom. Gostei muito desta sua crónica. Ainda há esperança na humanidade!

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  12. Aqui há uns anos, passei por uma situação idêntica com uma máquina de lavar... e ela ainda continua funcionando...
    Felizmente ainda vai havendo excepções... e pessoas excepcionais que nos devolvem alguma fé na humanidade...
    Fantástica postagem! Gostei imenso! Abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Hoje honestidade é raridade mesmo né... Infelizmente!
    Eu já passei por uma situação bem parecida quando levei meu aspirador de pó na assistência. O rapaz que me atendeu me falou que não compensava arrumar porque ficaria o dobro do preço de um novo e perguntou se eu queria que eles mesmos descartassem.
    Eu fui lá buscar e meu marido, que gosta de mexer nas coisas, foi desmontando ele e quase conseguiu fazer ele funcionar, mas como não entendia muito bem, não conseguiu.
    Mas claramente era algo simples de ser arrumado.

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Que bacana saber que é uma história real.
    Realmente tem muitas pessoas honestas no mundo.
    Abraços.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que bacana demais, achei ótima a história

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design