quinta-feira, 13 de maio de 2021

Entre Frames #42: We believe - Good Charlotte






Quando publiquei minha análise sobre o clipe #WHERESTHELOVE no último dia 15 de abril, recebi um comentário da Paloma Viricio sugerindo que analisasse We believe da banda Good Charlotte porque o meu texto tinha feito ela lembrar dele. Então, atendendo ao seu pedido o Entre Frames de hoje será sobre esse clipe.

We believe tem muitos pontos em comum com #WHERESTHELOVE, principalmente por ambos os trabalhos audivisuais trazerem imagens reais e de fatos cotidianos, por falar de violência, guerra, desastres naturais, mas também de esperança, amor e acreditar. 

We believe é uma música de 2004, sendo que seu clipe está disponível no Youtube desde 25 de outubro de 2009. Ele já conta com 15.860.708 visualizações, 87 mil curtidas e 1,7 mil descurtidas. A música faz parte do álbum The Chronicles of Life and Death.

O clipe é sobre o que estava acontecendo no mundo naquela época, mas se encaixa perfeitamente aos dias atuais. Ele retrata a destruição do planeta terra, seja por meio de ideologias, guerras ou desastres naturais, e em como o amor se tornou algo escasso. Mas é também sobre ter esperança de dias melhores, de acreditar e crer, como o próprio título sugere. 

As imagens foram captadas como se a banda estivesse em uma apresentação musical ou em um show e há várias imagens e vídeos emblemáticos no telão atrás do palco. O clipe tem basicamente duas paletas de cores, é simples, porém eficaz na mensagem. Assista-o: 




Vamos à análise agora?


Movimentos de câmera



É interessante observar como os movimentos de câmera foram empregados nesse clipe, sempre dinâmicos, inventivos e com o intuito de filmar os integrantes da banda, sejam de frente, de lado ou até mesmo de trás. Para todos esses movimentos, percebi que a câmera girava e se movimentava em diversos ângulos e perspectivas. A câmera chegou a filmá-los de cima para baixo (0:47 - 0:49); e de costas, pegando uma outra visão do palco e filmando seus arredores (1:49 - 1:53). 

O intuito foi simular um show mesmo. Embora sem plateia, deu para sentir toda a vibe da apresentação, seja por conta dos movimentos de câmera, das luzes, das performances, das fumaças e até mesmo do telão. 


Imagens icônicas no telão!



O clipe apresenta imagens impactantes, como a do Tsunami no Oceano Índico de 2004 (0:23 - 0:25; 0:29 - 0:31) que dizimou 227.898 pessoas; do rebelde desconhecido (Homem dos tanques) (2:48 - 2:53) que ficou conhecido durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989, por ficar na frente de tanques do exército. 



Também há imagens de guerras que não consegui identificar quais seriam os fatos referentes, seja entre 0:37 - 0:42, 2:30 - 2:34 e 2:41 - 2:42. O que posso dizer é que essas cenas me impactaram e me mobilizaram de forma tremenda. Compartilho uns prints abaixo:



O interessante é que as imagens do telão funcionam como se fizessem parte do próprio cenário do clipe e como se fossem, muitas vezes, papeis de parede, onde os músicos tocam e cantam em frente a esses cenários. Um bom exemplo disso é quando o guitarrista aparece à direita do vídeo, compondo com as imagens do telão (0:45 - 0:46).  


As imagens também influenciam no que ocorre no palco quando, por exemplo, uma bomba explode em um dos vídeos do telão e imediatamente o guitarrista sente seus efeitos e se movimenta. Isso ocorre entre 2:34 e 2:36



Há motivos para acreditar?



Em meio à guerras, violências, desigualdades sociais, racismo, corrupção e uma infinidade de outras coisas, será que ainda existem motivos para acreditar? Sim, pois a esperança e a crença em algo melhor permanecem para sempre por mais que hajam controvérsias e que a realidade diga o contrário. Na verdade, a decisão de acreditar e de possuir esperança não depende de um fator externo, mas do interior de quem deseja. 

Dessa forma, durante o refrão da música que diz "We believe" (Nós acreditamos) aparecem no telão pessoas ao redor do mundo segurando cartazes com esses dizeres em línguas diferentes, como espanhol, coreano, hebraico, inglês, holandês, francês e alemão (0:56 - 1:13; 1:44 - 1:48). 

"Acreditar no amor", como vimos no clipe #WHERESTHELOVE, é a resposta para o mundo doentio, violento, perigoso e cheio de desigualdades. O amor é o antídoto, a cura, o resultado, a resposta. 


Humanos



O clipe não só enfatiza os seres humanos que promovem o mal, como faz questão de destacar as pessoas de bem, esperançosas, que apesar do caos e da escuridão do mundo, não se deixaram levar para o "lado escuro da força". Passamos a conhecê-las entre 1:15 e 1:16, quando a câmera as filma de perto, em close, mostrando seus rostos, feições e humor. São pessoas de diferentes nacionalidades que mostram, a partir do seu rosto, o desejo de mudança e o sentimento de crença.

Na parte em que é cantado o trecho "We are all the same Human in all our ways and all of pain (So let it be)" (Nós somos todos os mesmos  Humanos em todo nosso jeito e toda a dor (Então deixe estar))" há várias imagens de seres humanos alegres, se divertindo entre amigos na praia e mostrando seus melhores lados (1:22 - 1:28). Um contraponto latente com relação aos momentos tristes e dramáticos apresentados no telão. 




Se se declara que acredita no amor, é necessário demonstrar com atitudes. O sorriso no rosto e a alegria contagiante seria a primeira, mas o clipe também enfatiza uma cena emocionante de um guarda do exército que "meio que deixou a guerra e a violência de lado" para interagir com crianças que jogavam futebol em um campo (2:18 - 2:19); ou quando há momentos de solidariedade e ajuda aos necessitados, como a distribuição de alimentos e água (1:32 - 1:44). 







Do azul ao amarelo


O clipe possui duas paletas principais: a primeira, azul, entre 0:00 e 2:42; e a segunda, amarela, entre 2:42 e 3:50. Elas servem, basicamente, para marcar dois momentos no clipe: o primeiro, quando não existe esperança; e o segundo, quando ela aparece. De um ambiente escuro e cheio de sombras, abre-se espaço para um iluminado e luminoso. 

É possível perceber claramente tons de azul na primeira parte e tons de amarelo/dourado na segunda. O azul, como se estuda nas Teorias das cores, é uma cor fria, sensitiva, ligada à tristeza, depressão e tranquilidade. Já o amarelo, é uma cor quente, solar, alegre, expansiva e ligada à extroversão e alegria. Acredito que elas não foram escolhidas de forma aleatória para compor as paletas do clipe. 



Velas e luminosidade




A partir de 2:42, o clipe ganha uma nova paleta de cores, imagens de pessoas com velas são projetadas no telão e até mesmo as fontes de luzes do palco onde a banda performa ilumina o ambiente com cores radiantes. A vela é apresentada como um símbolo de prece, crença e esperança. Aqui ela serve para iluminar o mundo com bons sentimentos, como o amor, esperança, alegria e compaixão. A vela também é apresentada no sentido religioso, como se a resposta do caos apresentado desde o início do clipe estivesse na oração e no próprio Deus. 

Se o clipe já rendia bons jogos de luzes e sombras quando a paleta era azulada, agora é um verdadeiro desbunde visual, cheio de luz, luminosidade e brilho. Separei alguns prints:




Flores


Outro símbolo forte no clipe, além das velas, são as flores que estampam as imagens do telão, seja em 1:54, 2:08 ou 2:14 - 2:15. Elas são símbolo da natureza, da vida, de pureza, de paz, de riqueza, de sucesso, de bem estar, de alimento, de energia, de cura, de amor, de qualidade de vida e uma infinidade de outras coisas benéficas e incríveis. Acredito que elas casaram perfeitamente com a ideia do clipe, que é a de promover a esperança, amor e alegria, mesmo em um mundo cada vez mais caótico e desesperançoso. É como se no mundo, durante a guerra, ao invés de se oferecer armas e violência, se oferecesse flores, como nessa foto icônica:



Fim

O clipe é finalizado com a banda no palco e um efeito de fade out (3:41 - 3:50). 

Letra

A letra fala sobre o que acontece no mundo e como ele está cada vez mais caótico e perdido porque as pessoas deixaram de valorizar a vida e, sobretudo, o amor. Ela relata, especificamente, a dor de uma mãe perder o filho por conta da guerra e os efeitos psicológicos que isso trouxe. Além disso, fala dos efeitos da guerra e que, ainda assim, há razões para acreditar no amor. Analiso alguns trechos da canção agora:

"There's a woman crying out tonight
Her world has changed
She asks God why
Her only son has died
And now her daughter cries
She can't sleep at night"
(Há uma mulher chorando hoje à noite
Seu mundo mudou
Ela pergunta a Deus por quê
Seu único filho morreu
E agora sua filha chora
Ela não consegue dormir à noite)

Os efeitos da guerra são devastadores. A perda é irreparável. É uma dor que creio que jamais passa. 


"Downtown
Another day for all the suits and ties
Another war to fight
There's no regard for life
How do they sleep at night
How can we make things right?
Just wanna make this right"
(No centro da cidade
Outro dia para todos os ternos e gravatas
Outra guerra para lutar
Não há uma estima para a vida
Como eles dormem a noite?
Como nós podemos fazer coisas certas?
Quero apenas fazer isto certo)

O trecho fala da banalização da vida, em como as pessoas são violentas e não se importam com as dores dos outros.


"We are all the same
Human in all our ways and all of pain
(So let it be)
There's a love that could fall down like rain
(Let us see)
Let forgiveness wash away the pain
(What we need)
And no one really knows what they are searching for
(We believe)
This world is crying for so much more"
(Nós somos todos os mesmos
Humanos em todo nosso jeito e toda a dor
(Então deixe estar)
Há um amor que poderia cair como chuva
(Deixe-nos ver)
Deixe a bondade lavar a dor
(O que nós precisamos)
E ninguém sabe realmente o que elas estão procurando
(Nós acreditamos)
Este mundo está chorando por muito mais)

O trecho fala da humanidade e fabilidade das pessoas e de que como a dor nos atinge em diferentes graus, afinal somos de carne e osso. Mas fala sobre razões para acreditar, tirar da dor motivos de sorrir e da bondade e solidariedade uma espécie de refrigério para ela. O mundo chora, sente dor e clama pelo amor. 


Música


A canção foi um dos grandes singles do cd lançado em 2004, que foi o álbum mais bem sucedido da banda. A música é no estilo punk rock e é bem na vibe das músicas lançadas no início dos anos 2000.


Finalizo o Entre Frames aqui. Saiba que há razões para acreditar no amor e isso depende tão somente de você! J-J
















Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Confesso que não conhecia, mas achei a letra bastante importante!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do clip. Bonita letra que ressalvo e elogio.
    .
    Abraço de amizade poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Também não conhecia, mas a análise é perfeita!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Emerson, obrigado pela dica e explicação detalhada, não sou profundo conhecedor do tema, mais através do seu Blogger e excelente trabalho de pesquisa desejo me aprofundar mais. Grande abraço do seu amigo carioca.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Emerson.
    Só para variar nunca ouvi a musica nem o clipe hehe. Esse assunto sou totalmente por fora.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson,
    Sabe que eu nunca presto atenção no movimento da câmera! Vc me fez olhar sob uma nova perspectiva.
    Gostei muito da letra da música.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua análise. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. não conhecia a música
    mas adoro suas analises detalhadas

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Não conhecia, mas gostei de conhecer
    A análise foi muito legal!
    Falando em música, coisa que amo tanto quanto livros, filmes e séries.
    Vou deixar uma música pra você (espero que goste):
    Depeche Mode - Where's the Revolution
    https://www.youtube.com/watch?v=jsCR05oKROA&list=OLAK5uy_m_hUz1QLpP4-Qwz9zEgNisP68W01aCyTI&index=2
    (amo depeche mode, e essa música fala bem do nosso momento no mundo, onde acabamos por aceitar tantas coisas erradas sem reagir como deveríamos)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  10. Oie meu amigo! Obrigada por fazer a análise do clipe/ música que pedi. Ficou muito bacana a postagem, li sobre detalhes que nem tinha percebido muito antes. E olha que já vi esse clipe umas 1000 vezes kkkkk
    Adorei👏👏👏👏👏💙

    Beijos,
    Paloma Viricio.💫

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design