segunda-feira, 31 de maio de 2021

Por que 'Tudo bem no natal que vem' é um dos grandes dramédias da atualidade?

Pode conter spoilers!


À procura de um entretenimento para o dia de natal com a família no dia 25 de dezembro de 2020, assistimos ao longa natalino Tudo bem no natal que vem, um dramédia lançado no dia 03 de dezembro de 2020. O filme é conhecido por ser o primeiro filme natalino brasileiro da Netflix. O serviço de streaming acertou em inúmeros fatores no longa, o que ocasionou em seu grande sucesso.

Tudo bem no natal que vem conta a estória de Jorge que odeia o dia de natal, apesar de ter nascido no dia 25 de dezembro. Mas o destino lhe prega uma peça quando, ao sofrer um acidente, ele perde a memória durante todo o ano, se lembrando apenas das vésperas do natal e tendo que viver o natal por uma sequência de vezes. 

A trama lembra muito a do filme Grinch, personagem que odiava o natal. Apesar das semelhanças, Tudo bem no natal que vem traça o seu próprio caminho, "abrasileirando" esse ódio. Jorge odeia tudo que diz respeito ao natal, como o especial de fim de ano de Roberto Carlos, aquele tio chato do pavê ou pacumê, o trânsito caótico durante o feriado, as malditas caixinhas de natal, as uvas passas no arroz e aquele cunhado que só pede dinheiro. Desse modo, a trama tem o intuito de apresentar um universo natalino brasileiro, longe das comidas quentes e do clima friorento de países acima da linha do equador.


O looping temporal que Jorge vive não cansa, uma vez que apesar do protagonista viver o dia de natal, ele não é igual a cada ano. Na verdade, a cada natal a vida de Jorge está mais modificada, o que ocasiona situações hilárias, dramáticas e emocionantes. O looping que Jorge vive lembra muito o de Feitiço do tempo (já falado aqui), mas a diferença é que enquanto em Feitiço o protagonista vive o Dia da Marmota durante vários dias, em Tudo bem é o natal que é repetido, mas com suas diferenças a cada ano. 

A repetição de tempo e épocas não foi utilizada pela primeira vez em um filme. Posso citar De repente 30 e Click. Aliás, Tudo bem no natal que vem está sendo comparado com esse último. Para muitos, Tudo bem no natal que vem é o "Click brasileiro". As semelhanças entre as tramas são visíveis: viagens no tempo, protagonistas falhos e rabugentos, ficam ricos mas não dão valor à família e levam os telespectadores do riso às lágrimas (Saiba todas as semelhanças nesse texto do IGN Brasil). 

O filme acerta no enredo, roteiro, na escolha do elenco e na passagem de tempo que se reflete na construção dos personagens da história. A maquiagem, figurino e o trabalho corporal dos atores durante as diversas passagens de tempo, é um ponto bem produzido pelo diretor Roberto Santucci e sua equipe. O longa tem uma qualidade impecável que vai além de uma boa história, possuindo bons enquadramentos e fotografia.

A mensagem do filme é excelente e irá cativar a todos. Ele nos ensina sobre aproveitar os momentos mais simples da vida, ao lado de quem amamos. A vida do protagonista passa num piscar de olhos, sendo uma metáfora da vida do ser humano. Quantas vezes a gente fala: "Nossa, como esse ano passou rápido. Mais um natal chegou"? Mas não aproveitamos o ano como deveria. Desse modo, o filme mostra que devemos aproveitar cada momento da vida como se fosse o último. 


A escolha do elenco foi acertada. Temos o comediante Leandro Hassum no papel principal, que fez rir mas também se emocionar; Danielle Winits, como a antagonista da trama; e a participação de Arianne Botelho, que mesmo não aparecendo tanto, com certeza emocionou quem assistiu ao filme. 

O filme fez grande sucesso, mas isso não significa que ele é de todo perfeito. Tiveram cenas que se estenderam demais e outras em que o CGI fica muito evidente, mas isso não estragou a diversão e a mensagem principal do longa. 


O primeiro filme natalino brasileiro da Netflix com certeza é um dos melhores dramédias de todos os tempos, recomendado para os diversos gostos e idades. Por uma série de motivos, alguns explanados nesse texto, é um verdadeiro sucesso que merece ser visto com a família  e com quem se ama. E além de tudo: tem lições a cada cena! J-J

 



Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. :-)) Um filme super divertido, para descobrir! Deve ser de morrer a rir!
    Mais um belo achado, por aqui! Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Não assisti, acabou que não me interessei.
    Algumas amigas assistiram e adoraram.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  3. Olá Emerson,
    Peguei para assistir com zero expectativa e me surpreendi muito com o filme. Me agradou bastante, encontrei detalhes que não esperava encontrar. Super concordo com seus comentários.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Preciso assistir, acho que vou gostar demais dele

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson,
    Confesso que fui meio preconceituosa com este filme, pois não morro de amores pelo Leandro. Ele é muito careteiro e me lembra a atuação de de Jim Carrey, que por sinal é protagonista de Grinch, mas vou olhar com mais carinho depois do seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O filme foi bem legal e bem produzido
    Gostei, muito legal,
    Um abraço, Alécia do Blog Arrojada Mix
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design