sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Entre Frames #20: Ceasefire - For King and Country





Estou aqui para proporcionar entretenimento e conhecimento à vocês. Está no ar mais um Entre Frames! Na edição de hoje analiso o clipe Ceasefire da banda For King and Country. Lançado no dia 27 de julho de 2016 no Youtube, o vídeo foi produzido como promoção do filme Ben Hur (2016). O clipe tem quase 9 milhões e 500 mil visualizações, 59 mil likes e 1,2 mil deslikes

Ceasefire mistura cenas do filme com de clipe. Nessa análise, me ative falar dessas últimas, já que ainda não assisti ao longa. 

For king and country é uma banda formada por dois irmãos e músicos que conheci há uns 5, 7 anos atrás. Seu estilo é pop gospel. FK&C possui músicas dançantes, reflexivas e emocionantes.

Bem, agora é a hora de apertarem o play e assistirem ao clipe:





Selecionei vários pontos dos clipes por tópicos. Vem comigo!



Estética




Com o tema de fogo no título e na letra o clipe possui cores quentes, são elas: amarelo, amarelo queimado e dourado. Desse modo, o clipe apresenta frescor e calor por conta disso. Não há variações de estética no clipe, ou seja, do início ao fim ele mantém suas cores. Esse efeito se sobressalta com a fotografia do filme, que possui uma coloração e matiz totalmente diferente.


Luz natural



O clipe utiliza muito a luz natural, ou seja, ele aproveita a luz do sol e das janelas. O uso da luz natural talvez explique a estética do clipe. Muitas vezes, como veremos adiante, a luz do sol produz o efeito de silhuetas nos cantores e banda. Esteticamente falando, a utilização da luz natural deu um ar interessante. 


O ambiente e os personagens

O clipe é todo ambientado no que parece ser uma produtora de itens oriundos do ferro e aço, pois há ferreiros que trabalham com serras que emitem faíscas por todos lados. Esse efeito contribuiu com a estética do vídeo, como veremos mais à frente. 

No clipe há uma mesclagem dos cantores, músicos e construtores. Eles atuam e convivem no mesmo ambiente. 


Movimento de câmera

Mesmo que o clipe se passe em apenas um ambiente (tópico anterior) a câmera é dinâmica e se movimenta de forma criativa pelas cenas, seja focando nos cantores, músicos ou nos ferreiros. Há vários closes nos rostos dos cantores ou nos itens construídos, assim como movimentos de dentro para fora (4:09-4:12). 


Closes


Para descrever esse tópico cito os trechos e explico logo abaixo:

- troca de closes: um recurso bastante utilizado no clipe foi o de alternar closes entre os cantores/irmãos Joel e Luke Smallbone (2:09-2:10). Isso trouxe dinamismo. 




- foco: em outro trecho focou-se nos ferreiros (0:45-0:48) e em seus instrumentos - martelo e serra elétrica no ferro. 




Simetria e centralismo 

Em sua maior parte Ceasefire é simétrico e centralizado, o que trouxe certo equilíbrio e harmonização ao mesmo. Cito os trechos em que isso ocorre:

- Centralismo dos cantores (0:00-0:02);




- Equilíbrio dos cantores, músicos e ferreiros (2:43-2:45);



- O clipe finaliza com os cantores lado a lado de forma simétrica (3:54);


- Simetria do Luke. Ele abre os braços ao mesmo tempo das faíscas (1:16); 



- Cantores nas extremidades do vídeo (3:20); e



- Luke Smallbone aparece centralizado no clipe. (0:11)


Descentralismo

Há cenas que exploram o descentralismo, mesmo que possa não parecer, como no momento que Joel surge na lateral direita (0:17-0:19). 



Alinhamento

O alinhamento dos atores do vídeo é interessante e certinho. Destaco o trecho 0:45 e o final do vídeo, em que os cantores, músicos e ferreiros aparecem alinhados lado a lado, como um exército, o que demonstra união e força - o cessar-fogo, como diz o título da canção. 



Formas simétricas e geométricas

O clipe não somente é simétrico, como apresenta objetos e itens simétricos e geométricos (0:07-0:10). Merece destaque aqui as janelas e mesas retangulares, como os próprios retângulos e quadrados das paredes da cena. 


Efeitos artísticos



Como já adiantei, o clipe tem vários momentos artísticos protagonizados, principalmente, pelas serras elétricas no momento que esmiuçam o ferro (0:03-0:04). Por vários momentos o clipe se enche de faíscas de fogo que brilham em nossos olhos (0:23-0:28). É um efeito grandioso, que combinou com a predominância dos tons de amarelo. 

É incrível ver o trabalho dos ferreiros e o que eles são capazes de construir. No clipe constroem um capacete e uma espada (0:49), objetos bastante utilizados no longa Ben Hur. Entre 1:01 e 1:03 a atividade dos ferreiros se torna mais intensa e vistosa. 


O instrumental do clipe também conta!



Nessa análise já falei dos cantores e dos ferreiros, mas os músicos também tem seu valor e abrilhantaram o clipe. O vídeo é muito sonoro e instrumental. Há partes em que foca-se nos instrumentistas e instrumentos. O curioso é que existem instrumentos que não estava acostumado a ver e ouvir, como tambores e um com vários metais. 

O interessante é que houve uma sincronia entre o toque de tambores e os martelos e instrumentos dos ferreiros (0:44) e também de um instrumento com vários metais com os tambores e bateria (1:04).  

O ápice do vídeo é na parte instrumental, quando foca-se nos instrumentistas (3:03-3:17), em que os cantores pulam e mexem seus corpos (3:03-3:04). É como se diz no linguajar musical: o ponto alto e forte da canção. 


O que essa frase significa?


Ceasefire é um clipe cheio de significados e reflexões (como veremos adiante). O curioso é que em muitas partes os cantores utilizam da expressão corporal para dar sentido às frases. Destaco cinco frases ditas no clipe e seus significados:


1. "Ceasefire": a palavra significa "cessar-fogo" e quando foi pronunciada no clipe, Joel colocou a mão pra frente, como se estivesse impedindo o fogo (2:28-2:29). 



2. "Transformar nossa dor em esperança": para quem pedir que nossa dor seja transformada em esperança? Joel tem a resposta: à Deus. Nesse trecho ele estende as mãos como se estivesse pedindo clemência ao Todo Poderoso (2:41-2:42).




3- "Ensine-nos a viver humildemente Amar incondicionalmente": a frase no clipe é um reconhecimento de que o ser humano precisa ser transformado. Nesse trecho Joel bate no peito (2:46-2:54), não como um fariseu, mas como um publicano (Entendedores da Bíblia entenderão!). 




4- "E concede-nos a Tua paz": para Joel a paz possui uma forma circular. Afirmo isso, pois quando a frase é pronunciada o cantor faz uma espécie de bola com as mãos (3:00). 




5- "Permanecendo lado à lado": uma das expressões mais bonitas e incríveis do vídeo é a que os cantores/irmãos estão em clima de cumplicidade e um ao lado do outro (3:33). E o que seria estar ao lado do outro? O que significa cessar-fogo? Vem comigo no próximo tópico!




Estar lado a lado e cessar-fogo



Em um mundo cada vez mais dominado pelo ódio e pela falta de amor, é necessário esquecer as diferenças, unir-se e deixar as guerras de lado. Fazer isso não é tarefa fácil, pois estamos falando de seres humanos com suas diferenças e interesses. Cessar-fogo, portanto, é uma atividade árdua, pois estarmos falando de nações e pessoas em conflito. A tendência é cada lado defender seus pontos de vista e pensar em si próprio. Mas que tal  fazermos como os cantores/irmãos e ficarmos lado a lado (3:17)? É claro que nesse processo haverá perdas, mas muitos serão os ganhos e pontos positivos. 

Ceasefire é um pedido claro de pacifismo e anti-guerra. O produtor executivo do longa Ben Hur, Roma Downey, expressou em comunicado a mensagem tanto da música/clipe como do filme. Ele disse o seguinte:

"Nosso país hoje está cheio de tanta raiva, tensão e violência, e essa música e nosso filme espalham uma mensagem de perdão e reconciliação que é necessária agora mais do que nunca."


Sabe, Joel e Luke me ensinaram uma verdadeira lição: que podemos deixar as diferenças de lado, nos unirmos e vivermos em comunhão. O entreolhar dos dois ao final do clipe (3:51) é acalentador e trouxe esperança ao meu coração. Viva o amor e não a guerra!


Letra


Já adiantei um pouco no tópico anterior do que fala a letra. Ou seja: amor, união, paz, alteridade. Destaquei os trechos que achei mais interessante:


"How do we save a life
Pointing fingers?"
(Como salvamos uma vida
Apontando os dedos?)

Como propagar o amor por meio do julgamento e ódio? São coisas totalmente opostas.


One by one, we will call for a ceasefire
One by one, we will fight for a better end
One by one, we could rewrite the headlines
Standing side by side
One by one, love is building an empire
One by one, reaching out to our enemies
One by one, we will make it to the finish line
Standing side by side
Ceasefire
(Um por um, nós clamaremos por um cessar-fogo
Um por um, vamos lutar por um final melhor
Um por um, poderíamos reescrever as manchetes
Permanecendo lado a lado
Um por um, o amor está construindo um império
Um por um, alcançando nossos inimigos
Um por um, nós vamos até linha de chegada
Permanecendo lado a lado
Cessar-fogo)

A solução para a falta de amor é a união. E a união não ocorre instantaneamente, mas "um por um". Uma pessoa sozinha não consegue cessar-fogo, mas se ela estiver unida com outras, o efeito será maior.


So easy to cast the first stone
It's harder to search your own soul
(Tão fácil atirar a primeira pedra
É mais difícil procurar sua própria alma)

Esse trecho salienta que é mais fácil olharmos para nossa volta, do que para dentro de nós mesmos. 


Música

No início, a música apresenta notas suaves do piano, depois ela cresce com o instrumento de metais, tambores e violinos. Tem um trecho em que as vozes dos cantores se sobressaem nos instrumentos e em outros os instrumentos são o verdadeiro destaque, como conversamos nesse post. O ritmo é pop rock.


Essa foi a análise de hoje. E vocês, se entreteram com o clipe? Digam nos comentários! J-J














Por: Emerson Garcia

20 comentários :

  1. Eu agradeço também por apresentar :)
    Não conhecia...

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia mais gostei de saber mais.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fico espantada como você olha para todos esses detelhes!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o seu perfeccionismo em detalhar todo e qualquer pequeno detalhe. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É impressionante a forma como você faz um post, seja ele qual for e de que temática for. Você é tão pormenorizado, metódico, simpático, correto, escreve muito bem e sabe analisar e explicar todos os aspetos em questão. Você trabalha, afincadamente, o assunto e parece que nunca se cansa, qdo analisa tudo, tudinho.

    Quem ler todo o post, como eu fiz, fica deslumbrado pelo seu talento e capacidade. Parabéns!

    Gostei do vídeo, como não poderia deixar de ser, pois o cantor tem um vozeirão e além do mais as cenas são do filme Ben Hur, como tu aqui referiste, e que eu já vi. NOTA 10(1), Emerson!

    Há novo post e vídeo por lá. Apareça, tá? Obrigada!

    Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem palavras pelo seu comentário tão motivador. Isso me impulsiona a criar mais e mais.

      Excluir
  6. Oi
    não conhecia a banda, gostei da música desse clip.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. gosto muito desta rubrica. Facilita a vida das pessoas

    ResponderExcluir
  8. Olá Emerson
    Lindo vídeo, não conhecia, obrigada por compartilhar, amei a frase: Ensine-nos a viver humildemente Amar incondicionalmente", o amor de Deus transforma tudo. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a análise super completa! Não conhecia esse clipe, mas gostei de ver por aqui.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  10. Super análise Emerson! Eu ainda não conhecia a música, nem o clipe. Achei bem interessantes os pontos que você levantou. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não conhecia! Boa divulgação!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Emerson. A matéria ficou maravilhosa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Emerson.
    O clipe já é até antigo e eu nunca ouvi falar, nem dele nem da banda só para variar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi, Emerson!
    Caprichou nos detalhes. Estou aqui há um tempo acompanhando todos eles. Confesso que não conhecia a banda, mas já tinha ouvido essa música por causa do filme.
    Beijus,

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design