quarta-feira, 27 de março de 2019

11 motivos para acompanhar o 'Tá no ar! A TV na TV'



No quarto post da parceria Jornalista  ≠ do ano eu e o Arthur Claro resolvemos apresentar vários motivos para acompanhar o Tá no ar! A TV na TV (já falado em um Quinta de série aqui), um programa exibido pela Globo que será finalizado esse ano na sexta temporada. Este é um show que eu e o Arthur temos o costume de assistir e podemos dizer que somos fãs.

TNA foi um programa inventivo que satirizou e ironizou a própria TV com suas esquetes e cenas. Após seis temporadas e indo ao ar desde 2014, a Globo decidiu por não mais exibi-lo. Um de seus idealizadores - Marcius Melhem - disse que chegou a hora da produção fechar um ciclo e que está se debruçando em novos projetos inovadores para o canal.

Quais são alguns dos motivos para acompanhar o Tá no ar! A TV na TV? Separei 11. Você também pode ver os que o Arthur elencou no blog dele aqui. Vamos lá?! 


1- Ele levanta questões, critica e ri do universo da própria TV


O programa retrata e apresenta temas atuais da sociedade e que passaram em telejornais e noticiários, sempre de forma ousada e progressista. Ele fala de atualidades em seu próprio tom bem humorado. 



2- Trabalha com vários formatos e gêneros






TNA brinca e trabalha com os vários formatos e gêneros da TV, entre eles: humorísticos, telejornais, realitys shows, videoclipes, séries, documentários, programas eleitorais e políticos, publicidades e propagandas e programas de canais pagos. O show aproveita a riqueza desses gêneros e formatos. 



3- Fala de questões políticas, comportamentos e sociedade





Misoginação, homossexualidade, poliamor, novas configurações familiares, meio ambiente, sustentabilidade, racismo, comunidades indígenas e eleições foram alguns dos inúmeros temas apresentados no programa. Sempre com um humor sagaz e ácido, ele os apresenta sem se tornar piegas ou clichê demais. 



4- Satiriza programas de outros canais, mas sem nomeá-los






O programa parodia e muda os nomes de vários programas e produções sem nomeá-los ou dizer de qual emissora ele faz parte, mas o telespectador rapidamente faz essa ligação. Isso que é legal! O humor é totalmente inteligente e subliminar. 



5- Parodia todas as religiões (TODAS mesmo!)






Ao contrário do Porta dos Fundos - que satiriza e ironiza as religiões, principalmente as cristãs, de forma pejorativa e apelativa -, o TNA faz isso de forma muito tranquila e light. Nenhuma (Eu disse NENHUMA!) religião deixa de ser satirizada. Eles costumam criar esquetes bem pensadas e engraçadíssimas sobre a umbanda, candomblé, macumba, catolicismo, protestantismo e até mesmo o ateísmo. 



6- Com o programa a Globo se autocritica





Nem mesmo a Globo fica de fora da zoação e da crítica. Programas e artistas da Casa são alvo de piadas e esquetes. Sem falar ainda que o TNA conta com um ativista nordestino que critica as esquetes e cenas do programa, incorporado por Marcelo Adnet, uma das partes mais criativas e engraçadas. 



7- Faz piadas com artistas e celebridades





Vários artistas e celebridades, até mesmo de outros canais, fizeram participações no programa, que costuma satirizá-los e utilizar até mesmo seus sobrenomes para fazer piadas. 



8- Esteticamente, é como se estivéssemos assistindo TV na TV mesmo






TNA utiliza de vários recursos para que a experiência de "assistir TV" seja incrível e verossímel. Como exemplo, posso citar: o exercício de zapear a TV; as legendas dos programas; o "atenção para o toque de 5 segundos"; "esse programa não é recomendado" ou "esse programa é recomendado"; plantão; o layout de programas e canais de músicas; e o rodapé com informações de programas, entre outros. 



9- Dialoga bem com a sociedade


O programa dialoga muito bem com a sociedade e, principalmente, com os telespectadores, que se veem assistindo aos programas, mudando de canais ou ouvindo canais de músicas. 



10- O programa consegue ser genial em poucos segundos





Em meio à zapeadas dos canais, TNA consegue ser genial, criativo e inovador. Em poucos segundos, com uma cena ou a manchete de uma notícia, ele consegue ser engraçado e o telespectador não consegue nem ao menos pegar no ar aquela piada. Por isso, o site GShow separou uma lista de 60 vezes que o programa foi genial e o telespectador não prestou atenção. 



11- Ele consegue inovar e mudar o layout da logo da Globo em todos (Eu disse TODOS!) os programas






Sempre na chamada de alguma nova produção do canal costuma-se mudar o layout e cores da logo. A de Órfãos da Terra, por exemplo, é uma logo meio arenosa e de cor marrom. Agora, o Tá no ar consegue fazer isso durante todas as terças-feiras de exibição de uma forma criativa. Confira algumas das transformações da logo:





Confesso que esse é um motivo para assistir ao programa. Eu sempre fico ansioso por saber qual será a próxima transformação de logo. 


Esses são alguns dos inúmeros motivos desse programa que só falta alguns episódios para chegar ao fim.


E você, já conhecia esse programa? Gostou dos motivos? Digam tudo nos comentários! J-J











21 comentários :

  1. Gostei do post
    Não conhecia o programa
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - 112

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu adoro o programa, um dos melhores.
    Uma pena que irá acabar.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Nunca parei para ver com atenção esse programa, na verdade eu quase não vejo mais televisão, mas vi uns pequenos trechos um tempo atrás e me pareceu interessante, gosto especialmente quando fazem determinadas críticas, de forma irônica, sobre assuntos com os quais ainda hoje muita gente não sabe muito bem como lidar. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À cada temporada eles se tornaram mais críticos, políticos e atuais.

      Excluir
  4. Oi JJ!
    Tou vendo que criatividade não falta nesse programa!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. Tem uma proposta muito boa, mas eu detesto a globo, na verdade detesto TV eu não assisto!

    ResponderExcluir
  6. Eu não assisto muito TV mas vira e mexe vejo os videos do programa rodando nas redes sociais e AMO quando eles satirizam a politica!!!
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que eu não assisto mas já uma vez e gostei do programa zoando a própria emissora, foi engraçado rs

    It's Lizzie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O militante é um dos personagens mais interessantes do programa, apesar de nem todos gostarem dele.
      Boa semana!

      Excluir
  8. Não conhecia esse programa. Não assisto TV brasileira aqui na Holanda;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Não conheço o programa, mas pelo que diz, é um programa bem conseguido a nível de conteúdo e criatividade.
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  10. Bom dia nobre amigo.
    Muito bacana o seu post. De uns anos pra cá, não tenho assistido tanto TV, independente se for Globo, SBT, Record etc, até porque todas elas possuem programas bons e ruins. Porém, o prgrama citado me parece ser muito bom, pois lembra um pouco de TV Pirata que fez sucesso no final da década de 80, mesclando sobre assuntos aleatórios, de uma forma irônica.

    Gosto muito de seu espaço. Felicidades e sucesso !
    Abraços
    Dan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das inspirações do programa é a TV Pirata mesmo. Obrigado pelo comentário, volte sempre.

      Excluir
  11. O programa já foi bom. Marcelo Adnet trouxe algo que ele já fazia na MTV (e bem melhor). Na Globo apesar do humor usado nesse programa ser diferente dos outros da emissora, ainda se torna um pouco ''engessado''. Não vejo mais o programa, assim como metade do público que acompanhava antes.

    Deixou de ser engraçado para querer militar, assim como a grande maioria dos artistas envolvidos costumam usar como palco. Não fará falta.

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você pense isso do programa. Eu acho ele bastante interessante e criativo.

      Excluir
  12. Um post super interessante, que me deu a conhecer um programa, que ainda não conhecia... pena que está chegando ao fim... mas pelo menos, que seja bem inspirador, na criação de outros programas de entretimento...
    Abraço! Parabéns, pela vossa parceria!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Foi um programa inovador e desbravador de novas ideias.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design