quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Supercrítica Oscar© 2019: melhor fotografia



Iniciando as supercríticas, analisarei os concorrentes à Melhor fotografia desse ano. Como já é de praxe são 5 os concorrentes dessa categoria: A favorita (Bob Ryan), Guerra Fria (Lucasz Zal), Nasce uma estrela (Matthew Libatique), Nunca deixe de olhar (Caleb Deschanel) e Roma (Alfonso Cuarón). São 3 filmes coloridos e 2 em preto e branco. 

Especulações do dia 21 de janeiro do Termômetro Oscar© apresentam Roma como o grande vencedor (70%), seguido de A favorita (40%), Guerra Fria e Nasce uma estrela (30%) e Nunca deixe de olhar (20%). Uma coisa tenho que concordar: Roma REALMENTE é o grande favorito e merecedor dessa estatueta, embora não tenha gostado tanto do seu enredo. Acredito que isso é quase unanimidade.

Vamos aprofundar mais nas fotografias dos longas?!




A favorita possui uma fotografia de época, com bons planos sequências e disposições de câmeras que valorizam as ambientações internas e externas. O filme possui paletas de cores escuras - marrom, preto, cinza, amarelo e dourado - que contrastam com ambientações claras. Embora apresente uma beleza visível aos olhos, o longa não traz muita novidade na questão de filtros de filmes de época, o que pode ser desfavorável para que ganhe. 

O longa foi indicado pelo Satellite Awards nessa categoria.





Guerra Fria é um dos filmes preto e branco que está concorrendo nessa cadeira. Com isso, inevitavelmente, se faz correlações com seu inimigo número 1: Roma. O trabalho plástico de Zal é menos interessante que o de Alfonso Cuáron em muitos aspectos, entre eles: a fotografia de GF é menos trabalhada que de Roma; não há um ar criativo naquele como neste; e não há um enquadramento inovador em GF como em Roma. A fotografia de Guerra Fria é interessante?! Sem dúvidas! Mas sinto que faltou algo à mais. Lucas Zal já foi indicado uma vez. 

O longa venceu a categoria no London Film Critics Circle Awards.





Em um filme musical como Nasce uma estrela é muito difícil que reparemos na fotografia. É mais comum que observemos as músicas e a história. Acredito que o longa não venha com pompa nessa categoria, embora apresente uma paleta de cores bem trabalhada e bons enquadramentos de câmeras. Matthew Libatique já havia sido indicado nessa categoria pelo longa Cisne Negro, que possuía um trabalho plástico e de filmagem mais elevado que Nasce uma estrela

O longa venceu o prêmio nessa categoria no Satellite Awards.





Não vi o longa Nunca deixe de olhar por motivos de não ter ainda para baixar. Então o que direi é baseado em outras fontes. O Termômetro do Oscar© disse que o filme não tem porque de ser indicado nessa categoria, embora seja belíssimo. Dos fotógrafos que concorrem esse ano, Caleb Deschanel é o recordista de indicações: 5. 






Sim! A fotografia de Roma é esplêndida, criativa, inovadora, sagaz... (Adicione aqui todos os adjetivos de sua preferência). Alfonso Cuáron merece levar a estatueta nessa categoria por imprimir em imagens toda a plasticidade e o ar mágico. A câmera, em muitas cenas, só está ali para registrar o momento e ela não se movimenta muito. Uma câmera singela e tímida, se assim podemos dizer. Por outro lado, o filme tem uma textura incrível, mesmo sendo em preto e branco. Alfonso Cuáron já foi indicado 6 vezes, sendo que ganhou 2.

Roma já venceu 9 prêmios nessa categoria, são eles: Alliance of Women Film Journalists EDA Awards​​Boston Society of Film Critics Awards, ​Chicago Film Critics Association Awards, ​Critics Choice Movie AwardsLas Vegas Film Critics Society Awards​Los Angeles Film Critics Association Awards, ​National Society of Film Critics Awards, New York Film Critics Circle Awards e ​Online Film Critics Society Awards.


Essas foram as minhas singelas colocações sobre as fotografias dos longas. E para você, quem merece levar o Oscar© de Melhor fotografia? Digam tudo nos comentários! J-J






Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Não vi nenhum dos filmes indicados ao Oscar desse ano, mas a fotografia é um detalhe super importante para demonstrar as emoções no filme.
    Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi nenhum dos filmes. Acho que a fotografia e a trilha sonora são pontos cruciais para criar uma maior imersão na história
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não vi nenhum desses, mas curti sua análise.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Quero muito assistir todos os filmes indicados pois parecem ser muito bons. Adorei sua argumentação sobre a fotografia de cada um.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design