domingo, 24 de fevereiro de 2019

Supercrítica Oscar© 2019: melhor canção original



Dando continuidade à nossa Semana do Oscar 2019 farei uma supercrítica sobre as músicas que concorrem à Melhor Canção Original do Oscar© 2019. São cinco os indicados dessa categoria, que envolve um filme de ação, um musical, um documentário, um infantil e um dramédia. 

As canções concorrentes são as seguintes: All the Stars, Pantera Negra; I'll Fight, RBG; The place where lost things go, O retorno de Mary Poppins; Shallow, Nasce uma estrela; e When a cowboy trades his spurs for wings, A balada de Buster Scruggs. Lembrando que todas as músicas serão apresentadas na cerimônia de logo mais à noite. 

Entre as canções concorrentes temos uma intimista e calma, eletrônica, em estilo de musical, romântica e folk. Ou seja, o Oscar© , mais uma vez, é democrático, acessível e plural. Falarei de cada uma delas, seus compositores, melodias e letras e porque merecem, ou não, levar a estatueta para casa. Vamos lá?




All the Stars, Pantera Negra


A canção foi composta por quatro cabeças e oito mãos: Sounwave, Kendrick Lamar, Anthony Tiffith e SZA. O ritmo é eletrônico e envolvente, para dançar mesmo. A letra fala de um casal apaixonado que observa as galáxias e o universo em uma noite. Diz assim: "This may be the night that my dreams might let me know All the stars are closer All the stars are closer All the stars are closer" (Esta pode ser a noite em que meus sonhos podem me mostrar que Todas as estrelas estão mais próximas Todas as estrelas estão mais próximas Todas as estrelas estão mais próximas). 

A música, cantada por Kendrick Lamar e SZA tem boas qualidades técnicas e vocais e é um forte concorrente para levar o Oscar©. No termômetro do Oscar© (22/01) na última menção ela está em segundo lugar com 50%. Ouça:







I'll FightRBG


A canção, escrita por Diane Warrier e cantada por Jennifer Hudson, tem boas subidas e é caracterizada por seu som pop. A letra fala de uma pessoa lutadora e batalhadora que é valente e enfrenta desafios por alguém. "So I'll fight, fight that war for you I'll fight, stand and defend you Take your side, that's what I'm here to do I'll be there to be strong Oh I'll keep on, keep on the fight" (Então eu vou lutar, lutar essa guerra por você Eu vou lutar, ficar e te defender Tome o seu lado, é o que estou aqui para fazer Eu estarei lá para ser forte Oh, eu vou continuar, continuar a luta).

No termômetro do Oscar© (22/01) na última menção ela está empatada em quarto lugar com When a cowboy trades his spurs for wings com 20%. A música é boa, mas sinto que falta um pouco de explosão. Ouça:







The place where lost things goO retorno de Mary Poppins


Talvez a música de menos expressão das concorrentes. Ela é simplista e curta demais. Ela conta somente com uma voz e um fundo musical tímido. A música foi cantada como uma canção de ninar e fala de um lugar onde as coisas perdidas se encontram. "Do you ever lie Awake at night Just between the dark And the morning light Searching for the things You used to know Looking for the place Where the lost things go" (Você já se deitou Acordado à noite Apenas entre o escuro E a luz da manhã Procurando pelas coisas Você costumava conhecer Procurando pelo lugar Onde as coisas perdidas vão).

A canção foi criada por Marc Shaiman e Scott Wittman e cantada pela Emily Blunt. Embora pouco expressiva, a canção ainda tem um ar mágico e reconfortante. No termômetro do Oscar© (22/01) na última menção ela está em terceiro lugar com 30%. Em minha opinião, ela é uma das piores apresentadas até agora. Ouça:







Shallow, Nasce uma estrela


Shallow é a grande queridinha para levar o Oscar©. De elevada expressão vocal, artística e melódica, a canção é própria para ser cantada em grandes shows e eventos. A parceria entre Lady Gaga e Bradley Cooper é impecável. Espero que ambos a cantem na cerimônia mais tarde. A música tem boa instrumentalização com guitarra, bateria e violino. Algo descomunal mesmo. A letra fala de alguém que sofre problemas da vida, mas que faz de tudo para se livrar deles. "I’m off the deep end, watch as I dive in I’ll never meet the ground Crash through the surface Where they can’t hurt us We’re far from the shallow now In the shallow, shallow In the shallow, shallow In the shallow, shallow We’re far from the shallow now" (Eu estou à beira do precipício, assista enquanto mergulho Eu nunca vou tocar o chão Caio através da água Onde eles não podem nos machucar Estamos longe da superfície agora Na superfície, superfície Na superfície, superfície Na superfície, superfície Estamos longe da superfície agora).

A música foi escrita por quatro cabeças e oito mãos: Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt. Os cantores - Lady Gaga e Bradley Cooper - imprimem todo o sentimento na música e Lady Gaga surpreende com suas subidas vocais. No termômetro do Oscar© (22/01) na última menção ela está em primeiro lugar com 80%. Com certeza uma música excelente e digna de levar a estatueta. Ouça:







When a cowboy trades his spurs for wings, A balada de Buster Scruggs



A canção foi escrita por David Rawlings e Gillian Welch. Confesso que é uma das canções que menos gosto das que estão concorrendo, embora ela tenha uma excelente qualidade técnica e vocal. Mas a achei muito parada e linear, sem grandes surpresas.

No termômetro do Oscar© (22/01) na última menção ela está empatada em quarto lugar com I'll fight com 20%. Ouça:






Essas foram as minhas impressões das músicas que concorrem na categoria de Melhor Canção Original. E pra você, quem vence essa disputa? J-J






Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Ainda não vi esse filme, mas estou louca pra ver. Ainda mais pela musicalidade.

    Abraços!

    Borboletra

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Estou torcendo muito para Shallow. Acho linda.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Shallow, mas confesso que é difícil escolher uma favorita;)
    Bom ter o JJ de volta;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha ficado entusiasmada com o retorno do blog.

      Excluir
  4. Quero muito ver o filme!!
    www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design