São 5 os concorrentes à Melhor animação esse ano: Homem-Aranha no Aranhaverso, Wifi Ralph, Mirai, Os incríveis 2 e Ilha dos cachorros. A Disney conseguiu emplacar dois títulos (Wifi Raph e Os incríveis 2), temos duas animações japonesas (Mirai e Ilha dos cachorros) e uma de heróis (Homem-Aranha no Aranhaverso).
Esse ano, por unanimidade, gostei de todas as animações. É certo que tem uma ou outra que se sobressai, mas recomendo todas. Pude sorrir, me emocionar, me aventurar e fazer inúmeras reflexões. Não é porque trata-se de desenhos, que eles não possuem críticas e reflexões. Algumas coisas que aprendi com eles: o governo pode ser tirano com as pessoas e os cachorros; a internet tem pontos positivos e negativos; ter uma família é tudo; diferenças entre irmãos podem acontecer, é normal; e você pode ser quem quiser, até mesmo super-herói e dono de si mesmo.
O processo artístico e de design das obras também é distinto. Há desenho com traços mais bruscos e finos (Homem-Aranha no Aranhaverso), detalhistas e redondos (Mirai), com bom desenhos gráficos (Wifi Ralph e Os incríveis 2) e com traços peculiares (Ilha dos cachorros). O longa que mais chamou a minha atenção nos aspectos visuais foi Homem Aranha no Aranhaverso e Ilha dos cachorros, já que os outros apresentam aspectos e características que já estamos acostumados em desenhos.
Sobre o enredo os que achei mais criativos e diferentes foram do Homem-Aranha no Aranhaverso, Mirai e Ilha dos cachorros. Os incríveis 2 e Wifi Ralph achei a história batida demais, sem poucas inovações.
Agora, discorrerei sobre cada uma das animações e porque elas merecem, ou não, vencer o Oscar© nessa categoria.
SINOPSE: Após ser atingido por uma teia radioativa, Miles Morales, um jovem negro do Brooklyn, se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói por baixo de um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão paralela, assim como outras versões do Homem-Aranha.
Homem-Aranha no Aranhaverso é o filme vencedor do Oscar© de acordo com seu termômetro divulgado no dia 21 de janeiro. A animação chega com 70% desbancando todas as outras. O filme traz o frescor da juventude e do mundo dos super heróis, em uma história totalmente inovadora. Se você acha que já viu e sabe de tudo sobre o teioso está muito enganado! O longa apresenta os conflitos de um jovem negro, trabalhando questões como puberdade e racismo de uma forma encantadora. Ele conta com cenas de ação, drama e aventura. Essa é uma das animações de super-heróis que está concorrendo ao Oscar© (a outra é Os incríveis 2). De verdade?! Homem-Aranha no Aranhaverso não é a minha animação preferida para vencer nessa categoria!
O filme já venceu diversos prêmios, como: Alliance of Women Film Journalists EDA Awards, Annie Awards, Critics Choice Movie Awards, Los Angeles Film Critics Association Awards, National Society of Film Critics Awards, New York Film Critics Circle Awards, Online Film Critics Society Awards, Producers Guild of America Awards e o principal deles, o Globo de ouro.
SINOPSE: Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama Litwak, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a missão é achar uma peça reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos cidadãos da Internet e de Yess, a alma por trás do Buzzztube, um famoso website que dita tendências.
Wifi Ralph está em quarto lugar no termômetro do Oscar© com apenas 20%. Apesar do filme apresentar um tema que gosto muito - tecnologia - sinto que faltou algo a mais, uma magia, sabe?! Mesmo assim, ele se torna memorável por apresentar o funcionamento de vários sites famosos e por contar com uma cena de todas (EU DISSE TODAS!) as princesas da Disney e a Vanellope. Além disso, o filme trata de vários assuntos: você não precisa ficar rotulado em apenas um estereótipo; e todos possuem a chance de se reinventar.
O longa não conquistou nenhum prêmio anterior.
SINOPSE: Kun é um menino com uma infância feliz até a chegada de Mirai, sua irmãzinha. Com ciúmes desse bebê que monopoliza a atenção dos pais, ele vai se retraindo pouco a pouco. No fundo do seu jardim, o menino embarca em um mundo fantástico, onde o passado e o futuro se misturam. Lá, ele conhece seus parentes em diferentes idades da vida: sua mãe ainda criança, seu bisavô na juventude e sua pequena irmã na adolescência. Através dessas aventuras, Kun vai descobrir sua própria história.
Mirai é uma verdadeira gracinha! Ele pode ser difícil de ser compreendido, principalmente pelas crianças, mas apresenta discussões pertinentes, como: viver em família; diferença entre irmãos; e união. Mais uma vez uma animação japonesa tem o poder de emocionar e refletir. O filme tem belas cenas e é bem trabalhado graficamente. Mas é aquilo: você precisa viajar e mergulhar no roteiro, senão você não entenderá. O filme está em terceiro lugar junto com Os incríveis 2 com 30%.
SINOPSE: A Mulher Elástica entra em ação para salvar o dia, enquanto o Sr. Incrível enfrenta seu maior desafio até agora: cuidar dos problemas de seus três filhos.
Os incríveis 2 está em terceiro lugar no termômetro junto com Mirai (30%). Apesar de ser uma história clichê, achei mais interessante e interativa essa produção que Homem-Aranha no Aranhaverso. É um filme bem produzido e com efeitos visuais e gráficos de encher os olhos. A história também entretêm e te mantém com os olhos vidrados na tela. O grafismo da Pixar e da Disney também é um ponto a ser ressaltado e pode render à Brad Bird seu terceiro Oscar©.
A animação detêm um prêmio pela National Board of Review Awards.
SINOPSE: Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Mas o pequeno Atari não aceita se separar do cachorro Spots. Ele convoca os amigos, rouba um jato em miniatura e parte em busca de seu fiel amigo. A aventura vai transformar completamente a vida da cidade.
Ilha dos cachorros está em segundo lugar no termômetro do Oscar© com 40%. É uma produção de Wes Anderson que já foi indicado ao Oscar© por 6 vezes, mas não por essa categoria. A animação tem um viés político muito forte e cenas de ação que vão te deixar empolgado. Gostei muito do grafismo do longa. A disputa será difícil entre ele e Homem-Aranha no Aranhaverso.
O longa venceu o prêmio da Las Vegas Film Critics Society Awards, Satellite Awards e Toronto Film Critics Association Awards.
Queria muito que Ilha dos cachorros ou Mirai levasse o prêmio, mas parece que ficará com Homem-Aranha no Aranhaverso mesmo.
E para você, qual é a animação predileta? Por que? Digam nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Cada vez mais os desenhos estão melhores, me encanta muito. Não assisti a nenhum destes...
ResponderExcluirBjos,
Sheyla.
Sim. Não são apenas desenhos.
Excluiré muito legal ver o cinema com tantos filmes de qualidade :D
ResponderExcluirUm beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
É ótimo, Fernanda.
Excluir