sábado, 23 de fevereiro de 2019

Os caminhos para levar o Oscar©



Estamos a um dia da 91ª edição do Oscar© - a principal premiação de cinema do mundo. Quem serão os vencedores das categorias, como Melhor Filme, Melhor animação, Melhor Atriz e Melhor Ator? Sabemos que há um grande caminho para que um filme, diretor ou ator chegue nesse momento, como falado nesse post. Já para levar a estatueta deve existir um trabalho redobrado. É que nem só aspectos quantitativos são levados em consideração.

Em reportagem publicada pelo Correio Braziliense foi listado os caminhos para se ganhar um Oscar©. Não basta ter um número de votação elevado pela academia, mas é preciso ter prestígio, fazer propaganda e "vender o seu peixe", afinal quem não é visto não é lembrado. 


Confira abaixo os tópicos e minhas considerações:


1- Festivais


Para que um filme leve a estatueta é preciso que ele tenha sido exibido em algum festival importante ou famoso. Entre 2007 e 2018 todos as películas vencedoras foram exibidas em eventos como Sundance Festival, Cannes, Venice, TIFF e Teluride. É muito difícil um filme vencer a categoria de Melhor Filme se não for exibido em uma sala para uma crítica especializada anteriormente. 




2- Mensagem


Esse é um tópico precioso. Os críticos e votantes do Oscar© ficam de olho vivo em filmes que possuem mensagem, principalmente se ela for contemporânea, forte e polêmica. Foi assim com Mad Max, Spotlight, Corra!Moonlight e A forma da água que discutiram, respectivamente, o empoderamento feminino, jornalismo investigativo, racismo, comunidade LGBTQ+ e romance entre um humano e um animal. 

O mesmo acontece com os concorrentes desse ano, como Infiltrado na Klan, Green Book: O guia, Pantera Negra e Bohemian Rhapsody que falam de empoderamento negro, racismo, igualdade de raça e classe minoritárias, em ordem. Aliás, já perceberam que a mensagem de racismo e empoderamento negro predomina nos concorrentes à Melhor Filme desse ano?

Além da mensagem, os votantes do Oscar© se interessam por filmes que apresentam fatos históricos, grandes perfis, guerras ou histórias românticas. É só analisar os filmes concorrentes e perceber tudo isso! 


3- Timing


A maioria dos filmes concorrentes do Oscar desse ano foi lançada no final de 2018, como Nasce uma estrela (1º de novembro), Green book: O guia (21 de novembro) e Bohemian Rapsody (27 de dezembro), por exemplo. Isso é até uma estratégia dos produtores dos longas que deixam para lançá-lo perto do Oscar©, razão essa que Nasce uma estrela foi adiado a estreia por várias vezes. 

Um filme que foi lançado recentemente fica mais na memória da academia, que um no início do ano, embora Pantera Negra tenha sido lançado no dia 15 de fevereiro de 2018 e, mesmo assim, chama a atenção dos votantes. 

O fato é que uma pesquisa da revista Superinteressante mostrou que entre 1998 e 2012 40% dos vencedores haviam estreado em dezembro, 26.7% em novembro e 33,3% em outros meses. Os filmes mais recentes tendem a ser lembrados que os mais antigos. Tudo a ver com memória com memória recente. 



4- Marketing


Já dizem por aí que propaganda é a alma do negócio. É só observamos que um presidente americano foi eleito com divulgação de campanha na internet e redes sociais, por exemplo. O trabalho de marketing para a publicidade dos filmes deve ser incrível, criativo e inesquecível. As campanhas publicitárias, por sua vez, devem ser firmes, simples, mas com boas jogadas. O marketing boca a boca e intervenções urbanas pode ser uma boa saída.

Como exemplos posso citar a campanha do O discurso do Rei, O artista, It- A coisa, Bohemian Rhapsody  e Pantera Negra

O filme O discurso do Rei, para turbinar o número de telespectadores, criou a campanha Ache sua voz (Find your voice), um bordão que chamou a atenção do público.

Já os idealizadores do longa O artista resolveram convidar as netas de Charles Chaplin para uma sessão de cinema. E aí já viu, né?! Quem não gostaria de estar em uma sessão na presença DESSAS MENINAS? 

Uma intervenção urbana foi criada para evidenciar o longa It- A coisa: um balão foi afixado em um bueiro no chão. Ideia maneira, né? Aliás, todo o trabalho de marketing do longa foi muito bem executando, indo da nostalgia à imersão, com trailer parecido com a aclamada série Stranger Things; a frase Você também vai flutuar (You’ll float too), utilizada em todas as peças publicitárias; e a experimentação em várias plataformas, como física, online  e realidade virtual. 












Pantera Negra talvez seja o filme mais representativo e diversificado do Oscar© desse ano (Isso sem contar Infiltrado na Klan e Green Book: O guia). O filme fez um trabalho primoroso de divulgação com posters lindos e incríveis, duas faixas apresentadas antes da estreia (All the stars e King's Dead) e o dedinho de Kendrick Lamar, que produziu e criou a trilha sonora do longa. 









Bohemian Rhapsody fez uma divulgação nas redes sociais e em eventos. Rami Malek, que interpretou o Freddie Mercury, apareceu à caráter em uma apresentação da Fox no CinemaCon









Outra estratégia também é fazer com que atores das grandes produções estejam em eventos importantes e programas de relevante audiência, como o Programa da Oprah e Ellen





5- Fãs no sistema


É preciso que exista fãs, e fiéis, entre os votantes que estão divididos em 17 categorias. É necessário que um filme tenha, no mínimo, 5% de votantes para poder entrar na categoria de Melhor Filme, além disso o filme precisa ter mais de 50% para levar a estatueta para casa. 

No final de tudo, não basta que um filme, ator ou diretor tenha apenas popularidade, mas deve passar da conhecida "apuração preferencial" e ter preferência da grande maioria. 

Esse e outros tópicos formam o caminho para levar o Oscar©. E vocês, concordam com os tópicos? Acrescentaria algum? Digam tudo nos comentários! J-J






Por: Emerson Garcia

4 comentários :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design