quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

A história da estatueta do Oscar©



And Oscar© goes to (E o Oscar© vai para, em tradução livre). Com certeza você já deve ter ouvido essa frase que é dita sempre que um vencedor de uma categoria é apresentado. Mas será que conhece a história da estatueta? Sabe quem foi Oscar?

A estatueta do Oscar© foi criada em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley. Com 91 anos, o objeto não sofreu mudanças tão significativas até a data presente. O Oscar© tem uma altura de 34 cm e o peso de quatro quilogramas, sendo feito de estanho folheado a ouro (14 quilates), em forma de um cavaleiro em cima de um pedestal no formato de um rolo fílmico, com uma espada que cruza verticalmente seu peito. 

O objeto é símbolo de um dos prêmios mais cobiçados de Hollywood e é visto por todos com gratidão, egocentrismo e desejo. A estátua tem o valor de 500 doláres, embora possua um valor simbólico que não se pode medir. Quem a obtêm possui prestígio, reconhecimento e popularidade. 

No post de hoje vamos conhecer mais sobre: concepção e evolução da estátua; inspiração para as formasorigem do nome;  e curiosidades


Concepção e evolução







A estátua foi concebida pelo diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, Cedric Gibbons, e pelo escultor George Stanley. No início, as primeiras estátuas eram confeccionadas em bronze, já durante a Segunda Guerra Mundial eram de gesso pintado com tinta dourada por conta da escassez de metais na época (Os vencedores poderiam trocar as estátuas de gesso pelas de metal quando a Guerra acabasse). Alguns anos depois, o objeto passou a ser banhado em ouro e prata. 

O Oscar© atualmente possui a seguinte composição: 92,5% de estanho; 7,5% de cobre; platina e ouro de 14 quilates. Ela possui altura de 34,29 cm e peso de quase quatro quilos (3,85 kg). 

O objeto apresenta a figura de um cavaleiro das cruzadas com sua espada. O cavaleiro é um careca musculoso, banhado a ouro que está em cima de um rolo de filme (Essa espécie de pedestal foi criada apenas em 1945). A estátua ainda conta com cinco raios que saem dela que se referem às cinco áreas originais da Academia: diretores, atores, escritores, produtores e técnicos. Sabemos que as 24 categorias do Oscar© atualmente estão representadas nessas cinco categorias.

O primeiro esboço da estatueta foi criado em um papel da tradicional boate Brown Derby, em Los Angeles. A organização responsável pela fabricação das estatuetas é a R.S. Owens Company from Chicago

Confira o processo de criação de um Oscar© em todas as suas etapas:







O canal BRB explica também mostrou em vídeo a concepção e origem da estatueta. Assista entre 0:48 e 1:52:







Inspiração para as formas






A estatueta do Oscar© se baseou no estilo artístico chamado Art Decó, que durou entre as décadas de 1920 e 1930. Esse movimento tem como característica as linhas simples e simétricas. 



Origem do nome

                                                                    Vetor da estátua do Oscar© I Vecteezy



Existem três teorias principais da origem do nome Oscar© para a estatueta. São elas:


1- Parecida com um tio chamado Oscar

A teoria mais certa é que a então diretoria-executiva da biblioteca da Academia, Margaret Herrick, achava a estátua parecida com seu tio Oscar. Foi aí que o jornalista e crítico de cinema, Sidney Skolsky, ouviu a afirmação e publicou em um jornal. Funcionários da empresa também passaram a se referir ao objeto como Oscar. Historiadores, anos depois, checaram essa lenda e descobriram que não se tratava do tio de Herrick, mas de seu primo. 




2- Parecida com o primeiro marido de Bette Davis


A atriz considerou a estátua parecida com seu primeiro marido. De acordo com ela, a parte dorsal era idêntica a do seu cônjuge, que também tinha o nome de Oscar. Ele se chamava Harmon Oscar Nelson. 



3- Humanização da estatueta

A terceira e última teoria é a que o crítico de cinema, Sidney Skolsky, queria humanizar a estatueta e sugeriu o apelido para a Academia. Ele fez uma correlação com os espetáculos de Vaudeville, onde comediantes interagiam com os regentes da orquestra e diziam a seguinte frase: "Você tem um charuto, Oscar?"


A academia só passou a usar o apelido em 1939, apesar do nome oficial ser Academy Award of Merit (Prêmio da Academia por Mérito, em tradução livre). 




Curiosidades



Existem várias curiosidades à respeito da estatueta do Oscar© e da cerimônia. Resolvi destacar algumas delas:



1- Estátuas em miniaturas





As crianças que venciam o Oscar© nos anos iniciais ganhavam uma estatueta em miniatura. O ventríloquo Edgar Bergen e seu boneco, Charlie McCarthy, em 1937 ganharam uma estátua de madeira com uma boca que se movia. Já Walt Disney recebeu um Oscar© em tamanho normal, além de sete estatuetas em miniatura, em alusão ao longa vencedor - Branca de Neve e os Sete Anões



2- Transmissão para a grande mídia


Nos anos iniciais a cerimônia tinha apenas 15 minutos de duração e era realizada em uma espécie de jantar. Com o crescimento da grande mídia - rádio e TV - fez-se necessário a transmissão para as massas. Foi em 1953 que o Oscar© foi transmitido pela primeira vez na TV. 



3- Alterações na entrega do Oscar©


Até 1954, a cerimônia era apresentada numa quinta-feira à noite. Em 1955 até 1958 em uma quarta feira. De 1959 até 1998 era apresentada nas segundas-feiras. Somente em 1999 que o Oscar© passou à ocorrer nos domingos, entre fevereiro e março. 



4- Walt Disney foi quem ganhou mais Oscars©






O diretor e dono da Disney é o detentor de maior número de Oscars© da história: 22, de 59 indicações. Além de ter recebido as estatuetas, ele recebeu quatro prêmios honorários. 

Em segundo lugar está o diretor de arte Cedric Gibbons - a quem é creditado o design da estatueta - com 11 Oscars©



5- O valor de um Oscar©


Dizem que o valor de um Oscar© é de US$ 200, mas alguns falam que ele valha US$ 1, devido à um contrato que proíbe os detentores da estatueta de a venderem sem primeiro oferecê-la ao AMPAS por essa quantia. 

Vários Oscars© já foram vendidos e leiloados. 



6- Ben Hur, Titanic e O senhor dos anéis: O retorno do Rei foram os filmes recordistas de Oscars©



James Cameron com uma série de estatuetas que recebeu em 1998 por Titanic. 



Os 3 filmes empataram com 11 prêmios cada um. Após ele temos E o vento levou (1939) e Amor, sublime amor (1961), com 10 estatuetas.  



7- Único Oscar a receber o Oscar©


Em toda a história do Oscar©, apenas uma pessoa com esse nome levou a estatueta, o compositor Oscar Hammerstein em 1942 e 1946. 



8- Katharine Hepburn e Meryl Strepp são as atrizes com mais Oscars©






A atriz Meryl Strepp detêm o recorde de número de indicações (21) e divide com Katharine Hepburn o número de premiações (foram quatro na categoria de Melhor atriz).

Após elas vem Ingrid Bergman, com três oscars©



9- Jack Nicholson é o ator com maior número de Oscars©



Jack Nicholson é o detentor de maior número de Oscars© por Melhor ator. 



O ator ganhou três Oscars© como Melhor ator, seguindo de Daniel Day-Lewis com três (Melhor ator) e Walter Brennan com três (Melhor ator coadjuvante). 


Espero que tenham gostado das curiosidades e história da estatueta e da cerimônia do Oscar©. Até o último post amanhã. J-J





Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Achei o post sensacional! Recentemente eu estava procurando mais informações sobre a cerimônia de premiação do Oscar, então essa matéria foi super esclarecedora!

    Blog Bananices

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, completissimo spobre o Oscar!!
    Bjos,
    Sheyla

    ResponderExcluir
  3. Suas postagens são muito informativas e interessantes!
    Bravo,amigo querido!
    Bom Carnaval!
    http:www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emerson Garcia!

    Quanta informação preciosa e interessante por aqui!
    Essa sua postagem é completíssima e me deu a conhecer factos, que eu desconhecia totalmente. Mto obrigada!

    Decerto que ese post lhe deu muito trabalho, prazer e precisou de muita pesquisa, mas valeu a pena, acredite!

    Beijos e bom restinho de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário tão carinhoso. Deu muito trabalho, mas todo trabalho é recompensador.

      Excluir
  5. Que evolução heim da estatueta e olha só a Disney dominando o trem kkk

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  6. Gostei da informação desconhecia alguns factos
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Quando somos chamados à escola...

    ResponderExcluir
  7. que legal! muito interessante, a premiação pessoalmente deve ser muito impactante

    http://www.artecomquiane.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa postagem, eu não sabia nada disso.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design