quarta-feira, 15 de agosto de 2018

"Projeto Sola": músicas cantadas nada além da Bíblia Sagrada



Dia desses encontrei uma banda gospel interessante, criativa e incrível: a banda Sola! Formada por dois cantores - Guilherme Andrade e Guilherme Iamarino - traça um estilo folk gospel com vigor e animação. 

A banda Sola tem o objetivo de apresentar canções de qualidade sonora e melódica, mas, principalmente, adorar a Deus, a partir da fidelidade às Escrituras, com o intuito de edificar a Igreja Evangélica do Brasil e do mundo. As músicas baseiam-se na Bíblia Sagrada e em mensagens de otimismo, redenção, alegria e paz. 





Guilherme Iamarino apresenta a Sola como uma banda à margem de modismos e focada no verdadeiro evangelho (com grifos):

"O Projeto Sola procura se firmar nessa fé ortodoxa, cada vez mais antiga e ainda assim nova a cada manhã. Procuramos uma fé bíblica no Filho do Amor. Sabemos que Ele é infinitamente maior que nós, o Deus poderoso, capaz de nos livrar de nós mesmos para uma nova vida plena de alegria nEle. Cremos que Ele e tão somente Ele, nos trouxe a redenção, e assim temos a esperança viva, e em vida. Cremos nEle, estamos firmados nEle, e em Sua graça podemos sempre descansar." 




A concepção da Sola foi feita rapidamente e de forma simplista. Os dois Guilhermes, que se conheceram em 2014, gravaram as músicas do EP em apenas um final de semana e as enviaram para o processo de masterização. 

A ideia original era criar um disco confecional direcionado para devocionais e celebrações ("algo cúltico"). Conheça mais do projeto no vídeo abaixo:







A Sola pode ser considerada uma banda de folk gospel (já falado aqui), por conta do ritmo lírico e interiorano e do tom estilo "madeira" - de acordo com Guilherme Andrade. O som deles conta com gaitas, trompete, xilofone, paleta, bandolim, violões, sanfonas, entre outros instrumentos.


Origem do nome


Sola refere-se aos cinco Solas de Martinho Lutero quando encabeçou a Reforma Protestante em 1517 (em 2017 ela fez 500 anos). São eles: Somente a Fé (Sola Fide), Somente a Escritura (Sola Scriptura), Somente Cristo (Sola Christus), Somente a Graça (Sola Gratia) e Somente a Deus a Glória (Sola Deo Gloria). 

O cd 500 (2017) teve o objetivo de homenagear essa data tão importante para os evangélicos. 



Discografia


A banda já possui um EP e um CD. A primeira música a ser lançada foi Redenção, criada para o EP com 5 músicas, lançado em 2016. O CD - mais completo e com uma identidade consolidada - foi divulgado ano passado, em 2017. 







Conheça detalhes de ambas as obras agora:


Volume 1 (2016)




Esse é um projeto que é difícil não se apaixonar e colocar para tocar. Tem letras muito fortes e uma melodia diferente e contagiante. Dessa obra, é difícil escolher apenas uma música, mas vou tentar selecionar algumas. Seleciono Confiança, Então cai e Isaías 53
















500 (2017)





500 é um projeto mais completo e que possui canções intimistas, como as baseadas no Salmo 23 e 126; e animadas e reflexivas, como Maria e Filho de Deus. As minhas preferidas são essas últimas, 126, Das trevas à luz e Filho de Deus.
















Nada além da palavra


O que mais acho interessante na banda é que ela fala de verdades bíblicas e conta histórias escritas no livro sagrado. Nada de criar firulas, fábulas ou invenções, outrossim, as letras falam de relacionamento entre homem e Deus, além de contarem essas histórias, como é o caso da ex prostituta Maria Madalena, em Maria; de Jesus Cristo, em O filho de Deus; da ressurreição de Cristo e do processo de salvação, em Ressurreição e Redenção.

Outro ponto que chama a minha atenção na banda Sola é a melodia e a sonoridade. De uma qualidade fenomenal e única. É um som que gera boas apreciações e vibrações e que pode ser ouvido seja no ônibus, banho ou enquanto está até mesmo em uma piscina. São melodias animadas e descontraídas.

Enfim, a Sola segue rigorosamente os 5 Solas de Martinho Lutero, além de criar conteúdos que vão até o limite da fé evangélica e da Bíblia Sagrada. Recomendo e muito. Finalizo esse texto com Da vida, o melhor (Reflitam na letra). J-J






Mais informações 
Site 
Fanpage 
Canal no Youtube 
Instagram


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Não conhecia mais achei interessante as músicas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eles foram rápidos mesmo! haha Adorei conhecer o projeto. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou seminarista e as músicas deles tem nos impactado muito aqui no Seminário. Como buscamos cantar canções fiéis à Palavra as Músicas do Sola são idéias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que a música tem ultrapassado as religiões, Aroldo. Obrigado por seu comentário.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design