sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Artista austríaco Gerhard Haderer satiriza a humanidade com suas ilustrações




Você já conhece o trabalho incrível de Gerhard Haderer? Ele cria ilustrações de sátiras e reflexões acerca da humanidade. 

Haderer nasceu em 1951 em Leonding na Áustria, a partir de 1965 estudou artes em uma escola de Linz por quatro anos e também gravuras em Estocolmo. Também trabalhou em agências de publicidade como ilustrador e designer, onde aflorou um estilo realista e crítico. Em 1985, mudou um pouco de identidade e começou a desenhar caricaturas de políticos. Desde 1991, o trabalho de Gerhard é disponibilizado no periódico alemão Stern na coluna Haderers Wochenschau (Notícias semanais de Haderers, em tradução para o português) e também na revista austríaca Profil





Publicou sua própria revista de 1997 a 2008, com quadrinhos satíricos mensais chamada Moff. A sátira é o seu carro-chefe e lhe rendeu críticas, polêmicas e até mesmo condenações. 




Foi o caso do seu álbum Das Leben des Jesus (Life of Jesus em inglês / A vida de Jesus em português, 2002) que ofendeu a Igreja Católica por conta de ilustrações um tanto atípicas de Jesus. Por esse episódio, Haderer foi condenado à 6 meses de prisão em 2015. Contudo, este veredito foi corrigido quando o artista recorreu da decisão, o que ocasionou em sua absolvição. 





Só pela capa do livro já dá pra perceber o tom das ilustrações. Em uma delas, Jesus Cristo está um tanto quanto contemporâneo andando sobre as águas em uma prancha e somente de roupão. Veja:





Haderer é um artista singular, polêmico e satírico. O fato de ser condenado no passado não o parou, pelo contrário, ele criou trabalhos mais ousados que criticam a sociedade que vivemos. Com 67 anos o artista traz desenhos do mundo moderno, de forma sincera e ousada e chamando a atenção à assuntos socio-políticos atuais. Confira algumas das ilustrações que selecionei:



Conectado à todo momento. TODO MESMO. Esse é um exemplo de "Cagada Cultural" que o Arthur Claro falou em uma de suas postagens.




O silêncio e o "eu não sei, não ouvi" da Igreja Católica. Mas Deus vê tudo!






A natureza que nos prega peças.






Vale tudo por uma selfie? Selfies perigosas que colocam a vida em risco é o que mais vemos em noticiários. Aliás, vocês viram as jovens que despencaram de uma ponte de 10 metros após uma foto no Piauí?






Aproveitamos todos os momentos bons da vida como deveria?






Isso é o que sai da Casa Branca. Imagina o que não deve sair do Congresso Nacional, heim?!






Como disse o Rosa de Saron em seu último cd, vivemos em um mundo cheio de desnecesselfies, sorrisos forçados e felicidades editadas que nada tem a ver com nossa realidade.





Não se fazem mais crianças como antigamente!






É muita informação para pouco armazenamento e assimilação.






Os encontros amorosos nos dias de hoje.






Comemorando o natal?





A privacidade fica aonde mesmo?






Uma reunião de família: estamos juntos, mas não juuuntos.






Está aberta a temporada de diversão e lazer no plenário e governo! Sim, eles zoam da nossa cara.






Já imaginou que poder a educação teria se houvesse investimento nela?






Contrastes econômicos.



Essas são algumas das várias ilustrações satíricas de Gerhard Haderer. E você, já conhecia o artista? Gostou do seu trabalho? Diga nos comentários! J-J





Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. As sátiras da informatização estão perfeitas, é assim, todos juntos e todos sozinhos, são selfies e selfies, o resto não importa. O mundo está a ficar mais solitário. O artista é muito bom, gostei de sua criatividade.
    Parabéns pela ótima postagem, um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar dele, gostei das ilustrações.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia as ilustrações desse artista.
    São realmente incríveis;)
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design