domingo, 24 de dezembro de 2017

Que a gentileza e o espírito natalino estejam com você por todo o ano!



Já dizia o ditado que "quem é bom, já nasce feito". Nessa época do ano é comum vermos gestos de bondade, gentileza, solidariedade e caridade. É o espírito natalino que invade os corações e ecoa como atitude nas pessoas. Mas logo que dezembro passa elas voltam para suas personalidades mesquinhas e egoístas. Na verdade foram gentis e bondosas até certo ponto, mas esses sentimentos não fazem, realmente, parte delas. Por isso, quem é bom, já nasce feito, e não precisa de uma época do ano para ser generoso, muito menos que o espírito natalino se aposse dela.

O espírito natalino possui uma excelente proposta: o de propagar a solidariedade, amor ao próximo, diminuir as misérias humanas e oferecer esperança e calor para quem não tem e se sente sozinho. Os efeitos dele são positivos, mas são placebos e não resolvem os problemas de fato. Após dezembro, as pessoas continuam pobres, desesperançosas e ainda esperam por um abraço fraternal e por alguém que fale o quanto ela é importante. O espírito natalino não enche a barriga de ninguém e produz apenas alegrias momentâneas. 

O melhor seria um espírito de generosidade que durasse todos os dias. Campanhas contra a fome deveriam ser anuais, e não apenas durante o natal, com o fornecimento de uma cesta natalina que somente suprirá as necessidades por um tempo (Ninguém consegue alimentar-se de panetone e chester todo o ano! Um dia irá acabar!). Caixinhas de natal, por sua vez, suprem demandas financeiras dos trabalhadores apenas durante o fim e início do ano. O ideal seria que a generosidade das pessoas durasse por todo ano e elas depositassem quantias carinhosas para o moço da padaria que lhe atende todos os dias, o gari que leva seu lixo periodicamente, etc.  

A generosidade pode acontecer não apenas em termos de dinheiro, mas ela vai além. Você pode ser gentil e generoso ao oferecer um sorriso, ombro amigo, atenção, solidariedade e respeito para alguém. Mas o erro da humanidade é acreditar que somente pode agir de forma generosa durante o natal ou se estiver com o espírito natalino. Ou ainda: somente ser gentil porque é o Dia Mundial da Gentileza. Daí fica subentendido que nesse dia você é obrigado a ter uma atitude gentil, e nos demais 364 dias pode continuar sendo grosso, egoísta e mesquinho.

A mídia e o sistema muitas vezes nos pautam de como devemos ser e agir. Eles logo falam pra gente: "É natal, entre no espírito natalino e ajude um velhinho a atravessar a rua". Ou então: "Hoje é o Dia Mundial da Gentileza. Faça uma gentileza para alguém, poste no Instagram e nos marque". Se você agir de acordo com eles, me desculpe, mas você não é gentil, apenas está sendo forçado a ser assim por conta do espírito natalino ou de um Dia Mundial da Gentileza






Recentemente percebi um exemplo claro de como o sistema te obriga a ser gentil, mesmo que você não seja. Aqui onde moro no Distrito Federal entrou em vigor uma lei que diz que todos os assentos de ônibus e metrô são preferenciais (Ela também já existe em SP). Uma lei bonita e politicamente correta, mas que somente demonstra como os usuários do transporte público são egoístas e precisavam ser enquadrados pela lei. Antes dela, não havia a atitude generosa de um jovem dar seu lugar para um idoso ou uma grávida. Depois dela, ele é obrigado a oferecer o seu assento. E não pense você que esta pessoa está sendo generosa ou gentil, ela apenas tem medo de receber uma multa ou algo assim. Em minha opinião não era necessário uma lei para enquadrar os maus educados ou egoístas. Afinal, quem é bom e generoso já nasce feito, e não é um decreto que o fará agir com gentileza.

Esse episódio só demonstra que a gentileza e o espírito natalino necessitam ser exercidos com maior força e frequência. Agir de forma gentil só porque é natal é muito fácil. Quero ver é permanecer desse modo por todo o ano. Isso me faz perceber que existem aqueles que se esforçam para ser gentis e aqueles que já são de fato assim.

A conhecida frase "Gentileza gera gentileza", criada por um senhor chamado Profeta Gentileza, é bonita, marcante, mas passível de críticas. Se uma pessoa for gentil somente por acreditar que terá algo em troca, ela será frustrada. Isso porque o que você faz de bom para alguém, nem sempre vem dessa forma. Isso é relativo. Por outro lado, a generosidade não é algo forçado, mas intrínseco, que nasce contigo. Você também não pode ser obrigado a ser gentil, se sua natureza não for gentil e generosa. Por último, gentileza não é algo gerado ou criado de uma hora para outra, mas algo que já está dentro de nós. Não criamos gentileza, apenas a manifestamos ou a exercemos. 






Somente para provar a minha teoria que gentileza não gera gentileza, relembro de um fato que aconteceu comigo ao descer de um microônibus na minha cidade e agir de forma educada e gentil com o motorista e o cobrador e em troca receber uma atitude um tanto quanto mau educada e ter a minha vida em risco.  

Não, gentileza não gera gentileza. Mas você ser gentil para com as pessoas, de preferência não somente durante o natal, faz a você um bem incrível. Meu desejo é que a generosidade e o espírito natalino estejam sobre a sua vida durante todo o ano, de forma verdadeira, não fingida ou forçada. J-J



























Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. A minha vontade é de imprimir esse texto e sair colando por aí! Queria muito que esse espírito de união e gentileza permanecesse nas pessoas durante todo o ano também :/
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria ótimo que fizesse isso! Muitas pessoas precisam saber que o importante é ser gentil e bondoso sempre.

      Excluir
  2. Que coisa mais linda! Que o espirito natalino esteja com todos nós! Feliz Natal!

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bela mensagem, Emerson! Pois é, o ideal seria que o espírito natalino e as gentilezas estivessem sempre presentes... tudo seria tão diferente! Gosto dessa frase do "profeta" e concordo com sua teoria;)
    Bjs e feliz 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo seria muito melhor, além de não precisarmos viver com a hipocrisia nos nossos dias. Que bom que concorda com minha teoria.

      Feliz 2018!

      Excluir
  4. Amei o post, ser gentil sempre é fundamental :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design