segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Expansão de novos horizontes em 'Cícero & Albatroz'

Antes de começar esse texto, preciso dizer que os últimos dias tem sido difíceis. Enfrento problemas que não imaginaria  passar. Contudo, percebo que poderia ser pior. Então apenas agradeço, esperando  o fim dessa 'bad'. Pouparei vocês dos detalhes, mas julguei pertinente que soubessem um pouco do que se passa comigo. Resolvi voltar a escrever, pois isso sempre me anima e me impulsiona. Sem mais delongas, vamos ao post de hoje. 






No dia 08 de dezembro, por volta de meia noite, o cantor Cícero Rosa Lins, ou simplesmente Cícero, lançou seu quarto cd intitulado Cícero & Albatroz. Este traz a identidade do músico, mas com arranjos expansivos, solares e um pop rock acentuado. 

Cícero, em quatro cds, soube imprimir sua identidade e criar seu próprio caminho. Como se esquecer da obra piloto Canções de Apartamento (2011) e seu ar sentimental, romântico, por meio de sons acústicos experimentais? Ou de Sábado (2013), um projeto inebriante, frio e perturbador? Ou, ainda, de A praia, com batidas eletrônicas e melodias ensolaradas? Com Cícero & Albatroz o compositor carioca se reinventa, expande novos horizontes e arremata, de vez seu estilo.

A quarta obra soube navegar muito bem pelos sentimentos, indo da alegria à melancolia, ao caos e solidão nas cidades.  Nesse álbum, senti uma ênfase de Cícero à sua banda - que aparece no título. Houve uma harmonia entre o cantor e os músicos como nunca antes. Uma bela homenagem à Bruno Schulz, Uirá Bueno, Gabriel Ventura, Cairê Rego, Felipe Pacheco Ventura, Vitor Tosta e Matheus Moraes, que o seguem há 7 anos. 

De fato, o papel da banda está muito mais evidente e parece-me que o cantor abriu às portas para as criatividades musicais e instrumentais de cada um. Algo que fora citado por Cícero recentemente:

"No começo, eles vinham para executar o que já estava pronto. Com o tempo, começaram a propor ideias, e a estrada criou uma intimidade musical. Achei que seria hora de um disco de banda".


Cícero & Albatroz traz ritmos festivos, alegres, mas também dramáticos. O cd tem uma pegada ao vivo e relembra bastante as músicas dos Los Hermanos, em que Cícero claramente se inspira. Enfim, ele soube imprimir bastante as influências do pop rock e MPB. 







O arranjo das canções está alto astral e sabe captar suas letras. Cada uma delas possui um diferencial. A presença do teclado, guitarra, saxofone, entre outros instrumentos, dão uma identidade própria à Albatroz.

Trabalho bem feito que vai das animadas Aurora nº 1, Não se vá, até a áspera A cidade e as tristes Velho Sítio e Aquele Adeus. Abaixo selecionei algumas:



Aurora nº 1




Essa é a canção que abre o álbum e cumpre o seu papel muito bem. Assim como a aurora abre nossos dias, esta também faz isso. O arranjo de metais é muito vivaz, assim como o saxofone e o violino.



Não se vá




Esta é uma música alto astral. Gosto muito das entradas com guitarras e o teclado. A parte do back vocal também é primorosa. A letra, em minha opinião, fala sobre deixarmos de lado as tristezas da vida e a aproveitarmos seu melhor lado. Gosto muito desse trecho: "E ao bater a febre não vá explodir a cabeça no sinal Peito ultraleve frente à escuridão".



A cidade




Esta é a primeira música que foi divulgada e que vocês puderam ler a minha crítica aqui. Ela me lembra bastante a vibe de Sábado. Gosto muito dos sons repetitivos da composição, com a bateria, saxofone e violino marcando presença. Com certeza essa é uma das grandes músicas do cd!



A grande onda




A grande onda, em minha opinião, é uma continuação de A cidade. Nela, Cícero fala de urbanismo, construções e de uma cidade tomada pelo concreto e doenças emocionais, como ansiedade e depressão. Acredito que a expressão 'a grande onda' é um tanto irônica, em uma cidade onde não existe praia, mas sim 'mar de pavimentos'. Ela também tem sons  e melodias repetitivas como A cidade



Velho Sítio




Depois de A cidade, essa é a minha segunda música preferida do cd. Ela fala sobre a vida, mas principalmente sobre a morte e as partidas que temos que vivenciar. A cada vez que eu a ouço me emociono e reflito sobre a letra. Acho interessante esse trecho: "deito em verso pra quando eu partir me continuar", pois ele mostra que mesmo se morrermos ainda podemos marcar a vida das pessoas, oferecer alguma herança ou legado.                                       


Aquele Adeus




Aquele Adeus é a minha terceira faixa preferida. Essa que é mais um tapa na cara dado por nosso amigo Cícero. Ela, talvez, seja a que mais fale de relacionamentos na obra. O cantor soube imprimir toda carga emocional e dramática nela. Ela é toda tocada no violão e na voz doce e forte do compositor e cantor carioca. Ela é uma belíssima MPB!


Capa

A capa do cd é uma foto da cidade e traz um pouco a vivência do cantor de morar em uma grande metrópole, que é São Paulo. Gostei muito dos tons de cores da imagem.


Uma publicação compartilhada por Cícero (@cicerorosalins) em






Gostaram da release sobre o cd? Esta é uma obra que recomendo com todas as forças. O álbum encontra-se disponível de graça no Spotify e em outras plataformas. O cd físico sairá em janeiro de 2018, assim como o disco de vinil (Sim! Cícero é um cara bem retrô!). Você pode acompanhar outras novidades no Instagram e na fanpage do cantor. Por enquanto, acredito que o site esteja em manutenção e construção. Abaixo trago alguns trechos das 10 músicas. Baixe o cd completo aqui. J-J







Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Ele é uma gracinha! Só conheço aquela música do trem, muito fofa.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você tá falando de "Tempo de pipa" né? Realmente ela é muito boa mesmo.

      Excluir
  2. Não conheço a obra, mas adorei essa introdução sobre o conteúdo que ela pode trazer...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não costumo ouvi-lo mas curti saber desse novo álbum :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Cícero e baixei todas as músicas, só não tenho ainda esse novo mais já amei. E gostei muito do modo como você a descreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Cada vez mais o cantor se supera.
      Obrigado por comentar!

      Excluir
  5. Estive numa estrema bad recente e gostaria de saber por que você está ou estava se sentindo assim... Quem vc é etc. Na real quero te entender, então sei lá entre em contato por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara. Obrigado pela preocupação. Estive chateado com coisas materiais, mas depois percebi que mais vale é a vida mesmo. Sou o Emerson Garcia, do Distrito Federal. E você, quem é? Entre em contato também.

      Até mais!

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design