terça-feira, 19 de dezembro de 2017

'A Hora da Aventura' e 'Conan, o bárbaro' tem mais semelhanças do que você imagina!

Há quase um mês atrás (20 de novembro) publiquei várias releituras artísticas sobre vários desenhos. Uma delas, de A Hora da Aventura. Um dos colaboradores do blog, Layon Yonaller, fez uma observação pertinente, que eu não tinha parado pra pensar e me atentar. E aqui eu faço um parêntese: é ótimo quando nos apresentam uma nova visão, um novo ângulo ou observação de algo que não nos atentamos. Essa interatividade e troca de conhecimento é interessantíssima no mundo da blogosfera.

Quando comentei sobre a releitura, disse o seguinte:

"Esse é a Hora da Aventura em forma de desenho oriental! Achei daora."


De fato o desenho possui traços orientais, como os olhos puxados dos personagens, o cachorro e até mesmo a touca de Finn na ilustração. Contudo, existe outra releitura, dentro da releitura. Por Whatsapp Layon Yonaller fez esse comentário comigo:

Não é o poster do filme "Conan, o bárbaro"?


Disse à ele que não conhecia o filme, mas seria interessante que ele me mandasse o poster. Quando ele me mandou, me surpreendi: realmente é uma releitura do poster de Conan, o bárbaro! Por fim, disse a ele que iria transformar isso em um novo post e aqui estamos. Tirem suas próprias conclusões acerca da arte de A Hora da Aventura e do poster Conan, o bárbaro (Coloquei-os ladeados):





Conan, o bárbaro teve seu lançamento na década de 1980 e fora protagonizado por Arnold Schwarzenegger. Em 2011, o filme ganhou um remake atualizado. A Hora da Aventura é uma série de desenho criada pela Carton Network em 2010. Mesmo que Conan, o bárbaro e A Hora da Aventura sejam de anos e características/gêneros diferentes, ambos possuem semelhanças em comum. Tanto o desenho como o filme abordam uma aventura pós-apocalíptica. Não entendeu? Conan, o bárbaro fala da aventura de Conan para encontrar o responsável pela destruição da sua tribo; já A Hora da Aventura sobre as as peripécias de Finn e seu melhor amigo e irmão adotivo Jake, o Cão, na Terra de Ooo em um futuro pós-apocalíptico logo depois da Grande Guerra dos Cogumelos. 

Agora faz sentido porque o criador da releitura de A Hora da Aventura inspirou-se em Conan, o bárbaro. As semelhanças não são apenas visuais, mas de histórias. Agradeço ao Layon Yonaller por essa observação e por mostrar esse outro lado que não conhecia. 

Finalizo esse texto com duas cenas de A Hora da Aventura e Conan, o bárbaro cheias de aventura! Quem diria que seria possível encontrar tantas semelhanças nas atrações? J-J












Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Olá JJ tudo bem???


    Nossa muito bem observada todas as semelhanças!!!


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que eu não tinha prestado a atenção nessas semelhanças?!

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu, até o Layon me mostrar e eu pesquisar mais a fundo rs

      Excluir
  3. Gente já vi os dois mas e não sabia dessa semelhança, adorei JJ!

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito interessantes as semelhanças Emerson!

    ResponderExcluir
  5. O filme com Arnold Schwarzenegger é uma adaptação da série de livros de mesmo nome escritos por Robert E. Howard.
    As histórias do livro se passam em período fictício da história humana. Se passa depois da submersão da cidade de Atlandis e depois da pré história documentada, a era hiboriana é um mundo esquecido pela história humana.
    A hora de aventura segue alguns dos moldes das histórias de espada e feitiçaria, mas a maior diferença e o grande triunfo do desenho nisso, é que ele subverte esse gênero e quebra os clichês convencionais nas histórias de fantasia. Ao invés de um homem forte, sério, viril, conquistador e imponente, Finn é no começo do desenho um pré adolescente, imaturo, impulsivo, teimoso e ainda na sua fase de amadurecimento. No decorrer da história ele muda e amadurece pelas experiências , perdas e amizades.
    Nada é tão simples em hora de aventura, apenas é contado de forma mais fácil de entender pro público infanto juvenil. Todos os personagens tem seus defeitos, qualidades, passados, desejos e dores. Só depois que crescemos, entendemos mais cada um deles.
    A loore de hora aventura é complexa, o máximo que sabemos desse mundo se limita ao quanto os personagens já exploraram dentro e fora da terra de Ooo, mas esse mundo é fasto e fascinante, englobando desde a fantasia, a ficção científica e até elementos do cosmicismo.
    Nunca houve um desenho que pudesse ter tantas camadas e com uma história tão profunda e emocionante quanto hora de aventura.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design