terça-feira, 26 de setembro de 2017

Vibe humor: músicas de gêneros valorizados







Há dois anos atrás, no dia 14 de setembro de 2015, publiquei o post Vibe humor: músicas depreciativas. Uma lista bem pesada, em que homens e mulheres foram desvalorizados através das canções. No final do post disse o seguinte:

"Só pra amenizar esse clima pesado, depois posto uma de Músicas que valorizam homens e mulheres, ok?! "


Hoje, finalmente, chegou esse dia. Antes tarde do que nunca né?! Neste post selecionei 9 músicas que valorizam, enaltecem e engradecem os gêneros masculino e feminino. Tem nacionais e internacionais na playlist. Senti mais dificuldade em encontrar as que valorizam o masculino, mas mesmo assim ainda tem algumas delas. 

Deem o play! Meus comentários serão sobre as letras das músicas.







Maria Maria conta a história de uma mulher forte, lutadora e trabalhadora, com um nome bem comum e humilde. "Mas é preciso ter força É preciso ter raça É preciso ter gana sempre Quem traz no corpo a marca Maria, Maria Mistura a dor e a alegria". A letra não enaltece o corpo da mulher, mas suas características como pessoa e suas qualidades psicológicas. É uma grande canção que passará por toda a história sonora.

O significado de Agora só falta você está subentendido, mas se fizermos uma leitura detalhada e profunda, perceberemos que a letra enaltece, sim, a mulher por ser cantada por um ícone feminino (Rita Lee) e por conta do que significa. A letra fala de um momento de transição e da quebra de um estereótipo, além de falar de liberdade feminina e de se ser como realmente se é. "No ar que eu respiro Eu sinto prazer De ser quem eu sou De estar onde estou Agora só falta você".

Independent Women do Destiny's Childs ainda está no arco das músicas que enaltecem as mulheres. A letra empodera as mulheres independentes, famosas ou não. A música não menciona o corpo feminino, mas as características psicológicas das mulheres, como o poder de decisão, a independência e o querer é poder, além de ter vários momentos em que enaltece o consumismo e o capitalismo. "All the women who are independent Throw your hands up at me All the honeys who makin' money Throw your hands up at me All the mommas who profit dollas Throw your hands up at me All the ladies who truly feel me Throw your hands up at me" (Todas as mulheres que são independentes Joguem suas mãos sobre mim Todas as queridas que fazem seu próprio dinheiro Joguem suas mãos sobre mim Todas as mamães que ganham dólares Joguem suas mãos sobre mim Todas as mulheres que realmente me sentem Joguem suas mãos sobre mim).

Homem de verdade é a primeira música da lista que valoriza os homens e que eu usei em uma homenagem do Dia dos pais, postada aqui. A letra enaltece o gênero masculino, mas com relação ao feminino. Ela fala de um homem que se importa mais com o que a garota é, do que com o que ela aparenta. "Ele te tira pra dançar descabelada sem motivos em qualquer lugar Sabe, homens desse tipo são poucos mas ainda se pode encontrar Ele te arranca sorrisos, valoriza te gosta do jeitinho que é uh, uh, uh Do tipo raro que não ama só corpo, mas ama a alma da mulher".

Homem de família é cantada por um homem, o cantor sertanejo Gusttavo Lima. A letra enaltece não todos os homens, mas apenas um: o de família, caseiro e que possui um bom caráter. O interessante é que Gusttavo faz menção ao antigo homem e diz que não é mais assim, que houve mudança. Por incrível que pareça até acho a letra bem interessante. Resta saber se é apenas uma canção cantada ou uma atitude tomada né?! "E quem me viu, se visse hoje não acreditaria Troquei o bar, agora é só sorveteria Só eu e ela quem diria Que o cachaceiro virou homem de família Só eu e ela quem diria Que o cachaceiro virou homem de família, de família".






Muitos dizem que a letra de Esse cara sou eu é utópica, que o tipo de homem cantado na música não existe, mas ela merecia estar nessa lista. A letra fala de um cara apaixonado, romântico e educado ao extremo, que valoriza a mulher, mas que também tem um caráter aprovado. "O cara que pensa em você toda hora Que conta os segundos se você demora Que está todo o tempo querendo te ver Porque já não sabe ficar sem você E no meio da noite te chama Pra dizer que te ama Esse cara sou eu".

Grown Woman de Beyoncé conta a história de uma mulher adulta, madura, que aprendeu muito com a vida. A cantora tem muitas músicas e letras empoderadoras, que enaltecem o papel da mulher e sua independência e essa é mais uma delas. "I'm a grown woman (eh, eh) I can do whatever I want (eh, eh) I'm a grown woman (eh, eh) I can do whatever I want (eh, eh)" (Eu sou uma mulher adulta Eu posso fazer o que eu quiser Eu sou uma mulher adulta Eu posso fazer o que eu quiser).

Girl on fire de Alicia Keys fala da capacidade e do poder feminino. Mais uma música que fala do empoderamento do gênero. "Looks like a girl, but she's a flame So bright, she can burn your eyes Better look the other way You can try, but you'll never forget her name She's on top of the world Hottest of the hottest girls, say" (Parece uma garota, mas é uma chama Tão brilhante que pode queimar seus olhos Melhor olhar para o outro lado Você pode tentar, mas nunca esquecerá seu nome Ela está no topo do mundo A mais quente dentre as garotas mais quentes, dizem).

Finalizo a playlist de hoje com Menina não vá desanimar de Marcela Taís, que também fala das características femininas e de suas peculiaridades. Além disso, a letra é incentivadora e dá a lição de nunca desanimar ou desistir. "Ela é forte, sua graça é divina Não é sorte, seu Pai lhe fez bendita E ela brilha grande menina Ela pode só não sabia, ela só não sabia Se ela sofre, faz poesia Pra que decote, se ela tem simpatia Nem é nobre e Rei chama de filha Ela vence por teimosia".


Espero que tenham gostado do post. Conhecem outras músicas que valorizam homens e mulheres? Acrescentariam mais alguma? Digam nos comentários e não deixem de participar com ideias para esse quadro! J-J






Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Bem interessante as músicas selecionadas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá JJ,

    Nenhuma dessas músicas faz o meu gosto musical, mas adorei a resenha.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  3. bem legal! =) eu não escuto música, então realmente não conheço nem essas e nem mais para ajudar na lista hahah


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  4. Agora sim Emerson! ;) Adorei a seleção.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design