sábado, 8 de julho de 2017

Uma nova forma de dar bom dia no Whatsapp




Certamente você já recebeu aquelas mensagens de bom dia, tenha um boa noite, etc, né? Além de incômodas, a arte delas é muito feia. Mais fácil seria que não a recebêssemos, a não ser que elas fossem repaginadas e diferenciadas. 

Foi pensando nisso que o designer Spartakus Santiago resolveu criar um projeto chamado Typezap, com o intuito de dar uma nova cara à essas mensagens. Veja como essa ideia nasceu:

“a ideia é simples: fazer o redesign dessas imagens toscas e enviá-las para nossas mães, tios e familiares que adoram esse conteúdo. Eles vão espalhar a nova versão repaginada nos seus mil grupos de Whatsapp e as pessoas vão passar a receber mensagens bonitas que pela primeira vez realmente são bonitas.” - Spartacus Santiago




A plataforma





O Typezap é um projeto colaborativo criado em uma aula de Tipografia Avançada da Miami Ad/School que tem a função de otimizar o design de mensagens com imagens e tipografias "toscas", não só de Whatsapp, como de recados de aniversário, casamento, entre outros. 

É um projeto que abrange todos os ilustradores, designers e artistas e os convida para que o acervo de imagens 'relayoutadas' e redesenhadas cresça. Para participar, basta que envie o redesign de alguma imagem para o email spartakus.santiago@gmail.com, com o assunto "TYPEZAP". As imagens serão creditadas.

No Tumbrl do Typezap há uma ironia sutil, quando se diz: "Tem bastante material no site Recados Online". Por trás disso há uma chacota com o site e um convite para recriar as imagens do mesmo.  


Redesign


Sério! A atitude de redesenhar essas imagens foi uma das coisas que mais louvei na última semana. Não há como bloquear as mensagens de bom dia porque elas são mandadas, na maioria das vezes, por amigos e familiares. A saída é desativar o download automático de mídia e não baixar nenhuma. Contudo, uma vez ou outra eu resolvo baixá-las e tenho meus olhos furados: imagens mal-feitas; cores estouradas - amarelo, roxo e rosa pink são algumas delas; fontes estranhas; e diagramação de gostos duvidosos. 

Com esse redesign que irei mostrar à vocês me deu vontade até de compartilhar as mensagens com grupos de família e amigos. Um design ruim, virou uma coisa de outro mundo e bem feito. Vejam:

















O redesign das mensagens traz a mesma frase, o mesmo desenho e (às vezes) a mesma paleta de cores. O que mudou? Tudo! As imagens ficam limpas e menos agressivas ao nosso olhar. O uso de formas geométricas e de recursos minimalistas à deixaram mais atrativas.


Spartakus Santiago





Quem é a pessoa que teve essa ideia incrível? Um brasileiro que trabalha na Globo! PASMEM! 

Spartakus Santiago nasceu e foi criado em Itabuna-BA. Ele mudou-se para o Rio de Janeiro e se formou em Publicidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, trabalha na equipe criativa da Globo, na parte de direção artística para produtos de entretenimento, esportes, notícias, projetos sociais e marcas institucionais. 

Santiago já recebeu três prêmios: gold, pela Wave Festival; prata, pela ABP; e lista restrita, pela CCRJ.

Quando acessei seu portfólio fui surpreendido pelos trabalhos que tinha o dedinho de Spartakus, e eles são recentes: ele fez o teaser de Malhação: Viva a diferença e o teaser de Pega Pega! Vejam:











Teasers bem bolados, criativos e inovadores né? Aliás, o teaser de Pega Pega foi um dos melhores de novelas que já vi ultimamente!

Falando em criatividade, foi Spartakus que fez uma campanha chamada Estagiar em 2015, onde apresentou pôsteres bem diferentes, como esse:







Compartilhe!


Agora vocês sabem quem está por trás desse projeto maravilhoso e sabem que não é por acaso que é o Spartakus, designer, criador e diretor artístico de mão cheia. Daí você se pergunta: como  faço pra ter essas imagens disponíveis? Fácil! Basta acessar o Typezap que todas elas estarão disponíveis para download!

O objetivo é que as pessoas salvem as imagens de bom dia bem 'layoutadas' para espalhar por todo o Whatsapp, para que elas compartilhem com outras e estas imagens redesenhadas acabem de vez com as horrendas que ferem nossos olhos. J-J



Mais informações

Download: https://typezap.tumblr.com/
Portfólio: http://cargocollective.com/spartakus
Facebook: https://www.facebook.com/eusousparta
Email: spartakus.santiago@gmail.com



Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Ai, confesso que não gosto mt dessas coisas não rs Na vdd sempre pulo os bom dias rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou confessar, tenho a app, mas quase nunca a uso :)

    xoxo
    http://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Essas mensagens de bom dia, boa tarde e boa noite são deselegantes, mas gostei da maneira como foi apresentada pelo o criador do typezap.
    São divertidas e diferentes. Vou usá-las para pessoas que eu realmente gosto, ao invés de sair chutando pra todo lado rsrsrsrs!
    Ótimo fds!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você é seletiva! Geralmente as pessoas não são assim.

      Excluir
  4. Olá Emerson, Joia?

    Achei ótimo para aqueles que caminham nessas seções diárias, rs'
    E sobre a campanha estagiar em 2015, onde apresentou pôsteres, vi algo legal e bem trabalhado.
    Certeza que para muitos será algo de valor grande.

    Abraço!
    Everton Silva | https://rabiscoscolorido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Uma nova roupagem ao que já é conhecido. Essa campanha "Estagiar" é incrível mesmo!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem??
    Uau que ideia bacana!! Adorei a iniciativa!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe é a tiazona que fica enviando essas mensagens de bom dia kk Ainda bem que não recebo! Gostei da inovação :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem alguém assim na família né? Quando não é quase todo mundo... kkk

      Excluir
  7. Ain, não gosto muito dessas coisinhas assim não, rs ... Sempre recebo mensagens parecidas, e acho meio estranho, rs...

    Daniele

    Dezesseis

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design