terça-feira, 14 de junho de 2016

"Biel, assediador?": entrevista, implicações, imagem do cantor e desculpas

"Dá dó!", Felipe Neto.

Desde o último dia 03, o cantor Biel está sob investigação pela 1ª Delegacia da Mulher de São Paulo, por conta de uma denúncia de assédio sexual realizada por uma jornalista do portal IG. Em uma entrevista que ele concedeu, a repórter sentiu-se ofendida pelo tom como Biel a tratou. Após esse fato, o Comitê responsável pelas Olimpíadas do Rio o cortou da condução da Tocha Olímpica, novas denúncias de assédio surgiram e ele foi acusado de omissão de socorro em um acidenteComo está a imagem do cantor depois de tudo isso? Tudo leva a crer que está denegrida e negativa por conta do fato e seus desdobramentos.

Esse post tentará desvendar: qual a veracidade da denúncia de assédio sexual contra Biel e suas implicações; como fica sua imagem após o fato; e se seus pedidos de desculpas foram aceitos.


A entrevista

A entrevista foi realizada em clima descontraído. Biel sorri, faz brincadeiras e responde em tom bem humorado as perguntas da jornalista. Dá para ver claramente que a repórter se sentiu tímida com o tom de conversa, mas continuou seu trabalho. Confira um pequeno trecho da entrevista, que foi veiculado no Cidade Alerta:




Têm-se que analisar todo o contexto em que a conversa foi realizada. É um dos ofícios de um repórter se informar sobre o entrevistado e fazer perguntas, que podem ser informais ou não. A profissional realizou seu trabalho. A entrevista foi gravada talvez com um gravador ou algo do tipo. Creio que antes de iniciá-la, a jornalista falou que capturaria áudio e Biel estava ciente disso. 

Em sua defesa, Biel disse que "nunca falaria isso de forma séria e que sabia que a conversa estava sendo gravada". Mas, mesmo assim, limites precisam ser levados em consideração. Veja alguns trechos (grifos meus):

"Mano, que ramelona essa menina. Vai, dá desconto porque ela é gostosinha".

"Repórter: Te incomoda quando te pedem um selinho?
Biel: Não. Eu dou. Você quer um?"

"Biel: Eu sou PHD no que faço [...] Só não tenho barba, mas tenho 20 anos.
Repórter: No meu caso, eu tenho 21.
Biel: Menina, se eu te pego, eu te quebro no meio. Então você não pode falar nada".


Mesmo em tom de brincadeira, dá pra perceber claramente que Biel dá em cima da jornalista. Suas respostas, demonstram tom machista e assediador, como se o cantor precisasse afirmar sua heterossexualidade. Biel não mediu as implicações de suas palavras.


Implicações

A repórter sentiu-se ofendida, mesmo não demonstrando. Em sua defesa, Biel disse que não sabia que as pessoas interpretariam dessa forma, que era apenas uma criança e que tinha enorme apreço pelo sexo feminino. Em uma nota divulgada no programa Eliana e em seu Instagram ele mostrou o seu ponto de vista:

“Sei que eu posso estar falando pra um monte de gente com o coração magoado por outros motivos e que pode querer vir aqui só pra descontar tal raiva na gente, sei que tem muita gente que não me conhece e tá lendo isso aqui... Mas queria dizer que estou triste... E como estou. Dentre as 3 pessoas mais importantes na minha vida, 2 são mulheres: Não consigo entender como não levaram na brincadeira já que a gente tava se tratando de mim, né, cara que perde o amigo mas não perde a piada, e que na entrevista tivemos um clima totalmente descontraído, todo mundo ria, como adolescentes que somos e em nenhum momento a repórter se sentiu ofendida, tanto é que as brincadeiras continuaram assim como a entrevista...”

Machista? Nem homem me considero ainda pra ser prepotente ao ponto. Sou um menino, menino que brinca, menino sem papas na língua, menino que sorri... Infelizmente a felicidade acompanhada do sucesso incomoda, coisa que não deveria... Tudo não passou de um mal entendido e já está tendo as medidas cabíveis sendo tomadas. Só queria entender como que em sã consciência eu falaria tudo o que falei se fosse na maldade, sabendo que estava sendo filmado e ciente da presença de mais umas cinco pessoas na sala na hora da entrevista... Enfim, cabe a quem me conhece tirar as conclusões. E quem não conhece? Bom, pra quem não conhece, o lobo mau será sempre o vilão, né?! Se só escutarem a versão da chapeuzinho... Eu podia ter me explicado em programas de Tv, tive o convite de vários amigos apresentadores pra resolver isso... Mas eu devo satisfação apenas a vocês aqui, minhas baladeiras e baladeiros. Meu público que tá comigo e me ama![...]”


Para tentar se justificar, o cantor citou o sexo feminino como defesa. Ele tentou retirar sua fama de assediador, falando que ama as mulheres e blablablá. Me pergunto se ele teria o mesmo tratamento que teve com a jornalista, com sua mãe e irmã. Se ele, REALMENTE, tivesse apreço pelo sexo feminino trataria a repórter de forma educada, utilizando o que aprendeu em casa com "as mulheres da sua vida".

Outro ponto de sua defesa é ele dizer que não foi machista. Sim, ele foi, por reproduzir frases com teor sexual e MACHISTA. Parece que pra ele afirmar que é homem, tem que manter esse discurso de pegador, de sarado, de safado. 

Por último, dá pra perceber uma incongruência entre a fala de Biel na entrevista e no segundo enxerto acima. Vamos analisar:


"Entrevista: Biel: Eu sou PHD no que faço [...] Só não tenho barba, mas tenho 20 anos.
Instagram: Nem homem me considero ainda pra ser prepotente ao ponto".


Percebem algum ruído nos dois discursos? Quando Biel quer pegar "uma mina" ele fala que é PHD no assunto de sexo e azaração. Mas quando quer se justificar, faz a pose de menino de família. Seu pai, claro, também disse que Biel é apenas uma criança e tentou encobrir seus defeitos. Imagino se o cantor continuar com essa e outras atitudes gravíssimas, se terá a defesa do pai também. 

Mesmo que o discurso de Biel seja apenas uma brincadeira, ele alimenta pensamentos machistas e reitera o assédio sexual, que está em alta na mídia atualmente. Posts, como o de Mariana Brasil, demonstram o real sentimento que algumas meninas tem pelo cantor e o perigo de toda essa situação:





Já Leandro Morais, fala que é muito melhor ter fama "de veado", do que "de assediador":





Imagem do cantor

Biel, tão novo, logo conseguiu conquistar fãs do sexo feminino, com seus funks - como Química e seu jeito peculiar de ser e agir. Para chamar a atenção da mulherada, posta fotos sensuais e sem camisa nas redes sociais. Em uma entrevista, ele disse "que ama provocar as fãs". Muitos não são seus fãs porque ele canta bem ou porque é um excelente profissional, mas sim porque "ele tem um corpo definido, é gostoso, é bonito".

Biel já fez várias loucuras antes dessa entrevista em que foi acusado de assédio sexual, como: urinar em local público e mostrar o pênis em vídeo; postar fotos de cueca, meio ereto, no Snapchat; postar várias imagens no Instagram mostrando o tanquinho e segurando o pênis. Tais atitudes, demonstram que Biel faz de tudo "por um like" e pelo sucesso na mídia.




Essa, JÁ ERA A POSTURA DE BIEL, antes de toda a polêmica. Não seria de imaginar que ele continuasse sendo "pegador e gostosão" por aí. Por esse motivo, o assédio de Biel não foi visto como grave por muitos fãs. 

Já para outras pessoas, Biel SEMPRE teve uma imagem reprovável, por achar que pode pegar todas as menininhas. Esse fato só foi o estopim e o auge da queda do cantor. Muitos se perguntam, onde está sua assessoria para dizer como ele deve agir em público. Me parece que ela não está nem aí para a imagem de Biel.

Mas, é inegável que sua imagem não está positiva em muitos aspectos hoje em dia. Biel foi cortado da condução da Tocha Olímpica, foi vetado de vários programas de TV e teve sua música, Química, retirada da novela Haja Coração, da Rede Globo

Para mim, todas essas decisões são plausíveis. Em um evento, como as Olimpíadas - que se apregoará a paz - ter a imagem de Biel vinculada seria incongruente, assim como veicular sua música em uma emissora de grande porte seria inadmissível. 

Mesmo que o cantor esteja em seu auge na carreira, episódios como esse devem ser levados em consideração. No final, as vozes do fato foram mais fortes, do que as dos fãs que ficaram ao seu lado.


Sorry!

Depois da denúncia, de se justificar, de sentir na pele toda a repercussão, eis que Biel PEDIU DESCULPAS! 

Só pra contextualizar. O vídeo de desculpas do Biel no Youtube - 08 DE JUNHO - veio após o Biel, Não faz sentido, do Felipe Neto - 06 DE JUNHO. São quase 5 milhões e 800 mil visualizações e mais de 996 mil likes em Biel, Não faz sentido. No vídeo de Felipe Neto, ele cita um twett onde fala para Biel se desculpar com as mulheres. Biel, em um mention, o critica e não liga para seu conselho. Esse episódio foi bem retratado pelo novo estilo de vídeo de Felipe Neto, o Animaneto - curtas de animações. Veja:




Biel "obedeceu" e fez o seguinte vídeo:



O menino - com fama de "gostosinho" - aparece com um agasalho preto e um capuz na cabeça, com uma voz embargada e com cara de cachorro que caiu da mudança. Como diz Felipe Neto: "DÁ DÓ!". É interessante ver a repercussão do vídeo: 178.120 likes e 126.155 dislikes. O que mostra que muita gente não aceitou o pedido de desculpas do cantor.

Ao final, Biel diz que se tornará um homem e profissional melhor e que o Biel da entrevista não continuará. Ele está frito em minhas mãos, pois o acompanharei em todas as redes sociais para constatar se realmente mudou.

E vocês, o que acharam do vídeo e de toda essa assunto do post? Acreditam nas palavras do Biel? Digam nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. A cada noticia deste cunho eu fico com medo
    dos rumos deste mundo,bem como da nossa sociedade.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não acompanho muito ele, mas só pelas imagens da postagem já da para ver que ele precisa amadurecer muito, ele nem sabe o que ta fazendo da vida kkkk :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabe mesmo. Espero que ele amadureça depois desse fato.

      Excluir
  3. Eu poderia fazer um discurso mas eu vou somente resumir em, desapontado. Ok ele já tinha toda essa pegada claramente machista no seu dia a dia no seu jeito de agir então já era esperado esse tipo de situação atual mas confesso que fui ingênuo e não esperava essa falta de caráter do Biel, achava ele legal curtia suas músicas seu jeito menino meigo e ao mesmo tempo sensual mas atualmente peguei nojo estou bem desapontado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que seu apreço pelo cantor chegou a esse ponto. Que bom que você percebeu como está a imagem do Biel atualmente.

      Excluir
  4. Lamentável essa história toda. Tem MUITO que aprender na vida esse menino.

    ResponderExcluir
  5. Emerson, o Biel passa mesmo esta imagem de cara "marrento", pegador e tals... e de certa forma acho que a carreira dele foi construída assim! O complicado mesmo é ainda ter tanta gente dando ibope para este tipo de artista.

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado e mais difícil é compreender como existem pessoas que o protegem e o defendem ainda.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design