sábado, 18 de junho de 2016

10 ensinamentos de Grey’s Anatomy - parte 2


Todos nós, fãs de Grey’s Anatomy, já choramos em alguma narração de episódio. A série sempre traz uma lição de vida, e às vezes, sem perceber, muitas delas se encaixam perfeitamente em alguma situação que você passou ou está passando. Com isso, separamos 20 ensinamentos de GA, que serão divididos em duas partes. Essa é a segunda parte que traz mais ensinamentos (Confira a primeira parte aqui).




1 - Aprenda a lidar com a morte


“De acordo com Elisabeth Kubler-Ross, quando estamos morrendo, ou sofremos uma perda catastrófica, passamos por 5 estágios de luto. Passamos pela negação. A perda é tão inconcebível que não acreditamos nela. Ficamos bravos com todo mundo. Bravos com os sobreviventes, bravos conosco, e então barganhamos. Nós suplicamos, imploramos, oferecemos tudo o que temos, oferecemos nossas almas, em troca de apenas mais um dia. Quando a barganha falha, e a raiva é demais para persistir, ficamos deprimidos, desesperados, até que finalmente aceitamos que todo o possível foi feito, e desistimos. Desistimos e tentamos aceitar. […] Na escola de medicina, temos muitas aulas que nos ensinam como combater a morte, e nenhuma que nos ensine a continuar vivendo.”


Esse ensinamento é do episódio 1 da sexta temporada, cujo o nome é Good mourning. Um dos episódios mais tristes. Um dos melhores ensinamentos. Você aprende a lidar com a morte? Ou o fato do amigo ou familiar ter morrido apenas se torna menos doloroso com o tempo? Perder alguém nunca fica mais fácil, é apenas difícil em níveis diferentes. Perder nunca vai ser fácil.


2 - Aprenda a aceitar o passado


“Médicos vivem em um mundo que está sempre progredindo e andando para frente. Se ficar um segundo parado, será deixado para trás. Mas por mais que tentemos seguir em frente, por mais tentador que seja não olhar para trás, o passado sempre volta para nos infernizar. E como a história nos mostrou inúmeras vezes, quem esquece o passado está destinado a repeti-lo. […] Às vezes o passado é uma coisa que não conseguimos esquecer. E às vezes o passado é algo que faríamos tudo para esquecer.E, às vezes, descobrimos algo novo sobre o passado, que muda tudo o que sabemos sobre o presente.”


Essa citação é do episódio 9 da sexta temporada, cujo o nome é New history. Às vezes, ficamos presos ao passado por tanto tempo que não vemos o quanto ele está interferindo no nosso presente. Temos que aprender a aceitá-lo, para podemos viver o presente da melhor maneira possível.



3 - A vida é feita de escolhas



“Sim ou não. Entrar ou sair. Para cima ou para baixo. Viver ou morrer. Herói ou covarde. Lutar ou desistir. Eu direi de novo e tenha certeza de que você está ouvindo. A vida dos homens é feita de escolhas. Viver ou morrer. Essa é a escolha importante. E não está sempre nas nossas mãos.”


O próximo ensinamento é do episódio 24 da sexta temporada, cujo o nome é Death and all his friends. Nossa vida é baseada nas nossas escolhas. A única escolha que não podemos tomar é a mais importante de nossa vida: viveremos ou morreremos?




4- O tempo muda tudo


“Quantas coisas consegue realizar em 1 hora? Executar uma tarefa, ficar preso no trânsito, trocar o óleo. Quando se pensa nisso, 1 hora não é muito tempo. 60 minutos. 3.600 segundos. Apenas isso. Mas em medicina, 1 hora é tudo. Chamamos de “hora de ouro”. A mágica janela de tempo que indica se o paciente vive… Ou morre. […] Uma hora. Uma hora… pode mudar tudo para sempre. Uma hora pode salvar sua vida. Uma hora pode fazê-lo mudar de idéia. Às vezes, uma hora é um presente que damos a nós mesmos. Para alguns, uma hora significa quase nada. Para outros, uma hora faz toda a diferença no mundo. Mas no fim, continua sendo uma hora. Uma de várias. Várias que virão. 60 minutos. 3.600 segundos. Apenas isso. E tudo recomeça. E quem sabe o que a próxima hora pode trazer?”

O próximo ensinamento é do episódio 15 da sétima temporada, cujo o nome é Golden Hour. Eu adoro esse episódio. Eu já coloquei um ensinamento sobre o tempo semana passada, mas esse aqui mexeu realmente comigo quando o ouvi pela primeira. “Uma hora pode mudar tudo para sempre.”



5 - Aproveite a vida



“Carpe Diem”. Como você planeja uma vida, uma carreira, uma família, se está sempre “aproveitando o dia”? Se aproveitássemos todo momento, não existiriam médicos. Quem faria faculdade de medicina? Estaríamos muito ocupados…vivendo o agora. Qualquer que seja o significado disso.Admito que os romanos têm certa razão. Precisa viver a vida. E viver significa que a cada manhã em que você acorda, você precisa tomar uma decisão. Entre aproveitar o que a vida lhe oferece e seguir em frente, não importando mais nada… Ou fechar as cortinas…e encerrar o dia.


O próximo ensinamento é do episódio 22 da oitava temporada, cujo o nome é Let the bad times roll. Uma das melhores temporadas. A vida precisa ser vivida. Decisões precisam ser feitas e precisamos lidar com elas. Temos que aproveitar a vida enquanto podemos, porque não sabemos até quando poderemos fazer isso.



6 - A vida continua



“Morrer muda tudo. Há a queda emocional, claro. Mas também há a parte prática. Quem vai fazer o seu trabalho? Quem vai tomar conta da sua família? A única coisa boa é que não precisa se preocupar. Pessoas que você nunca viu, vão morar na sua casa, fazer o seu trabalho, a vida continua…sem você. Dizem que morrer é mais díficil para os vivos. É díficil dizer adeus. Às vezes, é impossível. Você nunca deixa de sentir a perda. É o que faz as coisas tão agridoces. Deixamos pequenas partes de nós para trás, lembretes, uma vida cheia de memórias, fotos, quinquilharias. Coisas para sermos lembrados, mesmo quando nos formos.”


O próximo é do episódio 1 da nona temporada, cujo o nome é Going, going, gone. Um capítulo extremamente triste. Mais um ensinamento sobre a morte e como lidamos com ela. Às vezes, umas perdas são tão difíceis, que precisamos lembrar que a vida vai continuar, mesmo sem aquela pessoa amada.




7 - Aprenda a esperar



“Eu tinha uma professora durona na faculdade. Ela parecia invencível. E então, um dia, ela precisou retirar a vesícula. A cirurgia a matou. As plaquetas pararam de coagular, ela sangrou até morrer na mesa de cirugia. Tudo o que poderia ter dado errado, deu errado. Cirurgiões dão um nome a isso. Nós chamamos: “uma tempestade perfeita”. Engraçado. Nunca pensei que aconteceria comigo. Tem um fim para toda tempestade. Quando todas as árvores forem arrancadas, quando todas as casas forem destruídas, o vento vai se acalmar, s nuvens vão se dispersar, a chuva vai parar. O céu ficará limpo em um instante, e só então, nesses momentos silenciosos após a tempestade, nós descobrimos quem foi forte o bastante para sobreviver”.


O próximo é do episódio 24 da nona temporada, cujo o nome é Perfect storm. Não importa pelo que estejamos passando, às vezes, a única coisa que podemos fazer para resolver o problema é simplesmente esperar. A poeira vai abaixar, a tempestade vai acabar, e podemos lidar com os estragos e consertar tudo.




8 - O futuro não pode ser controlado


“...Sabe como as pessoas dizem… Quem sabe? Posso ser atropelado amanhã? Pode parecer improvável. Até você ter um amigo que foi atropelado. A questão é que nunca sabemos o tipo de dia que teremos. Sempre que achamos que conhecemos o futuro, mesmo por um segundo… ele muda. Às vezes o futuro muda rapidamente e completamente. E ficamos com a escolha do que fazer a seguir. Podemos escolher ficar com medo dele. Ficar parado, tremendo, sem se mover. Pensando que o pior vai acontecer.Ou vamos em frente… Para o desconhecido. E acreditar… que será brilhante”.

O próximo é do episódio 24 da décima temporada, cujo o nome é Fear (of the unknown). Um dos episódios mais lindos de toda a série. A despedida de uma das melhores personagens. O futuro é algo que, por mais que tentemos controlá-lo, nunca estará realmente no nosso controle. Temos que apenas vivê-lo a medida que ele vai aparecendo.


9 - Aprenda com suas memórias e seu passado



“A memória de ninguém é perfeita ou completa. Nós confundimos as coisas. Perdemos a noção do tempo. Estamos em um lugar… E então em outro. E tudo se parece com um longo e inescapável momento. É como minha mãe costumava dizer… ‘O carrossel nunca pára de girar’. A memória de ninguém é perfeita ou completa. Nós confundimos as coisas. Perdemos a noção do tempo. Estamos em um lugar… E então em outro. E tudo se parece com um longo e inescapável momento. Então, o que isso significa? O que odemos tirar? Que peças vão nos perseguir? Nos machucar? Acabar conosco? Nos inspirar? É como minha mãe costumava dizer… O carrossel nunca para de girar.”


O próximo é do episódio 8 da décima primeira temporada, cujo o nome é Risk. Por mais que as memórias e nosso passado possa ser doloroso e queiramos esquecê-los, temos que apenas aprender a guardá-los em um lugar para que ainda sirvam de lição para nós. “O carrossel nunca para de girar.” A vida continua.


10 - Não existe relacionamento perfeito


“Eu me lembro de alguém me dizer na escola, que eu vim de um lar quebrado. É assim que eles falavam quando seus pais se divorciavam. Mesmo que o divórcio fosse a coisa menos quebrada que eles já fizeram. Quando eu ouvi aquilo quando criança, eu me perguntei se lares quebrados eram onde as pessoas quebradas viviam. Era bobo. Quer dizer, eu era só uma criancinha. Mas hoje, eu ainda me pergunto. Você pode construir uma casa com qualquer coisa, fazer que ela seja tão forte quanto você queira. Mas um lar… Um lar é mais frágil que isso. Um lar é feito com as pessoas que você o enche. E as pessoas podem ser quebradas, com certeza. Mas qualquer cirurgião sabe que o que está quebrado pode ser consertado. O que está machucado pode ser curado. Não importa o quão escuro esteja… O sol vai surgir de novo.”



O próximo é do episódio 24 da décima primeira temporada, cujo o nome é You’re my home. Outro episódio que a Shonda brincou com nossos sentimentos e pisoteou nossos corações. Eu não consigo fazer nenhum tipo de comentário sobre essa citação, só que é a minha favorita de todas que falei. Meus olhos já enchem de lágrimas só por lê-la de novo.


Esses foram, na minha humilde opinião, os melhores ensinamentos de Grey’s Anatomy. Tiveram também os da décima segunda temporada, mas como não assisti, não me acho habilitado para falar sobre eles. Shonda, sua louca, eu te amo. E obrigado por nos dar todas essas lições da pior (ou da melhor?) maneira possível. J-J


Citações retiradas do site Grey’s Anatomy Brasil.


Por: Thiago Nascimento

11 comentários :

  1. Ai, sou louca, louca e louca por Grey's. As lições são diversas, principalmente nas entrelinhas mais aprofundadas e até nas menos densas. Adorei o compilado que selecionou com tantas das lições. Uma delícia conhecer o seu cantinho!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior de tudo é quando nos identificamos com várias lições da série. Shondanás é a melhor roteirista do planeta.

      Excluir
  2. Essa série parece ser muito boa, mas nunca tenho tempo de assistir :O
    De qualquer maneira, adorei o post, bem completo como sempre.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  3. Assisti alguns episódios mas, já faz um bom tempo. Tenho que assistir desde o começo para entender o que está se passando nos dias de hoje. Pois, vi que saíram muitos personagens.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Sempre quis assistir Grey's Anatomy mas eu fico enrolando, enrolando e acabo por não assistir.
    Muito interessante como séries trazem consigo ensinamentos, muitas vezes, valiosos.

    Um abraço e sucesso ^^
    Aguardando o Gato Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de enrolar e assista. Eu fiquei muito tempo nesse processo de enrolação, mas quando eu cedi, assisti a todos os episódios muito rápido.

      Excluir
  5. Eu assistia muuuito na minha adolescência, na faculdade tudo mudou, mas quero um dia fazer uma mega maratona de um mês e terminar a série toda rs

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, mas vale a pena assistir GA, mesmo que seja devagarzinho.

      Excluir
  6. Grey's Anatomy minha nova paixão, já tirei tantos insights pra mim, e como sou da área fica ainda mais interessante. Sei que vou demorar pra ver todas as temporadas mas comecei do primeiro episódio e já estou na sexta temporada. Adorei o post, adorei relembrar alguns episódios e ensinamentos aqui. Obrigada Jovem Jornalista.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design