quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Segundas chances

 


Sou uma pessoa persistente, que vai em busca dos objetivos e metas e que agarra as oportunidades com as duas mãos. Se tenho chance de ser alguém melhor, de mais sucesso e com mais aperfeiçoamento, me esforço nesse sentido. Não encaro a segunda chance como um fracasso de não ter conseguido da primeira vez, mas como aquela oportunidade de ouro de mostrar o meu valor, para o que eu vim!

No início desse ano, no dia 9 de janeiro, enviei uma reportagem que havia feito sobre a Clínica-Escola de Fisioterapia da Unieuro em Águas Claras no Distrito Federal para um jornalista renomado e reconhecido aqui no DF e no Brasil, Rinaldo de Oliveira (editor-chefe do portal Só notícia boa e antigo âncora de telejornais da Band DF). Sempre foi um desejo ter uma reportagem minha publicada nesse portal, que só traz notícias que levantam o astral e são alegres. Para se ter ideia, entrei em contato com Rinaldo em meados de novembro de 2021 quando fiz uma homenagem para a minha prima Samara e queria que o portal cobrisse, mas não tive êxito na época. Contudo, sou persistente, como você já sabe pelo que escrevi no início do texto! Daí entrei em contato com Rinaldo por Whatsapp e fui na cara e coragem. Disse o seguinte:

"Boa noite, Rinaldo.Tudo bem? Sou Emerson Garcia. Jornalista. Fiz uma matéria sobre a Clínica-Escola de reabilitação de Fisioterapia da Unieuro de Águas Claras e gostaria de saber se o portal 'Só notícia boa' teria interesse em publicar?"


Ele me respondeu minutos depois, dizendo para mandar a reportagem e que precisava ver e analisar. Mandei o texto em PDF e ele disse que me daria a resposta um dia após. No final da manhã do outro dia, me respondeu (grifos meus):

"Pra gente publicar faltou o básico para o SNB: personagens que desfrutam/desfrutaram do atendimento. Sem isso fica meio propaganda, entende? Vi que o serviço é legal. Mas falta esse molho pra genteVivemos de histórias de pessoas aqui no portal."


Talvez ainda não saiba, mas eu curto uma franqueza e sinceridade. As pessoas tem que ser sinceras comigo, mesmo que a verdade possa doer e causar prejuízos. Falsidade comigo não rola! E Rinaldo foi sincero, direto ao ponto, sem rodeios. Ele havia gostado do texto, mas apontou as falhas que possuía. Para mim, é pior quando alguém diz: "Seu texto está perfeito, sem defeitos". Se nem eu sou perfeito, quem dirá o que escrevo? 

Rinaldo disse para eu o desculpar por conta da sua franqueza e eu disse: "Não precisa se desculpar", até porque tenho essa característica da sinceridade muito forte em mim. Levei numa boa a crítica que ele fez ao texto. Tem gente que não leva, que "chuta o pau da barraca", que para de falar com o crítico, que leva tudo para o lado pessoal... Eu, não! Encarei a franqueza de Rinaldo como uma segunda chance. Se não tivesse feito isso, o texto ia ficar ali parado, sem reparos e eu sem a chance de emplacar um texto no portal Só notícia boa. Foi aí que o seguinte diálogo foi construído: 

Emerson: Se eu acrescentar personagens, você pode repensar?

Rinaldo: Posso. Precisa de fotos dos personanges e "revirar o texto"*. O foco para a gente é a melhora da pessoa, depois vem o trabalho do hospital.

Emerson: Compreendo.

* É um termo jornalístico utilizado para mudar a ordem de parágrafos de um texto ou uma ideia, trazendo o aspecto mais específico no início e o mais geral, depois. Em um texto que apresenta um serviço, por exemplo, os personagens que o usam devem vir primeiro e, logo depois, se faz a propaganda. 



Comecei, então, a agarrar essa segunda chance com unhas e dentes, recebendo cada crítica de bom coração para que meu texto fosse melhorado e estivesse de acordo com o perfil editorial do jornal. Fui atrás de fontes e personagens para essa nova reportagem que escreveria, até porque só havia entrevistado a responsável pelo projeto da clínica-escola. Entrei em contato com quatro personagens que possuíam histórias riquíssimas, típicas experiências "de gente", com muita superação. Algo que já havia percebido que era o perfil do Só notícia boa. Até entrevistar todas as fontes, decupar e transcrever as entrevistas, colher as fotos dos personagens e reescrever o novo texto demorei cerca de 5 dias. Afinal, não poderia jogar essa nova chance pelos ares... No dia 14 de janeiro, mandei uma nova mensagem para Rinaldo e recebi sua resposta, posteriormente:

Emerson Garcia: Boa tarde, Rinaldo. Tudo bem? Fiz a reportagem com os ajustes que pediu. Obrigado desde já.

Rinaldo: Manda pra eu ver, por favor. Boa tarde.


Mandei a reportagem de 6 páginas, também em formato PDF, e aguardei o feedback do jornalista. Esse retorno, não veio de forma muito fácil e imediata. Três dias depois, entrei em contato com Rinaldo novamente e ele me disse que seu iPhone havia sido roubado. Falei para ele do meu desejo de que "tudo se resolvesse logo" e mais dias se passaram... Aqui  faço um parênteses. Percebi, claramente, que estava sendo provado, mas como você já sabe, sou persistente! Se o jornalista me deu uma nova chance, tinha um motivo para isso. A chance não ia se esvair como fumaça por aí... Muito menos eu não ia ser, em hipótese alguma, o responsável por essa segunda chance acabar!


Uma semana depois, no dia 24 de janeiro, perguntei se Rinaldo tinha algum retorno da reportagem e ele me disse que havia perdido todas as conversas e se eu não poderia enviar o texto para ele novamente. Enviei e, dois dias depois (26 de janeiro), houve o seguinte diálogo (com grifos):

Emerson Garcia: Boa tarde, jornalista Rinaldo. Algum retorno da reportagem?

Rinaldo: Já cobrei da editora. Vou cobrar de novo. Me diga como assina seu nome nas matérias. Nosso redator vai assinar em colaboração com você. É assim que fazemos.

Emerson Garcia: Beleza 👏





Pronto! Um dos meus sonhos foi realizado no último dia 27 de janeiro! (Leia o post aqui) Um sonho possível porque foi me dada uma nova chance e, também, por conta da minha persistência. Só recebi o elogio e reconhecimento do jornalista e de pessoas que enviei o link da reportagem após a reescrever e mudar o foco

O jornalista Rinaldo falou para mim o seguinte: 

"Gostei da matéria. Parabéns!"


A personagem Adma Lucinda me mandou:

"Parabéns 🎉👏👏👏 ficou ótimo 💥 sucesso para toda sua vida profissional, que Deus te abençoe e ilumine seu caminho 🌹"


Osmarino Borges, outra fonte, me rasgou elogios:

"Obrigado Emerson, bela reportagem. Com certeza absoluta vai levar muitas pessoas necessitadas a procurarem ajuda na clínica, que atende a todos sem distinção e com tratamento VIP. Parabéns pela reportagem, confesso que me surpreendeu, nota mil pelo seu trabalho. Desejo a você muito sucesso pessoal e profissional e muita paz, saúde, amor e felicidade junto daqueles que você ama."



Os efeitos de segundas chances são dessa forma mesmo! Surpreendentes, cheios de superação, marcantes... Segundas chances não me colocam para baixo, mas me dão mais gás para me superar, avançar, aperfeiçoar, experimentar, conhecer lados e aspectos de mim mesmo totalmente desconhecidos até então. Diariamente, Deus nos presenteia com segundas chances, de fazer diferente e melhor! Agarre-as! Não esmoreça! Avance, cada vez mais! J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Olá Emerson, parabéns por não ter desanimado, sua persistência gerou frutos. Críticas positivas, direcionamentos, são sempre bem-vindos e geralmente nos mostram para qual caminho nos dirigirmos e foi isso que o jornalista Rinaldo fez: lhe mostrou qual poderia ser o caminho para que o texto não perdesse sua essência mas ao mesmo tempo fosse mais de encontro à cultura do portal. Li o artigo e gostei, uma clínica muito humana, sem dúvida. Abraço, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Tão bom. Imagino como você deve ter ficado no fim. Ainda bem que correu atrás, hoje pode dizer que tem mais um item riscado da lista.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Emerson, sou seguidora do SBN e tinha lido o artigo e não tinha me dado conta que era teu! Parabéns!
    Adorei! Que venham mais e mais notícias boas a destacar, pois as ruins aparecem na frente sempre, né? Adorei! abração, chica

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Emerson por não ter desistido. Quando a crítica é recebida de forma positiva e que nos faça melhorar em algo, é sempre bem-vinda.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom poder ter o nosso trabalho reconhecido! Você merece muito e parabéns por não desistir.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson!
    Parabéns, é um trabalho maravilhoso!
    Não desistir tem sua recompensa!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Emerson. Parabéns pela reportagem e fiquei feliz que tenha agarrado com unhas e dentes essa segunda chance e o bacana é que aprendemos a escrever de diversas formas diferentes.
    Abraços.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa! Meus parabéns!
    Não se pode mesmo perder a esperança. Há que ir sempre à luta!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Muitos parabéns, Emerson! Competência e persistência... sempre compensam!
    Muito boa, a matéria... e que no futuro, tal parceria se repita...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design