quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Quinta de série: Deu positivo

Pode conter spoilers!




No mês de Conscientização e Luta contra o HIV/AIDS apresento uma docusérie aqui no Quinta de Série chamada Deu positivo. Ela estreou em 01 de dezembro de 2020 na MTV, com um projeto idealizado pela Vbrand e coprodução com a Cine Group para a farmacêutica GSK/ViiV Healthcare. Deu positivo possui direção de Jorge Brivilati e roteiro de Otavio Chamorro, Humberto Giancristofaro e Mauro Paz. Atualmente, possui três temporadas, totalizando 9 episódios de em média 30 minutos cada um. A Globoplay tem as duas temporadas disponíveis. 

Deu positivo trata do HIV/AIDS de maneira informativa, apresentando histórias de pessoas que vivem com o vírus há certo tempo. Os episódios retratam diversos assuntos, como preconceito, sorofobia, empatia e solidariedade na vida dos indivíduos soropositivos. As histórias apresentadas são comoventes, emocionantes e trazem lições humanas. 

Nem sempre a autoaceitação vem rápida e quando se fala de aceitação por parte da família e amigos, é mais difícil. Nesse sentido, a série trata do assunto à flor da pele, com bastante humanidade. Quem tem HIV/AIDS não é a própria doença, mas convive com ela e, muitas vezes, essa convivência é pacífica e não contagia os outros, como se possa imaginar. Deu positivo quebra com esses paradigmas e preconceitos e muitos outros.



O intuito não é o de trazer a autovitimização dos personagens principais, mas apresentá-los como seres humanos, como quaisquer outros que sofrem, se apaixonam, amam, constituem família, se divertem, trabalham e por aí vai... A série demonstra que quem possui HIV/AIDS não tem uma aparência estereotipada e nem precisa ter. Você conhece histórias de pessoas que estão vencendo na vida, com seus projetos artísticos, de trabalho e gente que só quer ser alegre e feliz e mais nada. 

O interessante da produção é que ela apresenta conceitos, tais como: transmissibilidade, detectável, instramissível, prevenção combinada e sorologia. Esses termos são apresentados de forma didática e informativa. 

Dirigida totalmente para o público jovem, a série apresenta uma linguagem leve, além de uma produção com boa qualidade técnica de som e imagem. A trilha sonora também merece ser mencionada. 



Algo que me incomodou ao assistir essa docusérie foi o fato dela ser fake e inverossímel em alguns trechos ou cenas. O que acontecia parecia ser combinado e roteirizado, previamente, o que trouxe um certo descrédito à verdade da série. Por ela ser um doc-reality isso destoou um pouco. É difícil engolir que uma entrevistada vá ao parque e encontre, ocasionalmente, a outra entrevistada e ainda diga que ela é sua amiga de longa data. Aliás, foi tão fake que teve uma parte que a entrevistada havia dito que a "amiga" era sua "professora de francês". Não digo que esses não sejam fatos verdadeiros, mas a forma que foram apresentados não ficou legal. 

Desde 2020, no início de dezembro, a MTV divulga esses episódios temáticos para combater o HIV. A terceira temporada foi lançada nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, mas ainda não está disponível na Globoplay



De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, aproximadamente 960 mil pessoas vivem com a doença no Brasil, sendo 89% diagnosticadas e, destas, 73% em tratamento antirretroviral. Nesse universo, 65% estão com carga viral indetectável.

A série foi gravada durante a pandemia do COVID-19 e seguiu todos os protocolos sanitários. Recomendo essa docusérie. Você estará bem informado, além de se emocionar e se divertir com as histórias dos personagens reais! J-J





Por: Emerson Garcia 

9 comentários :

  1. Passando, vendo, lendo mais uma maravilhosa publicação, elogiando, e deixando votos de um:
    .
    Feliz Ano Novo para si e família
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Parece-me uma excelente proposta de série.
    Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  3. São temas muito importantes.. Gostei.
    Se não conseguir vir aqui antes, desejo que tenhas um ótimo fim de ano e um maravilhoso 2023.
    Beijinho meu,
    docejoornadablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uma bela publicação.
    Um excelente 2023 para você e família.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Emerson,

    Sou muito a favor de documentários como este. É preciso que se fale das doenças, prevenção e tratamento, pois as pessoas tendem a ser desinformadas, sobre assuntos desse gênero, especialmente os mais jovens.

    Beijão e votos de que 2023 seja excelente pra você!

    ResponderExcluir
  6. É um bom e importante documentário sobre a AIDS, desejo a você um feliz ano novo, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Não conheço, mas deve ser interessante! Nunca é demais explicar, consciencializar acerca destes assuntos.

    Boas entradas no novo ano!

    ResponderExcluir
  8. Um grande documentário!
    Emerson
    Desejo um Feliz Ano Novo com saúde, paz e a benção de Deus para você e família.
    Feliz 2023.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante .Parabéns pela publicação

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design