sexta-feira, 21 de maio de 2021

Saiba o significado do símbolo do São Paulo Futebol Clube

A tag Jornalista  ≠ está de volta! Para esse retorno, eu e o Arthur Claro resolvemos fazer uma homenagem ao primeiro post um do outro. Eu faria menção ao primeiro post do Arthur e ele ao meu. O post de estreia do Arthur Claro Igual porém diferente foi criado no dia 25 de março de 2014 e se chama São Paulo Futebol Clube. Nele, Arthur fala da sua paixão pelo time tricolor, de como ele passou a torcer pelo SPFC, finalizando com uma imagem de uma são paulina famosa. Aproveitando seu post, vou contar a história do símbolo do SPFC. Vem comigo!

Será que você, torcedor ou não do São Paulo, sabe como seu símbolo foi criado? Quem foi o responsável? Qual é o significado das cores oficiais? O que o símbolo aparenta? 

Desde sua criação o tricolor paulista manteve o mesmo nome, cores, escudo, uniforme e bandeira, com apenas algumas melhorias. As cores fazem alusão à dois times: o vermelho, do Club Athletico Paulistano; o preto, da Associação Atlética das Palmeiras; já o branco, cor comum aos dois times, a união dos times em um outro maior que seria o São Paulo. As cores também fazem referência às cores da bandeira do estado de São Paulo. 


Já o símbolo, que conhecemos até nos dias atuais, nasceu poucos dias após a fundação (25 de janeiro de 1930) e é um coração de cinco pontas. Ele foi criado pelo estilista alemão Walter Ostrich com a colaboração de Firmiano de Moraes Pinto, em um concurso interno. O símbolo é formado por um triângulo isósceles, com a parte superior formando um retângulo. Na parte inferior, dentro do triângulo, há uma faixa branca central, que separa um triângulo escaleno vermelho e preto. 

Veja a evolução da logomarca no decorrer dos tempos e perceba que a única mudança foi em 1982, quando as letras SPFC, que antes continham os pontos S.P.F.C., passaram a não ter mais. 


No decorrer dos anos, o símbolo passou a ter estrelas amarelas - que é uma homenagem ao atleta Adhemar Ferreira da Silva, primeiro bicampeão olímpico do Brasil; e vermelhas que simbolizam os títulos mundiais que o time já ganhou.

O símbolo do São Paulo tornou-se inspiração para vários clubes que passaram a utilizar figuras semelhantes. As cores são rigidamente definidas e imutáveis. Em 2016 o emblema foi eleito o mais bonito símbolo de times em todo o mundo pelo jornal britânico Daily Mail, em frente ao KAA Gent (Bélgica) e Ajax (Holanda). (Leia a matéria original aquiE aí, será que o símbolo merece mesmo o prêmio? Ele é realmente bonito e incrível? (Diga nos comentários. Vamos discutir)

Esse foi um ode ao primeiro post do blog do Arthur e uma homenagem ao seu time do coração. Você já conhecia a história do símbolo do São Paulo? J-J


6 comentários :

  1. O mais bonito símbolo em todo o mundo? Não pode ser. Desculpe mas não pode mesmo serf. Esqueceram-se - o que é lamentável -. do símbolo do Sport Lisboa e Benfica,. clube mítico de Portugal, Europa, mundo. Esse sim, o símbolo mais bonito do mundo, lol
    .
    Abraço fraterno
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Poderia fazer com outros clubes, inclusive o clube de meu coração o Flamengo. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de futebol, então não tinha ideia de nada, rs.

    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu não me ligo muito em futebol, mas é legal ver o quanto as marcas e logos vão evoluindo com os anos. Ver as mudanças assim dos escudos do time mostra a maturidade deles também, achei super interessante essa de trocar os posts, parabéns pela criatividade. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design