quinta-feira, 20 de maio de 2021

Quinta de série: Bridgerton

Pode conter spoilers!




Quer uma estória de amor, com doses de drama e romance? O Quinta de série de hoje apresenta a minissérie Bridgerton da Netflix. Lançada em 25 de dezembro de 2020, a produção é um verdadeiro fenômeno de crítica e público. Bridgerton, drama de época/romance de regência, é uma série americana de Chris Van Dusen e produzida por Shonda Rhimes (Greys Anatomy, Scandal e How to get away a with murder). No elenco estão presentes Adjoa Andoh, Lorraine Ashbourne, Jonathan Bailey, Ruby Barker, Sabrina Bartlett, Joanna Bobin, Harriet Cains, Julie Andrews, Regé-Jean Page e Phoebe Dynevor. A primeira temporada teve 8 episódios

Bridgerton é baseada nos 9 livros de romance mais vendidos de Julie Quinn, sendo que a primeira temporada é uma adaptação de O duque e eu, primeiro livro da série. O livro e a temporada tem como foco a estória de Daphne. Filha mais velha de Lady Violet, ela tem 7 irmãos e vive na alta sociedade londrina do início do século 19. Após sua mãe ficar viúva, ela pretende casar-se para realizar o sonho de Lady Violet de ter netos. Daphne tinha o desejo de casar-se por amor, só que não é uma tarefa fácil, já que seu irmão mais velho atrapalha seus planos. Contudo, ela conhece o duque de Hastings, o solteirão mais requisitado na sociedade, por quem se apaixona e as faíscas brilham entre os dois. Mas eles não querem transparecer que gostaram um do outro. Lady Whistledown prega uma peça em Daphne, fazendo que seu nome fique manchado. Para defender-se dessas calúnias, a jovem moça decide se aliar ao duque e se apaixona por ele por conveniência.


Daphne entra em relacionamento de fachada com o duque de Hastings. Será que o amor poderá surgir no meio desse contrato de conveniência?! Será que o amor poderá brotar como um belo sentimento? A medida que a série retrata esse romance, também conta com várias estórias paralelas dos irmãos de Daphne e de outros personagens da cidade. Para narrar as estórias e revelar babados da família Bridgerton como de Featheringtons e de tantos outros personagens, a Lady Whistledown funciona como uma narradora (Ou melhor, delatora), fofocando sobre tudo e todos. Desde o primeiro capítulo, instaura-se o mistério de quem ela seria, que é revelada no último episódio da temporada.


A série mostra o funcionamento das famílias no século 19, o imenso mercado de casamentos, ideias e ideiais feministas, assim como os bailes suntosos, os incríveis desfiles com vestidos e indrumentárias de época, os palácios aristocráticos de Park Lane, os encontros e convívios na alta sociedade. Mas a produção também fala de guerras de poder e das fofocas que rolavam entre os ricos. O mundo de Bridgerton é sensual, luxuoso e competitivo, sendo uma mistura de produções de época, como Orgulho e preconceito com Gossip Girl

Bridgerton é uma minissérie romântica, mas com muitas cenas hots e quentes, tanto que a classificação indicativa é de 16 anos. Então espere uma produção com muito amor, romance, sexo e paixão. 

A adaptação para a Netflix traz um romance de época para a modernidade, com trilha sonora contemporânea (Falarei mais à frente) e a inserção de atores negros para interpretar os personagens, o que gerou certa polêmica. Além disso, discute temas como a importância do casamento na época, feminismo, poder de influência, entre outros. 


Personagens

A trama não só se sustenta no casal de protagonistas, como em outros personagens. Destaco alguns agora:


Daphne: protagonista, tem o sonho de conseguir um bom casamento por amor e ter filhos. Apesar de mostrar um perfil desinteressante, a personagem consegue demonstrar força, amadurecimento e pensamentos fortes. Ela chama a atenção da própria rainha da cidade.


Simon Basset: também conhecido como duque de Hastings, aparece como um interesse amoroso para Daphne, contudo ele não quer um relacionamento ou uma família (E até mesmo filhos), o que leva à um acordo entre ele e Daphne.  


Eloise: irmã mais nova de Daphne, sendo totalmente o oposto da irmã. Não quer se casar e tem ideiais feministas e preocupa-se com seu futuro. Eloise é uma porta-voz para as mulheres por conta de seu espírito independente.


Anthony: irmão mais velho de Daphne. Ele é o responsável por dar continuidade aos negócios quando seu pai morre, inclusive de ajudar Daphne a encontrar um pretendente, algo que não dá muito certo. Apesar dos desentendimentos com a irmã, ele gosta dela e defende ela.

 

Benedict: irmão de Daphne, é um artista nato mesmo que perca sua inspiração em alguns momentos. Encontra em uma amizade inusitada tudo que necessita. 


Violet: mãe viúva dos oito filhos e matriarca da família Bridgerton. Preocupa-se com o futuro dos filhos, sempre demonstrando a força do amor. 


Lady Portia Featherington: mãe que não mede esforços para conseguir o que quer: casar suas três filhas. Assim, sempre as empurra nas festas para possíveis partidos. 


Colin: é o terceiro filho da família Bridgerton e amigo de Penelope Featherington, que tem um sentimento de amor por ele. Colin tem o desejo de viajar pelo mundo, mas se envolve com Marina Thompson. 


Lady Danbury: tem enorme força para lutar pelo que crê, mesmo com a teimosia e a falta de afeto dos homens da época. Coloca os personagens da série em situações cômicas. Ajudou a criar Simon quando ele foi rejeitado pelo pai. 


Rainha Charlotte: é inspirada em uma pessoa da vida real, mas que não está contida nos livros de Quinn. É uma mulher que se casa com o rei e lida com uma doença do marido. É espirituosa, gosta de estar nos eventos da cidade e de estar por dentro das fofocas de Lady Whistledown. 


Marina Thompson: mulher negra que sofre durante toda a temporada, sendo um contraponto para a estória de Daphne. Demonstra solidão, tristeza e culpa, mas também uma força descomunal. Guarda um importante segredo.


Penelope Featherington: uma das três filhas da família Featherington. É a mais tímida das irmãs, preferindo não chamar a atenção. Possui uma grande amizade com Colin, por quem é apaixonada, e com a irmã dele, Eloise, com quem faz grandes parcerias. 


Lady Whistledown: responsável por um jornal que circula na alta sociedade, sempre comentando os pontos positivos e negativos dos personagens. 


Abertura

Traz uma trilha sonora empolgante, com a filmagem por uma natureza criada digitalmente e a movimentação de elementos.     

   


Trilha sonora

Com o intuito de aproximar-se do público jovem e tornar o enredo de época mais contemporâneo, a trilha sonora traz verdadeiros sucessos dos tempos atuais rearranjados com uma pegada clássica instrumental. Imagine ter músicas como Girls like you do Maroon 5, Thank u, next de Ariana Grande, In my blood de Shaw Mendes, Bad guy de Billie Eillish, totalmente repaginadas?

A trilha sonora possui, ao todo, 42 faixas. Dentre elas, há faixas criadas especialmente para a série, compostas por Kris Bowers; músicas clássicas por se tratar de uma produção de época; e versões instrumentais de canções atuais interpretadas pelo grupo Violin String Quartet

Ouça algumas dessas músicas:

 


Figurino



A série caprichou no figurino ao apresentar as mulheres com vestidos belíssimos e suntuosos, homens com suas becas bem alinhadas e chiques, além de ter criado cabelos, maquiagens, luvas e joias esplendorosos. A caracterização está detalhista, como a abelha nas roupas dos Bridgertons, as cores cítricas dos Featheringtons, as roupas dos empregados e até mesmo os detalhes dos cortes das moças debutantes e das que ainda não debutaram. 


Paixão e sexo



Esses temas foram abordados com a maior naturalidade e precisão possível. Em uma sociedade de época machista, onde somente os homens podiam realizar aventuras sexuais, enquanto as mulheres precisavam ser as belas, recatadas e do lar, a série aborda a descoberta sexual de Daphne e de vários outros personagens de forma libertária. Daphne é uma personagem que sabe pouco do amor e do sexo e sua mãe não contou nada sobre isso, então ela vai descobrindo sozinha e compartilhando experiências com confidentes. A série também aborda a homossexualidade, entre outros temas nessa vibe.


Direção e fotografia


A direção da série foi perfeita e competente. Já a fotografia é vibrante e com uma saturação mais elevada para dar a sensação de fantasia. 


Cenografia



Cenários detalhados das casas, salas comuns, salas de visita, de música, a cozinha e espaços dos criados diferenciados. Um ótimo trabalho de produção.


Recepção

A série teve uma aprovação de 89% e uma audiência expressiva, se tornando o quinto lançamento da série original mais assistida da Netflix de todos os tempos.



Prêmios

Ela levou o prêmio de Top Programa de TV da AFI Awards, Melhor minissérie do Make-Up Artists and Hair Stylists Guild e Melhor Ator em Série de Drama - Regé-Jean Page do NAACP Image Awards


Próximas temporadas

Bridgerton foi renovada para mais três temporadas: a segunda com o Anthony Bridgerton como foco; a terceira com Benedict; e a quarta com Colin. 


Crítica



A série é um grande sucesso que traz o dedinho de Shonda Rhimes. Há muito drama, romance, amor e sexo na produção, boas estórias, plots twists e diálogos que te deixam à flor da pele. 

Há muitas cenas de sexo e nudez, mas nada que um botão do controle não possa resolver, embora algumas revelações ocorram nesses momentos e você pode ficar boiando.

Não há como negar a excelente fotografia, cenografia, figurino e trilha sonora da série como efeitos positivos. Mas ressalto os efeitos visuais com a criação de cenários que mais se pareciam com massinhas e algumas tomadas que não foram satisfatórias.

A série tem tudo que um bom novelão possui: estórias bem construídas, conflitos, intrigas, fofocas, romance, personagens com seus dramas e uma infinidade de outras coisas. É quase que uma novela londrina ou inglesa. 

Enfim, é uma minissérie interessante de época que deixou as garotas apaixonadas pelo duque de Hastings e eu embasbacado com uma produção tão bonita e impecável de Shonda Rhimes. J-J


 

Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Oie, tudo bem?
    Eu gostei bastante de Bridgerton, tanto que comecei a ler os livros da saga. Acho que as mudanças que a série propôs foram bem acertadas. É uma série que conquista logo de cara
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Eu amei as fotos da série! Adoro séries de época! Essa deve ser muito boa!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Emerson.
    Eu gostei bastante dos livros na época que li, mas achei a série ainda melhor.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Emerson. Confesso que sou muito leigo em muitas séries. Obrigado pela dica meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    eu já li todos os livros e gosto muito, também gostei de assistir
    a série, apesar das diferenças, é envolvente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não li os livros, mas resolvi dar uma chance para a série. Não amei, como a maioria das resenhas que vi sobre, porém, dá para passar o tempo e se distrair. Assim como você achei a fotografia e os figurinos bem bonitos.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  7. hoje você tocou no meu coração haha
    eu amo essa série, já li metade dos livros e cada dia me apaixono mais por essa família

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti, junto com minha mãe, logo quando saiu. E só tenho a dizer que amei cada pedaço da série, cada desenrolar e cada estória. Nossa! Não sei dizer se os livros são bons, mas a série ficou ótima. Amei a construção de cada personagem, a sonoplastia, as cores e vestuário, cara! Não tem como não gostar desse série!

    Blog Karolini Barbara |Instagram Karolini Barbara

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design