sexta-feira, 7 de maio de 2021

Paulo Gustavo foi uma peça de grande valor no humor brasileiro


A notícia que jamais imaginei que fosse ser informado, pelo menos não agora, tive que receber. A morte do ator e humorista Paulo Gustavo aos 42 anos na última terça-feira (04) por complicações da COVID-19 depois de quase 2 meses internado deixou todos tristes e perplexos. Paulo Gustavo era um dos maiores expoentes do humor nacional e deixa o marido, Thales Bretas, e dois filhos, Romeu e Gael. 

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros nasceu em Niterói (RJ) no dia 30 de outubro de 1978. Ele foi um ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador que encantou a todos com seu humor irreverente, original e simples. Paulo Gustavo se tornou conhecido com o seu monólogo Minha mãe é uma peça, que por conta do sucesso virou uma trilogia. 

Paulo criou vários personagens memoráveis, mas todos com sua personalidade e bom humor. Cada um deles tinha uma aparência, mas com a essência de Paulo que não fazia questão de modificar a voz ou fazer trejeitos para marcar um ou outro personagem criado. Era ele ali dentro de Dona Hermínia, Senhora dos absurdos, Aníbal, Valdomiro, Rique e tantos outros. Paulo imprimia sua inteligência, criatividade e a capacidade de fazer as pessoas sorrirem. 

Sempre a ideia de Paulo era a de "fazer rir, fazer palhaçada" para que ele "ficasse com o coração preenchido". O artista teve uma carreira curta (15 anos) mas inesquecível pois ele conseguiu deixar um legado importantíssimo para o humor brasileiro. Ele teve uma trajetória brilhante seja no teatro, cinema ou na televisão. Seu último trabalho foi o 220 volts - especial de natal na Rede Globo (Inclusive na terça-feira passada assisti à esse programa). 

É claro que o JOVEM JORNALISTA não poderia de homenagear esse ator. Então, vem comigo nesse post!


Vida


Nascido e criado em uma família de classe média da cidade de Niterói (RJ), estudou no Colégio Salesiano durante o ensino fundamental e formou-se na Casa das Artes de Laranjeiras em 2005, junto com Fábio Porchat e Marcos Majella.

Em 2015 casou-se com o demartologista Thales Bretas e em 2019 foi pai de Romeu e Gael. 


Carreira


Durante sua participação na peça Surto (2014), Paulo Gustavo ganhou notariedade. Pela primeira vez ele apresentava a personagem Dona Hermínia - que se tornaria um ícone em sua carreira. Assim, Paulo começou a participar de novelas e séries, consolidando seu trabalho. O humorista apostou na Dona Hermínia criando um monólogo em 2006 e realizando adaptações para o cinema. Essa personagem lhe rendeu indicações à prêmios e muitos elogios.

A carreira do comediante só deslanchava com peças teatrais, sitcons, programas e filmes. É dele a ideia do sitcom Vai que cola (2013-2017, 2019-2020) - que rendeu dois filmes nos cinemas; da série A vila; e do programa 220 volts (2011-2016) do Multishow e que estava começando a ser veiculado na Globo. Além de ser o protagonista e roteirista da trilogia de Minha mãe é uma peça, ainda participou de filmes como Os homens são de Marte... e é pra lá que eu vou!, Minha vida em marte e De pernas pro ar 2.

Em 2017 venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo Melhor Roteiro Adaptado por Minha mãe é uma peça 2.

Por pouco Paulo Gustavo não deixou um trabalho inédito. Seria a série Minha mãe é uma peça, encomendada pela Globoplay. O projeto já estava em pré-produção. Agora temos que nos contentar com seu trabalho, que é incrível e vasto, por sinal. 


Onde assistir aos filmes e séries de Paulo Gustavo?

O comediante tem suas produções disponíveis em vários serviços de streaming, como Globoplay e Telecine Play. Confira onde você pode ver cada uma de suas principais produções:


Trilogia Minha Mãe é Uma Peça Globoplay, Telecine, Now, Google Play, Apple TV

Minha Vida em Marte (2018) – Telecine, Globoplay, Google Play, Looke e Apple TV

Vai Que Cola: O Filme (2015) – Telecine e Globoplay

Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou! (2014) - Telecine e Globoplay

Paulo Gustavo na Estrada – Globoplay, Now e Vivo Play

220 Volts – Globoplay

A vila - Multishow

Vai que cola: série - Globoplay, Now online e Canais Globo


Personagens marcantes

Paulo Gustavo foi um ator de múltiplas facetas. Conheça alguns dos seus personagens mais marcantes.


Dona Hermínia


A personagem foi inspirada em Dona Déia, mãe do ator. Há quem diga que ambas são iguais. Dona Hermínia é aquela que fala demais, se intromete na vida dos filhos, se envolve nas situações mais divertidas e cômicas e é totalmente dramática e emotiva. 


Aníbal


Personagem marcante do ator no filme Os homens são de marte... E é pra lá que eu vou!, ele é amigo de Fernanda (Mônica Martelli). Aníbal compartilhava momentos divertídissimos e cheios de confusão com Fernanda. A vida imitou a arte já que Paulo e Mônica eram amigos na vida real e tinham uma relação de BFF's dentro e fora das telas. 


Senhora dos absurdos


Um grande destaque da carreira do ator também. A personagem, uma idosa de classe média alta, espalhava falhas cheias de impropérios e preconceitos. Paulo a criou para satirizar a elite racista, homofóbica e corrupta do Brasil. 


Valdomiro


Em Vai que cola, Paulo interpretou Valdomiro Lacerda Pinto, um fugitivo da polícia que sempre procurava se dar bem. Ele é acolhido na pensão de Dona Jô, no subúrbio do Rio e aprontava muitas confusões. 


Mulher feia


Personagem feia e sem atributos físicos que fazia várias esquetes hilárias contando como fazia para fisgar seus pretendentes. 


Ivonete


Carioca alto astral que adorava uma cerveja e pagode. 


Rique


Personagem de A vila, um ex palhaço que estaciona seu trailer numa simpática vila. É do seu trailer que ele observava todos os moradores e criava situações hilárias com eles. 


Homenagens

Famosos, amigos e familiares prestaram homenagens ao comediante em suas redes sociais. Fiz uma seleção com as mensagens que achei interessantes e emocionantes. Confira!




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Paulo foi uma peça

O ator foi uma peça de raro valor e fará falta no Brasil. Não tem muito humor irreverente como o dele no Brasil. Fica aqui a minha homenagem. J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Tão novo. Decerto uma grande dor para a família. Que descanse em paz.
    .
    Desejando um Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito triste com a notícia do falecimento do ator. Um grande nome da comédia em nosso país. Um cara criativo e do bem. Gostei muito dessa postagem.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Muito triste. Só conhecia dos memes mas hoje já estive a ver um filme dele: "A Minha Mãe é Uma Peça"
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  4. Olá, Emerson.
    Eu já estava me preparando, mas a gente nunca está né. Conheci ele pelo filme Minha mãe é uma peça e virei fã e desde então procurei assistir todos seus trabalhos. E além de um ator maravilhoso, uma pessoa muito especial que infelizmente se foi tão cedo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Foi uma grande perda. Um grande talento, vai fazer muita falta.


    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram


    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Ainda muito sentida. Fará muita falta.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Foi uma grande perda. Rir sempre foi um remédio para a alma.
    Meus sentimentos a família e amigos.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que lindo post! Me emocionei muito com a partida dele!
    A história dele é linda, o legado dele inesquecível!

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design