segunda-feira, 17 de maio de 2021

Novas aberturas de séries: quando um cartão de visitas marca uma nova fase e o deixa mais interessante



A abertura de uma produção diz muito sobre ela. É o cartão de visitas, o meio pelo qual algo é apresentado ao público. Sou daqueles que repara na abertura de um produto, que fica fascinado, que a elogia ou que a critica. A abertura é a alma do negócio. Existem aberturas arrojadas, criativas, minimalistas, que diz muito sobre a obra; mas também aquelas pobres e pouco inventivas. Uma abertura pode ser até simples, mas ela pode ser inesquecível.

Recentemente reparei a mudança de aberturas de diversas séries. Tais mudanças tiveram ao menos dois motivos, são eles: marcar uma nova fase nas produções e deixar os produtos mais interessantes e arrojados visualmente. 

Entre as produções que assisto que tiveram mudanças de aberturas, estão: Young Sheldon, The Flash, DC's Legends of tomorrow, Batwoman e Supergirl. Young Sheldon teve sua abertura atualizada há dois anos, enquanto as demais de um ano (ou uma temporada) para cá. Também é importante destacar que praticamente todas as séries da DC (Retire Young Sheldon aqui) estão tendo modificações nas aberturas, isso porque a DC quer unir os heróis por meio do multiverso, após os últimos eventos do crossover Crises nas infinitas terras.

Nesse post falarei de cada uma das aberturas supracitadas, fazendo comparações com as aberturas antigas e as atuais. Também analisarei os aspectos técnicos, visuais e design de cada abertura. Quer vir comigo!?


Young Sheldon

A abertura da primeira temporada conta com Sheldon (Iain Armitage) em um cenário rural "interagindo" com uma vaca e um pouco de feno com sua maletinha e gravata. A partir da terceira temporada o cartão de visitas ganhou uma nova roupagem, com a inclusão dos pais e irmãos do protagonista interagindo com Sheldon. Assista as evoluções da abertura agora:

   


Perceberam que a abertura é praticamente a mesma, mas com a adição de elementos, tornando-se dinâmica? Shelly, em cada episódio, surge com uma roupa e um adereço diferente: look normal com maleta, caracterizado de astronauta, vestido de Spock, de The Flash, de maquinista de trem e de Albert Eistein. É interessante que a família do pequeno prodígio interage com ele, achando-o esquisito com suas fantasias, e com a vaca que aparece no cenário.

E a logo da série praticamente não mudou. O estilo e a fonte da logo é a mesma. O que talvez possa ter modificado são os fundos da logo. Fiz uma montagem para vocês entenderem melhor:




A atualização da abertura serviu para não dar destaque apenas ao Sheldon, mas à sua família - pais, irmãos e avó - que a cada episódio ganharam mais destaque com suas próprias conquistas, conflitos e estórias. 


The Flash

A mudança de abertura da série The Flash na sexta temporada no ano passado foi um pouco mais visível. A vinheta de pouco mais que cinco segundos, agora ganhou uma abertura de 15 segundos. Assista a abertura atual (Não encontrei no Youtube a vinheta das temporadas anteriores):

   


A nova abertura ficou um tanto quanto épica e cinematográfica, lembrando as produções da Marvel. O novo cartão de visitas apresenta personagens e cenas emblemáticas da série com um fundo instrumental e raios perpassando as imagens, até que é finalizado com a logo da série. 

A logo passou por algumas repaginações também, ganhando novos traços, elementos e fonte. Perceba as diferenças abaixo (A imagem da esquerda é a antiga e a da direita é a atual). 




A abertura agora está mais empolgante, como se fosse de um longa metragem. Além disso, ela dá mais espaço aos outros personagens da série.


DC's Legends of tomorrow

A partir da quinta temporada a abertura de DC's Legends of tomorrow também passou por repaginações. Aconteceu como na evolução dos cartões de visita de The Flash. A vinheta que tinha pouco mais de cinco segundos, agora possui 12 segundos. Assista à nova abertura (De novo, não encontrei a abertura antiga):


   



A abertura ficou jovial, dinâmica, lúdica e divertida, com colagens dos personagens da trama que faziam movimentos e uma trilha sonora empolgante. 

A logo também passou por transformações: a fonte prateada arrojada deu espaço para uma fonte mais jovial e lúdica nas cores vermelho e azul, com um efeito "respingado" atrás.




Essa talvez seja a série mais divertida e lúdica da DC atualmente e a nova abertura transmite exatamente isso. 


Batwoman

A abertura da série da mulher-morcego foi modificada na transição da primeira para a segunda temporada, com o intuito de marcar a saída da antiga protagonista para a nova. A abertura ficou levemente mais longa, de seis segundos passou a ter 11 segundos. Assista as aberturas da primeira e segunda temporada abaixo:


   



 


Perceberam a diferença? A segunda abertura é mais dinâmica e tem mais estória do que a primeira, enquanto a trilha sonora entre elas também é diferenciada. Para mim, a principal diferença é no pano de fundo das aberturas e no uso das cores. Enquanto a primeira usa um pano de fundo nas cores vermelho e preto, a segunda utiliza a cidade de Gotham. 

A logo sofreu pequenas modificações. A fonte e o lançador de morcego é praticamente o mesmo, mas a diferença está no uso das cores e seus gradientes e também no tamanho de cada logo. 




A nova abertura serviu mesmo para marcar a nova fase do seriado e confesso que acho ela mais interessante que a anterior. 


Supergirl

A mudança mais visível e importante entre as aberturas de Supergirl tem a ver com suas logos. Até a quinta temporada era um cartão de visitas, a partir da quinta em diante outro. Compare as aberturas da segunda e quinta temporada da série:


    



 


Supergirl não teve uma mudança tão drástica no cartão de visitas como em The Flash, DC's Legends of tomorrow e Batwoman, a não ser que algo tenha modificado na temporada atual, que são os novos episódios que eu ainda não acompanhei.

Como falei, a mudança foi mais na logo e na dinâmica da vinheta. A logo ficou um pouco mais arrojada, além de ter sido inserida uma nova matiz de cor. O vermelho e o azul, deu espaço para um vermelho em outra tonalidade. O fundo, por sua vez, que era preto, agora é em degradê nas cores amarelo, azul e verde. A fonte praticamente foi mantida. A dinâmica da vinheta atual é mais interessante, pois começa com vários quadradinhos pixelizados que formam a logo da superheroína.  




A nova abertura é mais dinâmica, criativa e pensada fora da caixinha. Acho ela incrível, assim como a nova logo.


Essas foram as novas aberturas que percebi das séries que assisto atualmente. E vocês, lembraram de alguma série que teve a abertura modificada recentemente? Acredita que o novo cartão de visitas marca uma nova fase do produto e o deixa mais interessante? Os espaços dos comentários servem para isso. J-J 


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Acredito que sejam boas séries de assistir
    .
    Uma semana feliz … Abraço fraterno.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. eu gosto quando mudam a abertura, acho que dá um gás à mais pra série

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  3. Do young sheldon eu acho legal mesmo nunca tendo assistido.
    Não vejo essas séries, mas já assisti alguns episódios soltos de supergirl e gostei. Acho bacana mudarem a abertura.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das aberturas das Séries produzidas pela Netflix. Um espetáculo à parte ...

    ResponderExcluir
  5. Adorei, estão cada vez melhores

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Vejo Flash e gosto muito da abertura! :) Boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Realmente, a abertura de uma série chama muita atenção.
    Ótimo post!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu percebi as mudanças dessas aberturas, assisto todas essas série, eu acho legal que de young sheldon sempre trás ele com uma fantasia diferente, eu gostei da de DC's Legends of tomorrow, ficou bem legal.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. E porque tiraram a vaca e colocaram um touro na abertura de Young Sheldon?

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design