segunda-feira, 3 de maio de 2021

De olho nos detalhes de 'A fazenda 12' e 'Big Brother Brasil 21'


Realitys shows tem sido a febre do momento tanto da TV aberta como fechada. Em uma época em que se percebe a carência de programações inéditas na telinha, eles tem chamado a atenção dos telespectadores que anseiam por algo novo. Atualmente tem reality show sobre tudo, dos mais variados estilos e assuntos e para todos os gostos. Eles são criados com o objetivo de gerar entretenimento e é o grande forte da TV.

Eu sempre achei interessante esse tipo de programa, mas abandonei por um tempo, porque acreditava que o formato já estava saturado demais. Foi então que eu voltei a assistir do final do ano passado para cá. Voltei a ver por meio da A Fazenda 12 e Big Brother Brasil 21, dois produtos que tem feito enorme sucesso seja na RecordTV como na Globo, respectivamente. 

Talvez A Fazenda e o Big Brother Brasil sejam os realitys brasileiros da tv aberta mais interessantes. Não que os outros sejam ruins, mas é que eles não conseguiram inovar na fórmula, como esses programas que se renovaram no formato e na fórmula, mas ainda com a boa cachorrada de sempre e o relacionamento conturbado entre pessoas.

As edições atuais de A Fazenda e BBB tem vários pontos em comuns, mas também diferenças que fazem ambos serem peculiares e de grande sucesso. Nesse post, permitirei que vocês fiquem de olho nos detalhes dos programas, suas dinâmicas, formatos, entre outras coisas. Pretendo fugir do lugar comum e do óbvio do que já se sabe sobre os realitys shows, mas alerto que não sou nenhum especialista ou expert nos programas. É apenas pontos de vista de um fã. 


- Animais vs. pessoas







A Fazenda 12 mostrou como é difícil cuidar dos animais e lidar com pessoas de diferentes personalidades em uma fazenda. Mas talvez cuidar dos bichos seja mais fácil do que lidar com pessoas, pois aqueles não falam, não opinam e não são chatos, bastando alimentá-los e cuidar com carinho e dedicação. Talvez a dificuldade se encontre em levantar cedo todos os dias e ouvir o barulho dos animais da fazenda, pois acredito que nem todos gostem. Agora lidar com as pessoas, isso sim é tarefa árdua e pesada.

A vantagem do Big Brother Brasil 21 é que não tinham animais para cuidar e criar (Só alguns cavalos humanos que davam coice ali ou aqui), mas em compensação tinham 19 pessoas totalmente diferentes para lidar. Como lidar com a dorminhoca, com o vilão mor, o mimizento, a militante de plantão, a grossa, a falsa, entre várias outras peças ao mesmo tempo? Uma verdadeira prova de resistência!


- Quartos







Algo muito diferente entre A Fazenda 12 e o BBB 21 tem a ver com os quartos. Enquanto A Fazenda 12 tinha apenas um quarto para 20 pessoas dormirem, no BBB 21 são dois quartos. No reality show rural o caos era visível: como acomodar várias pessoas em um único cômodo? Além disso, a decoração do quarto não era nada bonita, parecendo mais um alojamento com camas de madeira e paredes de tijolos e madeiras nas cores azul e branco. A Fazenda ainda tinha a baia, simples e nada confortável para acomodar entre três à quatro peões.

Já no BBB21 são dois quartos para 20 pessoas dividirem. É claro que também rolava aquela confusão e bagunça básica, mas era mais por conta de convivência e relacionamento, do que falta de espaço ou qualquer outra coisa. E os quartos eram tematizados e tinham decorações incríveis, dignas de excelentes decoradores e designers.

Talvez haja o questionamento de "A Fazenda é um ambiente rural, enquanto o BBB é urbano e contemporâneo, então é compreensível essas diferenças nos quartos e em suas decorações". Bem, mesmo tendo essas diferenças, não é preciso que o quarto na fazenda tenha menos zelo e uma boa aparência, que um na cidade. Por que não decorar o local onde os peões dormem com temas rurais interessantes, coloridos e criativos?! E por que não construir outro espaço para dormir e descansar?!


- Casas e decorações








O rústico e rural, de um lado, e o inventivo e criativo do outro. É assim que defino as casas e decorações de A Fazenda 12 e BBB 21. Não é difícil perceber que a casa e decoração do BBB 21 é mais interessante que a da Fazenda 12. Houve um cuidado maior na construção e decoração da Casa do Rio, do que na Fazenda de Itapecirica da Serra. Cada decoração, cômodo e ambiente do BBB 21 foi criado com muito empenho e dedicação, ao contrário dos da A Fazenda 12

A Fazenda tem uma decoração pouco chamativa, com camas duras e de cores neutras, sofá de cor apagada e cozinha sem ao menos uma decoração e um colorido. O que há de interessante é muito mal um pavão desenhado e ilustrado na parede da sala, feio por sinal. A decoração da Fazenda é xinfrim e pouco bonita de forma geral. Nem a casa da árvore que é um ambiente que deveria transmitir beleza e ludicidade é agradável e interessante.

A Casa é muito mais conceituada, pois cada ambiente e cômodo foi inspirado em uma produção global, transmitindo leveza, alegria, bom gosto e sobretudo criatividade. A ideia foi misturar estéticas com uma proposta multicolorida, mas que relembrassem novelas e séries da Globo. Assim foi criada a Casa dessa edição, com várias personalidades e estilos em cada ambiente.

Era possível sim que a Fazenda fosse mais bem elaborada, como a Casa, até porque trata-se de um programa de um canal cujo dono tem uma das maiores fortunas de todo o Brasil. Então não entendo o porquê desse desleixo todo. 


- Festas







As festas do BBB 21 foram mais interessantes no quesito decoração, tema e espaço, do que as da Fazenda 12, fato! Os temas das festas da Casa mais vigiada do Brasil foram mais elaborados e possuíram uma decoração cinematográfica, com luzes, objetos e elementos. Já os temas da fazenda foram menos criativos e as decorações deixaram muito a desejar. Fora que o espaço era muito reduzido (Como se divertir e dançar com tantas pessoas em um cubículo?!). Um papel colorido de decoração, um globo prata de dança e almofadas coloridas não é decoração, RecordTV! Aprenda a criar uma festa de responsa como a Globo

Dou um exemplo por que as festas do BBB 21 foram de tirar o chapéu. A Festa da Fiat foi uma das mais criativas e interessantes dessa temporada porque o ambiente e a decoração eram todos brancos e os participantes eram quem escolhiam as cores e luzes da festa. 

Sobre os cantores e convidados, o BBB 21 se sobressai com relação à Fazenda 12, seja no porte e peso de cada cantor (importância e visibilidade), como em questão dos cantores estarem presentes, mesmo que sob um palco que é lacrado por vidro, enquanto os da Fazenda estão em suas casas por meio de lives. E convenhamos que é mais interessante um show com o cantor presente fisicamente do que por meio de uma telinha do tamanho de um ovo, né?








- Modos operandi das votações







Para mim, votar para uma pessoa ficar é mais confortável (A Fazenda 12), do que votar para uma pessoa sair (BBB 21). Acredito que a eliminação (A palavra eliminação e a ação em questão) é algo pesado e até mesmo pessimista. No fundo ninguém quer ser eliminado do jogo muito menos da/na vida, apenas aceito. Outra coisa que me assusta muito é o cancelamento (Tanto a palavra como a ação) e eu vi acontecer muito com os participantes do BBB esse ano!  


- Limpeza 









Tento lembrar de uma vez que os participantes do BBB 21 passaram um pano, lavaram o banheiro ou limparam os móveis naquela Casa e não consigo! Na Fazenda 12 era algo mais perceptível, pois via os peões varrendo a casa e os quartos e até mesmo dando uma geral na área externa, passando um pano e um rodo e utilizando principalmente os produtos da Casa & Cuidado (uma das patrocinadoras dessa edição). Agora no BBB 21 nunca vi nada disso ou quiseram esconder isso de mim com a edição. 

Limpeza no BBB 21 foi algo primordial, mas que não vi muito, a não ser a limpeza da cozinha e uma lavagem de louça (Talvez até colocar um lixo na porta). Depois tiveram brothers que reclamaram de cheiro de mijo no banheiro da Casa ou de pentelhos na tampa do vaso do banheiro. Gente, era só lavar, utilizar água sanitária ou alguma coisa. 


- Provas e dinâmicas







Sobre as provas e dinâmicas, ambos os realitys são páreo a páreo nesses quesitos. A Fazenda 12 teve muito mais provas de habilidades e que requereram mais força, mas isso não quer dizer que no BBB 21 não tiveram essas provas. Ambos os realitys tiveram provas emocionantes, de sorte, de habilidade. Já o BBB 21 se destacou com as provas de resistência (Creio que só teve uma na última edição de A Fazenda). Com relação as provas ainda é notório que o BBB 21 teve mais patrocinadas que A Fazenda 12. Além disso, os patrocinadores do BBB 21 e de suas provas tem mais força, impacto e visibilidade que os da Fazenda 12.

As dinâmicas dos realitys foram criativas e interessantes e tiveram o intuito de "colocar fogo no feno e no parquinho". Destaque para os Jogos da Discórdia do BBB 21 que foram emocionantes e eletrizantes, com exceção do Jogo do Rei


- Quadros


Os quadros de ambos os realitys foram incríveis, em minha concepção. Como não rir com a Central de Atendimento ao Telespectador, o C.A.T. BBB, com Rafael Portugal, que zoava os participantes da Casa como ninguém além de responder áudios e mensagens dos fãs? Ou como deixar de sorrir com as paródias e o humor inteligente de Carioca em Sofazenda, onde o humorista criava esquetes e personagens, inclusive a hilária Arnábele? E O Brasil tá vendo foi o grande trunfo da atual edição do Grande Irmão Brasil, com momentos hilários e gafes dos participantes da Casa, além da participação dos internautas e a finalização a cada episódio com a flautinha desafinada que tem feito enorme sucesso na internet nos dias atuais. É de chorar de rir!


- Apresentadores







Tiago Leifert e Marcos Mion deixaram qualquer reality show mais gostoso de se assistir. Tiago Leifert é a imagem do BBB 21 e o porta-voz dos fãs do programa; enquanto Marcos Mion é o escracho de A Fazenda 12. Tiago tem um lado mais contido e sério, sabendo ser divertido no momento certo e criando discursos memoráveis que fazem uma análise precisa do jogo e dos participantes. Já Marcos quer tornar o programa um entretenimento de alto nível com seu bom humor, paródias e discursos mais leves e descontraídos, sempre com alguma reflexão e uma frase célebre de um famoso. Tiago Leifert está para o BBB, assim como Marcos Mion para A Fazenda. É realmente uma pena que Mion tenha deixado a apresentação do reality rural!


- Pits e B.Os nos pós festas







O que seriam dos pós festas se não fossem os pits, B.Os e gafes? Algo que A Fazenda 12 soube trazer para o telespectador melhor que o BBB 21. A Fazenda 12 foi marcada por momentos inesquecíveis dos efeitos do álcool na vida dos peões. Era cada pit e B.O. pós festa divertido e sem noção que eu ficava de cara. Já os pós festas do BBB 21 foram sem graça para mim. Será que os brothers bebem água ao invés de cachaça? (Ou seria mijo?) Por que não é possível que alguém beba cerveja e não role nenhum pit e B.O. nos finais da festa! 


- Patrocinadores












O que seriam dos realitys shows sem os patrocinadores? A publicidade, promoções e mimos das marcas para os participantes do BBB 21 como da Fazenda 12 foram bem presentes. Já para os telespectadores foram oferecidos promoções e descontos por meio de QR codes que apareciam na tela. 

Sobre os patrocinadores merecem destaque ainda as festas temáticas de patrocinadores do BBB 21 que foi uma coisa de outro mundo. Foram interessantes: a festa escolha sua cor da Fiat; a da Cor & Ton que permitiu que os brothers mudassem a cor dos cabelos de seus avatares; a do PicPay que liberava comida e ambientes por meio de QR codes e da votação do público; e a da McDonald's que me ganhou porque teve muita comida de graça.


De modo algum quero colocar na balança os realitys show e dizer qual é o melhor, qual é o pior (Eu até faria isso nesse post, mas resolvi mudar o enfoque!). Meu intuito foi o de mostrar detalhes dos programas e por que um ou outro foi mais interessante em um aspecto ou mais. É preciso entender que os realitys shows são diferentes nos seus formatos e conceitos, então qualquer comparação que fizesse nesse sentido seria o meu fracasso. Agora é aguardar o próximo reality show que me conquistará com seu formato, conceito e dinâmica. Tudo indica que seja o novo No Limite com ex bbb's (Sou #teamBil desde criancinha e nunca neguei). J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Adorei a análise. Nunca vi A Fazenda, mas cheguei a acompanhar o BBB algumas vezes e a questão da limpeza eu sempre fiquei em dúvida. Os quartos também são lindos, assim como as festas.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. É bom que apareçam programas novos e não se caia na rotina, o que pode afastar os ouvintes e apreciadores e aficionados do canal.
    .
    Início e uma semana muito feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Eu sou bem viciado em realitys, vejo os dois e curto bastante!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. não sou de assistir realitys, mas como tem tudo jogado na internet a gente sempre fica por dentro das notícias

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca gostei de realitys, mas um dia sem muitas opções eu assisti o BBB e me interessei pelo lado da psicologia ao ver o quanto a convivência é difícil. Se virei fã acho que não, mas continuo intrigada do pq de tanta dificuldade no que se refere a convivência, seja n/reality, no trabalho ou mesmo em família.
    Bjss amigo e uma bela semana é o que desejo p/vocês

    ResponderExcluir
  6. EU não assisto esses realities mas sempre acabo sabendo sobre eles por que a internet inteira comenta.

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    desses ai eu só assisto BBB e as vezes assisto os de culinária, estou curiosa para assistir No Limite, confesso que não curto muito o Thiago no BBB, saudades do Bial.
    São uma distração interessante, não exige mentalmente de quem assisti, mais as vezes precisamos de algo assim

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito bacanas suas observações. Confesso que não assisto A Fazenda, mas é interessante ver as semelhanças e diferenças entre esses programas.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Emerson.
    Gostoso mesmo é ler suas análises. Faz tempo que quase não vejo TV.
    Há um tempo atrás,mesmo sem assistir,eu tinha o Yahoo e ficava por dentro de tudo que me interessava ou que tinha algum destaque. Não sei porque deixei de ver meu site mais completo.
    Xeru

    ResponderExcluir
  10. Ótima análise. Parabéns! Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Acompanhei o BBB e estou empolgada para a final apesar de ser previsível a ordem dos vencedores. Não gostei da eliminação do Gil, e confesso que por isso deixei de acompanhar como antes mas, é reta final hoje termina. Quanto a fazenda eu não vi nenhum episódio desse ano.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorava participar só para aprender a cuidar dos animais :)

    ResponderExcluir
  13. Eu não assisti muito a esses programas, mas lia alguma coisa por aí.. o que me incomodou bastante foram algumas fotos da bagunça e do banheiro do BBB, parece que não limpavam nada..

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design