sábado, 11 de julho de 2020

Marcas mudam logos para conscientizar sobre distanciamento social



Desde março no Brasil diversas marcas e empresas de vários segmentos reformularam suas logos com o intuito da promoção do isolamento social, uma das medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com mudanças criativas e, muitas vezes, sutis, as logos chamaram a minha atenção por conta dos seus significados. 

Empresas de compras e vendas, de fast-food e até mesmo montadoras de automóveis mantiveram a ideia de suas logos originais, mas agora sob um novo contexto. Várias logos enfatizam o afastamento social, outras recomendam o ficar em casa e manter a distância, enquanto algumas ressaltam a importância de estar dentro de casa e tem até mesmo uma que aderiu a nova espécie de comprimentos, já que apertos de mãos estão extremamente vetados. 

Nesse post falarei de marcas que mudaram suas logos durante a pandemia do coronavírus e de até mesmo um designer gráfico que transformou diversas logos. Confira! 


Mercado Livre




Foi uma das primeiras empresas a mudar sua logomarca. A logo, que trazia um aperto de mão característico dos negócios, foi substituída pela famosa cotovelada, brincadeira que surgiu como alternativa para o cumprimento em tempos de covid-19. A plataforma de marketplace adotou até mesmo um novo slogan: "Juntos. De mãos dadas, ou não"


Volkswagen, HyndaiAudi e BMW




Praticamente todas as montadoras de automóveis aderiram a campanha de distanciamento social em suas logomarcas. Aconteceu com a Volkswagem, Hyundai, Audi e BMW

O interessante é que essas modificações tem grande carga simbólica e semiótica. A Audi, que é a reunião de quatro grandes montadoras, Audi, Horch, DKW e Wanderer - tanto que sua logo são quatro círculos unidos - separou os arcos simbolicamente, embora as empresas estejam unidas no mesmo propósito. 


VW



A montadora alemã distanciou ainda mais as letras V e W do logotipo. Desse modo, o Volks (povo) e o Vagen (carro) foram separados, ressaltando que agora é hora do POVO FICAR LONGE do CARRO e dentro de casa. 


Hyundai 


A logo que apresentava duas pessoas dando as mãos, agora foi modificada por pessoas se cumprimentando com cotoveladas. 


Audi


Como falado anteriormente, a logo da Audi separou as argolas com o intuito de incentivar as pessoas a ficarem em casa e evitarem o contágio. 


BMW



A BMW apresentou uma proposta mais sutil. Agora a logo é vazada, com uma imagem de fundo que denota a importância de evitar a circulação de pessoas (aglomeração) com o intuito de reduzir a curva de transmissão da covid-19. 


O insta Carro Esporte Clube postou um post interessante com todas as transformações visuais dessas montadoras:



Marcas mudam logo para sensibilizar contra o coronavírus! Por @thiagoventuracarros Praticamaente todas as montadoras estão aderindo aos esforços globais de combate à pandemia do coronavírus. Além de doações financeiras, empréstimo de veículos e outras colaborações, as grandes marcas estão fazendo campanha para que seus clientes #fiquememcasa. As alemãs Audi e Volkswagen e a corena Hyundai modificaram até mesmo suas logos! Já BMW fez outra inserção em seu símbolo. O mais legal é que essa intervação tem grande carga simbólica e semiótica! No caso da Audi, as argolas simbolizam da úniao de quatro marcas alemãs (Audi, Horch , DKW e Wanderer) que deram origem à Auto Union. Nessa época de distanciamento social, elas foram separadas fisicamente, o que não significa distantes nas união. Já a Volks (povo) Wagen (carro) separou simbolicamente seus dois elementos básicos ressaltando que agora é hora do cliente ficar longe do carro e dentro de casa, pensando não individualmente, mas no coletivo. A marca da Hyundai (para quem naõ sabe, são duas pessoas dando as mãos), informa que atora é hora de evitar o contato físico e a transmissão da doença. Já a BMW tem uma proposta mais sutil. A alemã acabou de trocar sua logo, que agora é vazada. A bávara não modificou seus elementos, mas a imagem de fundo denota a importância de evitar a circulação de pessoas para reduzir a curva de transmissão da #covid19 Que tal? Gostou das campanhas? ARRASTE PARA O lado para assistir #CarroEsporteClube #coronvírus #CarroEC_bmw #CarroEC_audi #CarroEC_vw #carroEC_hyundai #flattenTheCurve #diminuirACurva #staySafe #imprensacontraocoronavirus
Uma publicação compartilhada por Carro Esporte Clube (@carroesporteclube) em


McDonald's





O McDonald's Brasil separou seus icônicos arcos amarelos, que formavam um "M", para incentivar o distanciamento social. O intuito foi de mostrar que apesar da separação temporária entre clientes e a entidade, eles "sempre podem estar juntos", mesmo que de forma virtual. 

A marca recuou a respeito da criação proposta pela agência DP&Z para essa logo mais minimalista, mas que passa a mensagem sem ruídos. Deu tão certo que a notícia foi reproduzida em sites de publicidade nos Estados Unidos. 

Além dessa iniciativa, a entidade de fast-food anunciou restrições em todos os estabelecimentos para o público, mas mantendo o drive-tru, os pedidos para viagem e as entregas em funcionamento. 


Domino's





A Domino's Pizza adicionou telhados ao tradicional dominó vermelho e azul em sua logo desde o dia 21 de março, com o intuito de estimular os clientes a permanecerem em suas residências. 

De acordo com o presidente do empreendimento, Carlos Eduardo Martins, esse é um período das pessoas se unirem e serem empáticas e solidárias umas com as outras. Ele disse o seguinte:

"Nós estamos trabalhando com todo o cuidado e adotando todas as medidas preventivas para a saúde dos nossos colaboradores para que os nossos clientes possam ficar em casa."



Giraffas





Até mesmo as girafinhas achatadas da logo do Giraffas sofreram modificações. Agora, as mascotes da rede de restaurantes estão obedecendo a distância segura (Que gracinha, né?!). 


Porta dos Fundos




Pela primeira vez o grupo de humor Porta de Fundos mudou a sua logomarca. No lugar do boneco descendo as escadas para sair de casa, agora tem o próprio sentado em casa, olhando o celular. Foram preservados o minimalismo dos elementos e a utilização de apenas duas cores, preto e branco. 


Travel Ace




A empresa adicionou um teto de casa à sua marca, algo parecido com a logo da Domino's


Jure Tovrljan recria logos de marcas famosas



Jure Tovrljan, diretor criativo esloveno, reformou as logos de algumas das marcas mais famosas do mundo. Ele adicionou novos elementos, frases e até mesmo mudou o nome de algumas empresas. A United virou Divided; a MasterCard teve suas bolinhas vermelha e amarela separadas; a sereia do Starbucks ganhou uma máscara; o jogador da NBA deitou-se para ler seu notebook; o LinkedIn tornou-se LinkedOut; a cerveja Corona foi trocada pela frase "Precisa de um novo nome"; sob o logo da Nike surgiu a frase "Agora não faça isso"; e a rede americana de supermercados Target ganhou um "fácil" antes da marca nominal que significa "alvo", em português. 

Todas as logos estão no Behance do autor e não são logos oficiais (Que fique bem claro). Tovrljan trabalha na AV Studio. No site de compartilhamento Dribbble, ele escreveu:

“Apenas uma ideia de como os logotipos deveriam ser nesses tempos difíceis. Aguentem aí, pessoal. Fiquem em casa."


Abaixo destaquei algumas POSSÍVEIS logos. 















Uma iniciativa e tanto

Achei a mudança das logos das marcas incrível. É preciso adaptar-se aos mais diferentes cenários. Com poucas palavras ou nenhuma, as empresas passaram sua mensagem. Finalizo dizendo: Fique em casa. E, se precisar sair, saia com seu álcool em gel e de máscara. J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Extraordinário e elogiável trabalho de pesquisa. Fantástico mesmo.
    .
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo. Tento criar posts com todo um trabalho de pesquisa. Não faço só por fazer.

      Excluir
  2. No início da pandemia quando vi essa iniciativa, achei incrível. E é uma forma de conscientização.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal essa mudança que as marcas fizeram. Ajuda a conscientizar mais ainda a população.

    Beijo.
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dessa conscientização, super válido.
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É importantíssimo para conscientizar aqueles que ainda não a possuem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a mudança dos logotipos, muito importante para a conscientização mundial no caso de grandes multinacionais.
    PEQUENO MUFFIN | LARA REIS | @BLOGPEQUENOMUFFIN

    ResponderExcluir
  7. Extraordinário trabalho de pesquisa.
    Parabéns.
    Bon fim de semana,não esquecer máscara e álcool gel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Amélia. Não sabe como fico lisonjeado com seu comentário.

      Excluir
  8. Não sabia que tinham feito isso, achei a ideia genial! :) Bom domingo.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Achei a ideia sensacional. É bom para incentivar o distanciamento, dar exemplo e ainda fazer propaganda. Inclusive, a do Corona ficou muito boa.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou boa mesmo, Ray. Inteligente e criativa. Ia ser legal se fosse uma logo real.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design