segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Wix descontinuado e descobrindo funções no app



Cada vez mais somos dependentes das redes sociais e de aplicativos para entretenimento, trabalho e comunicação. Deixo o meu exemplo: desde que comecei a trabalhar na rádio Metrópoles (Os cabeças da notícia) utilizo o aplicativo Wix para repostar notícias colhidas em outros sites. Existe a ferramenta de edição no computador pessoal, mas já estou habituado a postar do celular (via aplicativo), pois é mais rápido além de permitir que faça meu trabalho de qualquer lugar. Enfim, postar pelo aplicativo já tornou-se um hábito, mas um fato me deixou aborrecido.

No dia 5 de julho os idealizadores resolveram descontinuar a versão que utilizo, chamada de 1.11915.78, lançada há um ano atrás (setembro de 2018). Essa versão é a que estava mais habituado, já que as novas versões (chamadas de 2. alguma coisa), APARENTEMENTE não dispunham das funções de postagem de textos e imagens. 

Aqui abro um parêntese: sou acostumado com determinada versão de um aplicativo, e caso a atual não apresente melhorias não vejo nenhum problema em permanecer com a antiga. Isso aconteceu com o TVST: me acostumei tanto com uma versão e quando vi que as novas suprimiram o que gosto no aplicativo, não pensei duas vezes e permaneci na antiga. Pode parecer que não quero acompanhar a tecnologia e que sou retrógrado, mas tenho essa característica.

Quando a versão do Wix foi descontinuada, logo acessei o APK e o Aptoide (sites repositórios de versões anteriores de aplicativos) para instalá-la manualmente, ou seja, a baixando para o meu pc e colocando no celular. Instalei a versão no meu celular, mas não tinha acesso ao aplicativo, pois esta, assim como outras, haviam sido descontinuadas. A alternativa foi voltar para a edição via pc, onde o acesso era mais demorado e não havia agilidade, como no celular. 



Com a descontinuação das versões do Wix, já planejava "xingar muito no Twitter", lê-se: enviar reclamações via Reclame aqui, emails para o Wix, colocar uma pontuação baixa no Google Play, assim como minhas impressões do aplicativo. Mas antes de fazer isso, resolvi baixar a mais recente e, para minha surpresa, ela tem as funções de postagem via mobile. Eu que não tinha reparado direito.

E foi assim que redescobri as funções do aplicativo Wix. Tinha o costume de acessar o aplicativo apenas clicando em "BLOG: ESCREVA, EDITE E PUBLIQUE POSTS", ao invés de descer a barra de rolagem e clicar em "BLOG: ESCREVA E EDITE SEUS POSTS NO ANTIGO BLOG". Todas as funções que utilizava na versão antiga estavam ali. Meu amigo e colaborador do blog, Thiago Nascimento, até me deu uma resposta tipo assim "Eu falei, seu burro, que as funções estavam aí" e "Eles [os desenvolvedores] não tirariam uma função tão importante do nada". 





Estava tão acostumado com a versão antiga do Wix no mobile, que não "fuçava" as funções do novo, não experimentando as mudanças que este me proporcionaria. E assim é na vida: estamos tão acostumados com o cotidiano e a rotina, que não experimentamos a novidade e a mudança

Desde o momento que descobri não haver perdido nenhuma das funções do aplicativo Wix, que sempre baixo as novas atualizações. Escrevi até elogios aos desenvolvedores do app (Para quem ia meter o pau, tive uma reação totalmente diferente). Disse o seguinte:



Muito bom que mantiveram os ajustes do blog antigo. Só tenho uma reclamação: não dá pra editar posts publicados e rascunhados. Clico várias vezes no post e ele não abre.


O Wix prontamente me respondeu (No mesmo dia):

"Hi Emerson, Thanks for taking the time to rate the app! In order to help you more efficiently, please contact us at android@wix.com with as much info as possible explaining the issue you mentioned (screenshots, device details, Wix site URL, etc.)"
(Oi Emerson, Obrigado por tomar o tempo para avaliar o app! Para ajudar você com mais eficiência, entre em contato pelo e-mail android@wix.com com o máximo de informações possível explicando o problema mencionado (capturas de tela, detalhes do dispositivo, URL do site Wix etc.))


Na época que escrevi o comentário percebi essa falha na publicação de posts, mas o problema foi resolvido em versões posteriores.

Mas porque preciso de um aplicativo para exercer meu trabalho?!


Um trabalho ágil





Como mencionado anteriormente, com o aplicativo Wix posso atualizar o site Os cabeças da notícia de onde estiver (Metrô, ônibus, praça, banho, etc), com agilidade e precisão. Seleciono a notícia de acordo com a linha editorial do site, a copio, aperto o "+" e a colo no corpo do post. A imagem também é salva no celular e colocada rapidamente no corpo do post. Gasto menos que 5 minutos para isso. É um verdadeiro balé com os dedos das minhas mãos para que a notícia saia com qualidade para os leitores. 

Depois de publicado o post no site, clico em "DESTACADO", para deixar o post nos destaques do blog; e em "COMPARTILHAR" para que o post seja compartilhado na fanpage oficial do site. 


Se fosse fazer isso pelo pc, com certeza gastaria mais que 5 minutos, levando em consideração que meu computador é deveras lento. Para trabalhar nele só com muita paciência. Uso o pc mais para ouvir música e criar posts (Como esse), mas se o aplicativo do Blogger fosse bom, não tenho dúvidas que criaria muitos conteúdos na palma da minha mão.


Como o aplicativo é apresentado?!


No Google Play o aplicativo possui mais de 18 mil usuários e 4 estrelas. Ele é descrito da seguinte forma (com grifos):

"Bem-vindo ao novo Wix Mobile App!

Descubra um jeito totalmente novo de interagir com as pessoas e gerenciar seu negócio de qualquer lugar. Com seu próprio espaço no Wix App, você poderá iniciar discussões, criar um blog, hospedar eventos, oferecer assinaturas, fazer reservas e muito mais. Convide seus contatos a participarem como membros e aproveitarem todos os benefícios de seu próprio aplicativo sem complicações ou despesas.

[...]

Tem o seu próprio blog?
Gerencie seus posts e compartilhe seu conteúdo com seus inscritos.

[...]"


Dependente


Perceberam como sou dependente desse aplicativo para meu traballho?! E que fiquei preocupadíssimo quando uma de suas versões foi descontinuada?! Acredito que isso não só acontece comigo, mas com vocês também. Hoje nossas vidas e rotinas dependem de aplicativos, programas e redes sociais. Viver sem eles não é mais cogitado. J-J


Por: Emerson Garcia

18 comentários :

  1. Parece ser um aplicativo muito útil para você!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  2. A gente tem de acostumar à mudança e muitas vezes para melhor.
    Parabéns pelo seu post, tão completo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa app mas parece ser bem útil! :) Boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Não conhecia esse aplicativo, mas parece ser bem útil.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Esse aplicativo é bastante útil. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pouco percebo do assunto mas é sempre bom saber!!! Bj

    ResponderExcluir
  7. Muitos problemas com o Blogger mas ainda é o menos ruim, pelo menos para mim.

    ResponderExcluir
  8. Oie JJ!

    Que bom que a empresa dá uma devolutiva né? Já conhecia o site, porém nunca havia fuçado nele.. xD

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse aplicativo. Parece ser bem interessante.
    Beijos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o aplicativo,mais que pena que ele será descontinuado.
    Espero que tudo se resolva.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foi descontinuado, mas ainda recebeu novas atualizações.

      Excluir
  11. De volta, depois de férias, cá estou para mais uma visita….

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - O que levamos no peito

    ResponderExcluir
  12. Your article is extremely useful.Everyday your diary inspire ME nice deal} and helped to develop one thing new like I actually have developed a replacement app getapk download link
    : this is often great and pleasurable.Thanks for the awing posts , please keep updated often.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design