Foi enviado para votação no Congresso Nacional no dia 20 de fevereiro de 2019 o projeto da reforma da Previdência, idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. A proposta prevê idades mínimas para aposentadoria de 62 anos para as mulheres e 65 para homens, após uma transição de até 12 anos. A nova medida prevê uma economia de R$ 1,1 tri.
A medida do atual governo é mais incisiva que a do ex-presidente Michel Temer, que previa as mesmas idades de 65 anos, com um prazo médio de 20 anos.
Entre os benefícios apontados pela reforma estão a retomada do crescimento, a geração de empregos e a redução da desigualdade social. Já entre os malefícios estão o aumento do tempo mínimo de contribuição e a redução do valor dos benefícios.
Contudo, há aqueles que rebatem a ideia disseminada de que a reforma é justa, serve para acabar com privilégios e equiparar as esferas sociais. Na verdade, eles dizem que ela serve para manter os privilégios de políticos, militares, juízes e dos que estão hoje na base favorável de Bolsonaro.
Enfim, a reforma da Previdência tem dividido opiniões. Até mesmo os que não trabalham tem sofrido seus impactos.
A posição de cartunistas e ilustradores é clara: são contra e tem utilizado a arte para revelar a verdade por detrás da reforma da Previdência. Separei algumas obras deles e comento logo abaixo:
"A reforma da Previdência acabará com privilégios", a começar pelo dos velhinhos.
Com o objetivo de alavancar a economia a reforma da previdência abocanhará a aposentadoria de muitos.
Os verdadeiros beneficiados com a reforma da Previdência incluem os aliados do governo Bolsonaro.
O ilustrador Duke associa a reforma da Previdência ao boneco de madeira mentiroso, o Pinóquio.
A reforma da Previdência tem mais ônus que bônus, de acordo com a ilustração de Duke.
A reforma acabará com os privilégios de muitos. Leia-se: "da classe pobre". Essa ilustração de Gilmar é auto explicativa.
Quando o trabalhador está perto de aposentar-se o governo prega-lhe uma peça. É isso que a ilustração de Gilmar nos passa.
Essa charge tem o mesmo objetivo da anterior: quando o trabalhador está próximo de se aposentar, descobre que ainda há muitos obstáculos e desafios à frente e também que muitos não sobreviveram ao caminho perigoso e árduo rumo à aposentadoria.
Os privilégios de muitos terminarão com a reforma da Previdência, menos do judiciário, militares e políticos. É isso que a charge de Mariano quer salientar.
Para Spon Holz a reforma da Previdência é mascarada, principalmente quando se trata de seus reais motivos e interesses. O cartunista ainda desenhou um rosto de palhaço, fazendo referência à população.
Essa charge de Genildo é bem humorada e mostra que a reforma da Previdência terá efeitos colaterais negativos para o trabalhador e a população.
Enquanto muitos pensavam ser difícil acertar na Mega Sena, quando alguém disse "ser quase impossível e que as chances eram remotas", um homem que estava na fila corrigiu e disse que difícil mesmo é se aposentar com as novas mudanças da reforma da Previdência.
Não é a reforma da Previdência que gerará empregos e a ilustração de Nani fala exatamente disso.
Quando a reforma Trabalhista foi instaurada, acreditava-se que ela geraria empregos, não aconteceu. Agora apresenta-se a reforma da Previdência como o antítodo para isso. Esse antítodo está correto ou a população sofrerá mais uma vez os efeitos colaterais?! Fica a pergunta.
Uma charge bem humorada sobre a reforma da Previdência.
Nessa charge de Bira Dantas foi utilizado um dos jargões de Jair Bolsonaro (VA-GA-BUN-DO). A reforma da Previdência, segundo ele, não levará em consideração a realidade dos trabalhadores.
De acordo com o chargista, a aposentadoria de muitos trabalhadores nunca acontecerão de fato. Por isso a pessoa na festa escolheu a fantasia de fantasma para representar a aposentadoria.
Uma dura realidade da reforma da Previdência na opinião do chargista.
Encerro as charges com essa bem humorada, mas que apresenta uma realidade doída.
E você, é contra ou a favor da reforma da Previdência? Gostou das charges? Concorda com elas? Diga nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
É assunto meio complexo, não é mesmo?
ResponderExcluirAcho que devia haver uma idade "oficial" em que as pessoas se poderiam aposentar, se assim o desejassem. Existem pessoas com muita idade que ainda estão plenamente capazes e sentem-se felizes por continuarem a trabalhar, do mesmo jeito que existem pessoas bem novas que infelizmente, não têm saúde para o fazerem.
Não acho que deva existir uma regra tão restritiva quanto a isso.
Aqui em Portugal, a idade oficial para a reforma é os 67 anos de idade, com pelo menos 40 anos de descontos, para se ter acesso à reforma por inteiro.
Por outro lado, acho injusto que a classe política e outras beneficiem dos direitos à reforma antecipada só porque estiveram 4 anos no Poder. isso acho muito injusto mesmo. As leis haviam de mudar a favor do povo e das classes que realmente fazem a economia avançar.
Seguindo teu blog!
Um abraço :3
ExcluirA idade da reforma em Portugal em 2019 é 66 anos e 5 meses de idade
As leis só favorecem os mais fortes. Uma pena.
ExcluirObrigado pela reiteração, Portugalredecorvetes.
ExcluirAs coisas estão complicadas por aí... tenso.
ResponderExcluirBeijos
Mari Dahrug
https://www.rabiskos.com.br/
Acho que não deveriam mecher nesse assunto. Deixa como estar, é o meu ponto de vista. Se mudar piorará. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Também acredito nisso, Luciano.
ExcluirUm tema polêmico em qualquer parte do mundo. Um tema sempre revestido de ideologias hipócritas tanto à direita quanto à esquerda. Por aqui, tudo começou com o governo FHC tido como neo liberal e foi duramente criticado mas vingou a reforma. Depois o PT de Luula no primeiro mandato traiu o seu discurso histórico e também fez sua reforma. Dilma estava pronta para fazer a segunda da era PT mas, caiu antes de executar. Agora o Bolsonaro. Quem tivesse ganho as últimas eleições faria. Simples assim.
ResponderExcluirPois é. Nisso só o trabalhador é prejudicado. Que Reforma é essa? Percebo que só favorece aos governos, seja qual for.
ExcluirSó rindo pra não chorar neh, algumas são bem engraçadas
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
É rir para não chorar, não é mesmo?
Excluirmuita criatividade nessas publicações!
ResponderExcluirpena que o assunto seja de dificuldades acrescidas
Oi Emerson, tudo bem?
ResponderExcluirSó consigo sentir tristeza olhando esses cartoons, porque retratam o que vai acontecer com quem é mais pobre e mais precisa. :(
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
São bem realísticos mesmo.
ExcluirNao sei muito bem do assunto no Brasil, o unico que posso dizer e que eu amo seu pais e quero tudo de bom para voces.
ResponderExcluir-GEEKY FREAKY.
Obrigado, Bea.
ExcluirNo Brasil bem ao jeito do que se passa em Portugal relativo a reformas...
ResponderExcluirAbraço e obrigado.
😉
Olhar D'Ouro - bLoG
Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subscrevam
To sabendo. Realmente é triste.
Excluir