sábado, 21 de setembro de 2019

Reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro: cartunistas se posicionam



Foi enviado para votação no Congresso Nacional no dia 20 de fevereiro de 2019 o projeto da reforma da Previdência, idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. A proposta prevê idades mínimas para aposentadoria de 62 anos para as mulheres e 65 para homens, após uma transição de até 12 anos. A nova medida prevê uma economia de R$ 1,1 tri. 

A medida do atual governo é mais incisiva que a do ex-presidente Michel Temer, que previa as mesmas idades de 65 anos, com um prazo médio de 20 anos.

Entre os benefícios apontados pela reforma estão a retomada do crescimento, a geração de empregos e a redução da desigualdade social. Já entre os malefícios estão o aumento do tempo mínimo de contribuição e a redução do valor dos benefícios. 

Contudo, há aqueles que rebatem a ideia disseminada de que a reforma é justa, serve para acabar com privilégios e equiparar as esferas sociais. Na verdade, eles dizem que ela serve para manter os privilégios de políticos, militares, juízes e dos que estão hoje na base favorável de Bolsonaro.

Enfim, a reforma da Previdência tem dividido opiniões. Até mesmo os que não trabalham tem sofrido seus impactos. 

A posição de cartunistas e ilustradores é clara: são contra e tem utilizado a arte para revelar a verdade por detrás da reforma da Previdência. Separei algumas obras deles e comento logo abaixo:


"A reforma da Previdência acabará com privilégios", a começar pelo dos velhinhos. 



Com o objetivo de alavancar a economia a reforma da previdência abocanhará a aposentadoria de muitos. 




Os verdadeiros beneficiados com a reforma da Previdência incluem os aliados do governo Bolsonaro. 



O ilustrador Duke associa a reforma da Previdência ao boneco de madeira mentiroso, o Pinóquio. 



A reforma da Previdência tem mais ônus que bônus, de acordo com a ilustração de Duke. 





A reforma acabará com os privilégios de muitos. Leia-se: "da classe pobre". Essa ilustração de Gilmar é auto explicativa. 




Quando o trabalhador está perto de aposentar-se o governo prega-lhe uma peça. É isso que a ilustração de Gilmar nos passa. 




Essa charge tem o mesmo objetivo da anterior: quando o trabalhador está próximo de se aposentar, descobre que ainda há muitos obstáculos e desafios à frente e também que muitos não sobreviveram ao caminho perigoso e árduo rumo à aposentadoria.




Os privilégios de muitos terminarão com a reforma da Previdência, menos do judiciário, militares e políticos. É isso que a charge de Mariano quer salientar. 

Para Spon Holz a reforma da Previdência é mascarada, principalmente quando se trata de seus reais motivos e interesses. O cartunista ainda desenhou um rosto de palhaço, fazendo referência à população. 




Essa charge de Genildo é bem humorada e mostra que a reforma da Previdência terá efeitos colaterais negativos para o trabalhador e a população. 




Enquanto muitos pensavam ser difícil acertar na Mega Sena, quando alguém disse "ser quase impossível e que as chances eram remotas", um homem que estava na fila corrigiu e disse que difícil mesmo é se aposentar com as novas mudanças da reforma da Previdência. 




Não é a reforma da Previdência que gerará empregos e a ilustração de Nani fala exatamente disso. 





Quando a reforma Trabalhista foi instaurada, acreditava-se que ela geraria empregos, não aconteceu. Agora apresenta-se a reforma da Previdência como o antítodo para isso. Esse antítodo está correto ou a população sofrerá mais uma vez os efeitos colaterais?! Fica a pergunta. 




Uma charge bem humorada sobre a reforma da Previdência.





Nessa charge de Bira Dantas foi utilizado um dos jargões de Jair Bolsonaro (VA-GA-BUN-DO). A reforma da Previdência, segundo ele, não levará em consideração a realidade dos trabalhadores. 





De acordo com o chargista, a aposentadoria de muitos trabalhadores nunca acontecerão de fato. Por isso a pessoa na festa escolheu a fantasia de fantasma para representar a aposentadoria. 





Uma dura realidade da reforma da Previdência na opinião do chargista.





Encerro as charges com essa bem humorada, mas que apresenta uma realidade doída.



E você, é contra ou a favor da reforma da Previdência? Gostou das charges? Concorda com elas? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

18 comentários :

  1. É assunto meio complexo, não é mesmo?
    Acho que devia haver uma idade "oficial" em que as pessoas se poderiam aposentar, se assim o desejassem. Existem pessoas com muita idade que ainda estão plenamente capazes e sentem-se felizes por continuarem a trabalhar, do mesmo jeito que existem pessoas bem novas que infelizmente, não têm saúde para o fazerem.

    Não acho que deva existir uma regra tão restritiva quanto a isso.

    Aqui em Portugal, a idade oficial para a reforma é os 67 anos de idade, com pelo menos 40 anos de descontos, para se ter acesso à reforma por inteiro.

    Por outro lado, acho injusto que a classe política e outras beneficiem dos direitos à reforma antecipada só porque estiveram 4 anos no Poder. isso acho muito injusto mesmo. As leis haviam de mudar a favor do povo e das classes que realmente fazem a economia avançar.

    Seguindo teu blog!

    Um abraço :3

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. A idade da reforma em Portugal em 2019 é 66 anos e 5 meses de idade

      Excluir
    2. As leis só favorecem os mais fortes. Uma pena.

      Excluir
    3. Obrigado pela reiteração, Portugalredecorvetes.

      Excluir
  2. As coisas estão complicadas por aí... tenso.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que não deveriam mecher nesse assunto. Deixa como estar, é o meu ponto de vista. Se mudar piorará. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Um tema polêmico em qualquer parte do mundo. Um tema sempre revestido de ideologias hipócritas tanto à direita quanto à esquerda. Por aqui, tudo começou com o governo FHC tido como neo liberal e foi duramente criticado mas vingou a reforma. Depois o PT de Luula no primeiro mandato traiu o seu discurso histórico e também fez sua reforma. Dilma estava pronta para fazer a segunda da era PT mas, caiu antes de executar. Agora o Bolsonaro. Quem tivesse ganho as últimas eleições faria. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Nisso só o trabalhador é prejudicado. Que Reforma é essa? Percebo que só favorece aos governos, seja qual for.

      Excluir
  5. Só rindo pra não chorar neh, algumas são bem engraçadas
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. muita criatividade nessas publicações!
    pena que o assunto seja de dificuldades acrescidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Emerson, tudo bem?
    Só consigo sentir tristeza olhando esses cartoons, porque retratam o que vai acontecer com quem é mais pobre e mais precisa. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Nao sei muito bem do assunto no Brasil, o unico que posso dizer e que eu amo seu pais e quero tudo de bom para voces.

    -GEEKY FREAKY.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design