quinta-feira, 16 de maio de 2019

Quinta de série- nostalgia: Lost

Pode conter spoilers!








Hoje é dia de falar da série que foi sucesso de audiência, público, teorias e análises: Lost. Essa foi uma das produções que fez com que minha paixão por seriados aparecesse e uma das primeiras que acompanhei completamente. Lost estreou em 22 de setembro de 2004 e teve seu fim em 23 de maio de 2010, durando seis temporadas e 127 episódios. A série foi uma criação de Jeffrey Lieber, J. J. Abrams (Alias e Fringe) e Damon Lindelof e contou com um elenco extenso, entre eles, Matthew Fox, Evangeline Lilly, Josh Holloway, Naveen Andrews, Emilie de Ravin, Terry O'Quinn, Jorge Garcia, Maggie Grace, Malcolm David Kelley, Daniel Dae Kim e Yunjin Kim. A produção misturou drama, suspense e ficção científica de uma forma inovadora e arrebatadora. A série se passava na ABC

Lost (Perdidos em português) girava em torno da história de 48 sobreviventes após um acidente aéreo durante o voo Oceanic 815. O avião em que estavam à bordo e viajava de Sydney (Austrália) para Los Angeles (Estados Unidos) caiu em algum lugar do Oceano Pacífico e, agora, devem lutar pela sobrevivência e para serem resgatados. Só que isso não será fácil, já que a ilha é cercada de suspense e mistério e impede que eles sejam resgatados.

Logo descobrimos que os 48 sobreviventes não caíram na ilha por acaso. Cada um deles está lá por um motivo especial. No avião tinha passageiros americanos, iraquianos, coreanos e uma australiana. Agora, eles lidam com as diferenças entre si, principalmente entre o líder Jack (Matthew Fox) e o sublíder John Locke (Terry O'Quinn), que insistem em liderar o grupo com suas convicções. De um lado, Jack quer liderar com a ciência ao seu favor, do outro John com a fé. Afinal de contas, por que os sobreviventes estariam na ilha? Por motivos científicos, de fé, por acaso ou com um propósito?! 



A ilha, localizada no Havaí, não é comum. Nela existem sussurros, ursos polares (?), fumaça negra, escotilhas, salas experimentais, bunkers de funcionários da Iniciativa Dharma, o protetor da Ilha - Jacob, um bote do século XIX chamado Rocha Negra, uma aeronave com drogas, restos de uma estátua antiga, "Os Outros", aparições de pessoas do passado dos sobreviventes, entre vários outros absurdos. Então, além de procurarem uma forma de saírem da ilha, os sobreviventes descobrem e investigam seus mistérios.

Cada episódio é focado em um dos personagens principais da série. Eles tem o objetivo de mostrar a vida do sobrevivente antes da queda do avião, o que faziam e até mesmo ligações com outros personagens da ilha. Esses são os chamados flashbacks. As histórias pregressas dos sobreviventes são bem interessantes e inóspitas. Kate (Evangeline Lilly) era fugitiva da polícia; Jack (Matthew Fox) médico; Locke (Terry O'Quinn) paraplégico; Jin e Sun tinham segredos e problemas conjugais; Hugo era azarado mas que ganhou um prêmio de loteria; Charlie (Dominic Monaghan) astro de rock viciado em heroína; Sayid (Naveen Andrews) o militar iraquiano; Sawyer (Josh Holloway) o cafajeste; e Claire (Emilie de Ravin) a grávida. A partir do momento que acontece o acidente de avião, a vida de todos muda radicalmente. Kate deixa de ser fugitiva, Locke passa a andar, entre outros. 

À partir da quarta temporada a vida dos sobreviventes é contada sob uma perspectiva do futuro, ou seja, flashforwards. Descobrimos, então, que algumas das pessoas conseguiram sair da ilha e reconstruem suas vidas. Contudo, Jack e alguns dos outros personagens manifestam o desejo de retornarem à ilha por vários motivos, entre eles o de que a vida deles era melhor por lá. Confesso que esses flashforwards me deixaram confuso e provocou várias aberturas no roteiro. 
    
A sexta temporada se passa de forma íntegra na ilha e não há flashbacks e flashforwards, com o objetivo de solucionar os últimos mistérios do local e gerando uma tensão em apenas um conflito até o final da temporada.

Lost foi uma das produções mais caras da TV, pois se passou inteiramente no Havaí (Seu piloto saiu com preço elevado). Além disso, é uma das séries que reuniu um amplo número de atores. Jeffrey Lieber, J. J. Abrams e Damon Lindelof construíram um universo incrível de vários personagens e histórias, além de mistérios e suspenses. Em sua estreia a série tornou-se uma febre, mas quando o roteiro ficou inverossímel demais - com os personagens querendo mover à ilha - as pessoas, de forma geral, perderam o interesse em assisti-la. Além disso, nem todos os mistérios que a produção levantou foram solucionados.


Personagens

Como falado no primeiro tópico, a série contou com 48 sobreviventes, incluindo os que estavam na cauda do avião. Além disso, contou com Os Outros e figurantes. Falarei dos personagens principais agora. Vem comigo.



Jack: Médico-cirurgião espinhal e zelador Dharma. Possui a razão aflorada e entra em conflito com John Locke na ilha. 




Kate: golpista e funcionária de uma fazenda, além de ser mecânica da Dharma. Na ilha, pode experimentar a liberdade, uma vez que o oficial de justiça que a levava para os EUA foi morto. 




John Locke: supervisor de uma fábrica de caixas, inspetor de casas, vendedor de lojas, caçador e líder dos Outros. Ao embarcar no avião está paraplégico e ao sair dele, misteriosamente, passou a andar. É considerado o herói da fé e o contraponto à Jack. 




Sawyer: golpista e chefe de segurança da Dharma. Também é jogador de boxe e um exímio sedutor. Na série foi o que mais bateu e apanhou. 




Claire: aplicadora de piercing e garçonete. Durante o vôo estava grávida. No decorrer das temporadas descobre que é irmã de Jack. 




Sayid: ex-Oficial de Comunicações da Guarda Republicana do Iraque, Chef e Assassino. Ao mesmo tempo que pode ser doce, pode ser um violento torturador. 





Hugo "Hurley": ex-funcionário de uma lanchonete e milionário de um prêmio em dinheiro ao jogar em números misteriosos. Também é cozinheiro da Dharma. É um dos grandes alívios cômicos da série e um gordão camarada. 





Jin: porteiro/empregado da máfia e representante da Paik Automóveis. É casado com Sun e passa por dificuldades no relacionamento com ela. Na ilha é segurança Dharma. É um coreano quieto e pacífico. 




Sun: diretora gerente das Indústrias Paik, dona de casa e casada com Jim. É uma mulher inquieta, diferente de seu marido.




Boone: COO de subsidária da empresa de casamento da mãe e apaixonado por sua irmã




Walt: estudante e filho de Michael. 




Charlie: jovem músico de banda de rock e viciado em drogas. Mantém um relacionamento amoroso com Claire após o acidente. Na ilha passa a ser o grande herói dos sobreviventes.




Shannon: professora de balé, irmã de Boone e considerada uma garota-problema. 




Michael: trabalhador em construção e artista freelancer. É o pai que só queria dar orgulho para seu filho, Walt.  




Ana-Lucia: policial da LAPD e segurança de Aeroporto. É a líder dos sobreviventes da cauda do avião. 




Mr. Eko: ex-traficante e auto-proclamado padre. 




Libby: psicóloga. Na ilha manteve um caso amoroso com Desmond e Hurley. 




Desmond: velejador, prisioneiro e soldado do exército britânico. É um escocês que faz turismo pelo mundo. 




Benjamin Linus: um dos vilões da série e líder dos Outros




Juliet: médica em fertilidade e mecânica Dharma. Ela fazia parte dos Outros, mas os traiu para ficar com os Oceanics (sobreviventes do voo 815). 




Nikki: golpista e atriz. É a namorada de Paulo. 




Paulo: golpista e cozinheiro. Namorado de Nikki. É enterrado vivo.




Daniel Faraday: físico que foi vítima de seus próprios experimentos. 




Charlotte Lewis: antropologista que nasceu e morreu na ilha.




Miles: médium que possui contato com espíritos e segurança da Dharma. 




O Homem de Preto: morador da ilha e inimigo de Jacob.




Jacob: homem que repousa à sombra da estátua. 




Ilana: caçadora de recompensas e ajudante de Jacob. 




Richard: conselheiro de Jacob e dos outros, ex-escravo e fazendeiro. É eternamente jovem.




Frank Lapidus: piloto da Oceanic Airlines e da Ajira Airlines.




O monstro: vapor negro assassino, que persegue as pessoas e conhece suas memórias. 


Claro que a série tem muito mais personagens (A Superinteressante listou 98), mas seria praticamente impossível falar de todos nesse post. 


Mistérios

Lost se pautou em suspenses e mistérios. Por que a ilha fica invisível para o mundo exterior? Quem são Os Outros? O que é a fumaça negra? Por que os sobreviventes experimentaram verdadeiros milagres ao caírem na ilha? Por que a ilha tem o poder de unir ou separar pessoas e criar conexões? Por que há um urso polar em uma ilha tropical? Por que os sobreviventes que saíram da ilha querem voltar para lá? O que é a Iniciativa Dharma? Esses e outros inúmeros mistérios foram desvendados no decorrer das temporadas. Mas o difícil era que quando um mistério era solucionado vários outros surgiam.

Teorias, conspirações e pontos de vistas ganharam as redes sociais no decorrer da exibição da série. Detalhes, easter eggs e mistérios se encontravam em cada frame de cena. Por isso, muitos telespectadores optaram por assistir a série dublada, pois existiam muitas referências e mistérios em uma cena. 

Fazendo um balanço, a série conseguiu solucionar a maioria dos mistérios, mas ainda seguem aqueles não-resolvidos que falo no subtópico abaixo. 


Mistérios não-resolvidos


4, 8, 15, 16, 23 e 42: essa sequência de números aparece em vários momentos e cenas da série, que prefiro não comentar para não estragar a surpresa, mas qual é o real significado dela? Segue sem explicação.




Regras que regiam a ilha: logo sabemos que existe uma força ou um conjunto de regras que rege a vida na ilha, mas não sabemos até hoje quais elas são e para que servem.

Poderes de cura na ilha: como mencionado, John Locke, que era paraplégico voltou a andar, e até mesmo Sun, que era estéril voltou a engravidar. Mas como esses poderes funcionavam na ilha? Havia uma seleção para cura de determinada pessoa e não de outra?

Quem era a protetora original da ilha? a série não soube esclarecer quem era a protetora original da ilha e criadora de Jacob e do Homem de Preto.

Poderes de Walt: o garoto Walt podia prever o futuro e controlar animais, mas a produção nunca esclareceu se ele teve os poderes na ilha ou se já os tinha.

Personagens com mediunidade: Myles, Hurley e o Homem de Preto possuíam esse poder, mas nunca foi esclarecido o porquê.

Sussurros: na ilha era possível ouvir vários sussurros, mas a série seguiu sem revelar o que eles significavam.

Mortos vivos: desde o primeiro episódio, apareciam pessoas mortas ligadas aos sobreviventes. Por que eles apareciam? Eram aparições ou espíritos?





Black Rock: um navio surge ainda na primeira temporada deteriorado. Quem eram seus tripulantes? Por que ele chegou até à ilha?





Adão e Eva: de quem eram os esqueletos encontrados na ilha? Quem a habitava há 60 anos atrás, antes da época dos sobreviventes?




Estátua de quatro dedos: não é revelado quando e por que ela foi construída.




Richard, o homem que não envelhece: por que o personagem não envelhecia? 


Viagem no tempo: a ilha permitia viagem no tempo apenas girando uma roda congelada. Mas por que isso acontecia?




O site G1 selecionou 15 mistérios não-resolvidos da série, em um infográfico interativo e com um bonito design.





























Iniciativa Dharma




A Iniciativa Dharma era um dos grandes mistérios da ilha. Dharma significa Departamento de Heurística e Pesquisa em Aplicações Materiais (Department of Heuristics And Research on Material Applications Initiative, em inglês). Basicamente era um projeto de pesquisa da ilha, que se subdividia em 11 estações (Estudos de fandom mostram que existiam outras), cada uma destinada à uma frente.

Os propósitos dessas estações eram desconhecidos, mas era o que havia de mais avançado na ilha. Todas elas possuíam energia elétrica, suprimento de água, máquinas, aposentos, computadores, suprimentos e materiais médicos, ao contrário dos sobreviventes da ilha que viviam em situações inóspitas. 

Em 2008, no auge da série, foi lançado o site da Iniciativa Dharma e os fãs da série puderam saber mais do seu significado e propósito. Os fãs souberam que seus interesses estão ligados à ciência marginal e que o termo é um sânscrito utilizado no hinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo. Desse modo, a mitologia e a fantasia se instaurou, mais uma vez, na série. 





O logo da Dharma é um octógono com a palavra Dharma dentro, assim como os das outras estações que falo e explano logo abaixo. 


Ilha principal


A Flecha



É considerada por muitos como a primeira estação da Iniciativa Dharma, embora alguns dizem que ela é a segunda. A estação funciona como um depósito, contendo apenas duas caixas. Fora utilizada com o objetivo de desenvolver técnicas de combate.


O Cisne



Usada para estudos de eletromagnetismo. Foi encontrada por Locke e Boone. Na estação tem que digitar uma sequência numérica a cada 108 minutos durante 540 dias, pois era um protocolo a ser seguido. 


A Chama




Utilizada para comunicações. Ela contém uma sala com computadores e equipamentos.


A Pérola



Utilizada para observação remota e Estudos Psicológicos. O objetivo da estação é monitorar a estação Cisne, por meio de um sistema de monitoramento remoto. 


A Orquídia



Criada para estudos através do espaço e do tempo. Mesmo que possa parecer, não era uma estação botânica mas tinha o objetivo de controlar viagens temporais. Ela era o centro onde os sobreviventes podiam mover a ilha, em uma espécie de Efeito Casimir


O Cajado



É uma estação médica utilizada para o cuidado e experimentos com mulheres grávidas da ilha. 


A Tempestade



Gerava energia e armazenava gás para toda a ilha, contudo não se sabe como a energia é produzida. 


A Porta



Até o presente momento sua utilização é desconhecida. Ela é formada por celeiros do lado de fora e duas portas que não tinham utilidade alguma. 



Centro de Segurança



A estação possui diversas câmeras de monitoramento da ilha, com o objetivo de garantir a segurança do local.



Em Los Angeles

O Farol


Localiza a ilha no tempo e no espaço. É uma estação situada fora da ilha. 


Na costa

O Espelho



Criada para impedir o contato para fora da ilha. A estação é submersa e ligada apenas por um cabo. A estação é responsável por bloquear a comunicação de fora para dentro da ilha e de dentro para fora. 


Outra ilha

A Hidra



Criada para fins de estudos zoológicos. Possui uma parte acima do solo e outra subterrânea e foi utilizada para estudar e conter animais da ilha, como o urso polar.


Temporadas 

Como falado anteriormente, Lost durou seis temporadas. Abaixo faço um resumo da história de cada temporada para que aqueles que ainda não assistiram tenham curiosidade de ver. 


1ª temporada

Introduz a história e foca na vida de cada um dos sobreviventes. Ao final da temporada, eles conhecem Danielle Rousseau, que está na ilha há 16 anos. 


2ª temporada


A história continua a partir de 44 dias após a queda do avião. Os sobreviventes descobrem a misteriosa Iniciativa Dharma. Na temporada conhecemos Os outros e os sobreviventes da cauda do avião. 


3ª temporada


Vários personagens são acrescentados e novos mistérios surgem. 


4ª temporada


Uma das temporadas mais curtas da série (16 episódios) por conta da famosa greve dos roteiristas em 2008. Um misterioso navio cargueiro surge no oceano, com o objetivo de resgatar os sobreviventes. Seriam eles gente de bem? No fim da temporada, seis sobreviventes conseguem sair da ilha. 


5ª temporada


Nesta temporada, os sobreviventes passam por experiências de caos e os seis da Oceanic que saem da ilha na quarta temporada precisam voltar por um motivo. 


6ª temporada


A trama se baseia no confronto final entre o bem e mal, representados por Jacob e seu nêmesis (Homem de Preto), que logo descobrimos ser o monstro da fumaça negra. Várias atitudes interferem na ilha e há aqueles que precisam protegê-la a qualquer custo. 


A reinvenção de como se assiste séries


Lost foi uma série que não terminava quando o episódio era televisionado. Várias discussões, teorias e análises foram feitas por fandoms, sites especializados, fóruns, podcasts que sempre observava e estudava questões que passavam desapercebidas pela maioria dos telespectadores.

Lembro que na época aguardava ansioso pelo próximo episódio, procurando informações, pré-roteiros e aperitivos do que iria acontecer à seguir. Na época não contava com o serviço de Torrent, mas sempre dava um jeito de assisti-lo, mesmo que fosse legendado em algumas vezes. 

Lost utilizou muitas metalinguagens e easter eggs. É uma série que ia além da TV, passando por podcasts, jogos (The Lost Experience e Find 815), análises e os famosos extras dos DVD's que tinham explicações aprofundadas das teorias e conexões entre os personagens. Tudo com o objetivo de saciar o desejo dos telespectadores que não se contentavam apenas com o episódio televisionado. 


Wrecked




Em 2016, seis anos após o término de Lost, foi criado uma série chamada Wrecked, espécie de sátira à produção. Com plots e mistérios mais fáceis de entender, a série durou apenas três temporadas (já falada aqui), com o mote de comédia, suspense e mistério.  



Audiência 

A série teve uma média de 15 milhões de telespectadores. As duas primeiras temporadas teve 15 milhões. A partir da terceira temporada esse número decresceu: 15,05 milhões (terceira temporada); 13,4 milhões (quarta); 11,05 milhões (quinta) e 10,31 milhões (sexta). Isso demonstra que a série no início era inovadora e criativa, e com o decorrer do tempo se perdeu por conta do roteiro fantasioso demais. Contudo, a acompanhei do início ao fim.


Prêmios

Em todo seu tempo de exibição, a série acumulou mais de 50 prêmios de um total de 176 indicações. Lost participou de premiações como Emmy Awards, Golden Globe Awards, Satellite Awards, Teen Choice Awards, entre outros. 



Crítica

Com certeza Lost foi uma série divisora de águas do que foi produzido e do que passaria a ser produzido. A série, de forma geral, prendia a atenção do telespectador com bons plots, cliffhangers e personagens com histórias ricas. Além disso, temas como sobrevivência, fé, ciência, ficção científica e dramas pessoais foram trabalhados.

Lost mudou o conceito de assistir séries, além de introduzir bem flashbacks - não tão bem os flashforwards - linhas temporais e realidades paralelas.  Após ela, várias outras trabalharam os termos em seus episódios. 

No entanto acredito que a série decaiu quando passou a ter um roteiro fantasioso demais e quando os flashforwards não se encaixavam com o momento atual dos personagens. Tudo bem que a série era baseada em ficção científica e fantasia, mas chegou em um momento que tudo era difícil demais de engolir. 

A série teve vários pontos positivos, como os dramas dos personagens, os mistérios e toda a mitologia construída. Como pontos negativos, estão sua longa duração e os mistérios que não foram solucionados ao final do show.


Essa é a dica de série de hoje. E você, já assistiu esse mito de série? O que achou? Diga nos comentários. Vamos discutir sobre. J-J






Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Amei o post. lembro que eu assistia episódios soltos de Lost que passava de madrugada, só eu que nunca conseguia entender e ai quando passei a entender a séries nem fui atrás para assistir. Eu assisti Wrecked e não sabia que era uma sátira de lost.
    vou ver se consigo assistir, já que fiquei vem curiosa
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Tayane. Lost é uma febre ainda nos dias de hoje.

      Excluir
  2. Boone apareceu em muitas das minhas series favoritas e eu amo como e um ótimo ator, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson, eu cheguei a assistir Lost, mas me lembro que no final já estava BEM de saco cheio dos mistérios não explicados. Poderia ter terminado melhor, na minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece. Acredito que houve uma mudança de produtores no final da série.

      Excluir
  4. Grande post sobre esta esplêndida serie
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Que desespero!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Emerson, com certeza me atualizei sobre partes que não
    tinha visto.
    Essa série abriu muitas portas; para essa inundação
    de gêneros de séries que temos hoje.
    Obrigada pela visita lá na casa e boa continuação
    de semana.
    janicce.

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti a série, e gostei muito só o final que achei o meio nada a ver. Mas foi legal relembrar deu saudade. Uma série boa para essa categoria que não me lembro se já teve é Fringe.
    Bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje entendo o final da série perfeitamente e até que gostei. Já falamos de Fringe nesse quadro. Dê uma olhadinha depois.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design