quinta-feira, 30 de maio de 2019

Entre Frames #15: Jenifer - Gabriel Diniz

Especialmente hoje reposto a minha análise do clipe Jenifer, de Gabriel Diniz, em virtude do seu falecimento na última segunda-feira (27) ocasionado por um acidente de avião em Recife. Jenifer foi um dos sucessos do cantor e o hit do carnaval desse ano. O post foi publicado originalmente no dia 14 de março. 







Não poderia deixar de trazer para vocês o hit do momento nesse quadro: Jenifer, de Gabriel Diniz. O clipe já tem quase 235 mil visualizações, 2,5 milhões de curtidas e 164 mil descurtidas no Youtube. O vídeo teve direção de Bruno Fiorovanti, roteiro de Izabel Carvalho e produção de Lukas Bass.

O clipe é bem simplório: Gabriel Diniz conhece Jenifer pelo aplicativo Tinder, marca encontro com ela em uma balada, canta, toca e bebe e depois curte com a moça. No final eles participam de um happy hour no serviço de Gabriel. E só. Assista-o:







Em quase três minutos de duração, pude perceber detalhes do clipe, além de ter feito prints de partes que podem ter passado despercebidos pelas pessoas. A seguir, discorro sobre cada um desses pontos. 


A história




Gabriel conhece Jenifer pelo aplicativo. Uma moça descolada, fora dos padrões estéticos e que curte balada. Do outro lado, há uma mulher loira que reprova o relacionamento dos dois. Esta última, está dentro dos padrões estéticos: magra, loira e bonita. Gabriel logo se aproxima e se apaixona por Jenifer, porque ela faz "paradas que a outra não faz"


Estética





O clipe apresenta três matizes de cores: branco, vermelho e amarelo. Nos segundos iniciais e finais a predominância são as cores branca e vermelha, por ser em ambientes cleans e de trabalho. No meio do vídeo, a matiz ganha cores solares e alegres, como o amarelo, amarelo queimado e dourado. 


Admirando a beleza




Gabriel admira a beleza de Jenifer no Tinder fazendo caras e bocas (0:07). Pelas fotos sabemos que Jenifer é gordinha, de bem com a vida e sorridente. A alegria do músico contagia seu ambiente de trabalho tanto que sua colega fica curiosa (0:09) sobre o que o rapaz tanto sorri ao olhar para o celular. 



"Tô solteiro!"



Em festas e baladas é comum as pessoas colocarem pulseiras que significam que elas estão namorando, solteiras ou que não querem compromisso. Aos 11 segundos do vídeo observei que tem um post-it "Tô solteiro!" no pc de Gabriel, como se ele tivesse na pista para negócio e desesperado por um relacionamento.  



Propagandas gratuitas?


O clipe é cheio de propagandas subliminares. Não sei se o cantor recebeu algum dinheiro para fazer esses merchans, mas é possível perceber cada um deles:


1- Gabriel utiliza um aplicativo chamado TINDER;





2- Ele possui um IPHONE (0:15); e 



3- Há propagandas de várias cervejas enquanto Gabriel canta com seu violão, tais como: BUDWEISER, SERRAMALTE, CORONA*, STELA ARTOIS** e ORIGINAL (1:23). 








* e **: Várias dessas marcas de cerveja eu não observei e o Arthur Claro, colaborador do blog, me ajudou a encontrá-las. A Stela Artois, por exemplo, estava perto de um balde da Budweiser e do adesivo da Original, garrafa verde. 



Outros detalhes



Enquanto Gabriel canta e toca em cima do palco é possível ver um balde escrito com as palavras "For You" (para você).


Transições




Entre 0:17 e 0:19 acontece a primeira transição do clipe. Gabriel sai do ambiente de trabalho e vai para o de balada. Com isso, sua roupa muda: de roupa social, ele veste uma camisa descolada florida. 




Ao final do clipe - entre 2:24 e 2:47 - vemos a segunda transição: Gabriel sai da balada e vai para um happy hour na empresa que trabalha. 


Jenifer







Jenifer aparece pela primeira vez no bar, aos 0:29. Como já falado, ela não segue os padrões de beleza e quebra todos os padrões. Quem disse que uma gordinha não pode estrelar um clipe? Quem falou que gorda não pode ser bonita e ter um rosto e corpo esculturais?

Mariana Xavier, a intérprete de Jenifer, enfrentou muitas barreiras para chegar no lugar que chegou. Demorou anos para estrelar um filme e ser reconhecida, porque estava "gorda para a televisão e cinema". A atriz sofreu muitos preconceitos e hoje é a musa do carnaval e do verão. Sim! Mulher gorda também pode ser sinônimo de corpo de verão e ninguém pode dizer o contrário! 

A atriz interpretar Jenifer significa que a musa do clipe poderia ser qualquer tipo de mulher, com qualquer tipo de corpo. Representatividade é isso: colocar corpos que não poderiam ser midiatizados por serem excluídos e marginalizados em posição elevada, de destaque, sem grifar isso. 


Com roupas floridas




Percebi no segundo ato que tanto Gabriel Diniz, quanto Jenifer estão 'combinadinhos' em suas roupas. Eles possuem roupas com estampas florais!


Câmeras


Os movimentos de câmera do clipe são bem simples e comuns. Há um close ali, uma edição de cenas aqui. Aos 0:31, por exemplo, a câmera dá um close em Jenifer, focando no seu rosto e na sua jogada de cabelo. Já aos 0:44 Gabriel utiliza a câmera ao seu favor, dando um olhar sedutor pra ela. 



Merece destaque os movimentos de câmera que alternam as imagens de Jenifer e Gabriel Diniz entre 1:02 e 1:13 e que focalizam Gabriel e Jenifer em 1:19



Centralizados, à direita e à esquerda








Em vários frames Gabriel fica centralizado na tela (1:22), em outros o casal fica centralizado e em alguns Jenifer e Gabriel ficam à direita e à esquerda. 


O casal se encontra




Desde o início do clipe, Gabriel e Jenifer se azaram na balada, mas é aos 1:35 que eles se encontram de fato e cometem as mais diversas loucuras.



"É que ela faz umas paradas, que eu não faço com você"







Achei o casal bem descontraído no vídeo e com uma química muito boa. Por exemplo, Gabriel diz algo no ouvido de Jenifer que a faz sorrir (1:41 e 1:48) e eles até ensaiam um beijo aos 1:55. Tudo indica que esse é um casal ousado, mas será que o relacionamento duraria por muito tempo?





Biquinho


Realmente as caras e bocas do Gabriel Diniz nesse clipe merecem ser relatadas. Destaco ainda o biquinho que o cantor faz para tomar o seu drink (1:36).





Erro de continuidade





Observei que há um erro de continuidade no clipe fortíssimo aos 2:28 quando Gabriel tira o seu óculos e joga para a câmera, sendo que momentos antes ele estava sem óculos. Essa parte ficou mal produzida. 


Deu bug!


Outro momento estranho foi ao final que o casal parece participar de um happy hour no trabalho. Como o Gabriel interage com a Jenifer no trabalho, sendo que ele a conheceu no Tinder? Então ela trabalhava com ele desde o princípio? Não sei, mas realmente essa parte deu bug em mim e no Thiago Nascimento, colaborador do JOVEM JORNALISTA


Ao final




O clipe é finalizado com uma imagem esmaecida (2:44). 



No geral


O clipe não possui uma história aprofundada, cenas bem trabalhadas e muitos easter eggs. Pelo contrário, ele é óbvio e clichê. Por outro lado, o clipe não tem uma boa produção e um story telling afiado. Deixou bastante a desejar, embora traga uma mensagem muito forte. 


Letra


A letra foi escrita por 16 mãos e 8 cabeças, são elas: Junior Lobo, Thawan Alves, Thales Gui, Leo Sousa, Allef Rodrigues, João Palá, Fred Wilian e Junior Avelar. Ela retrata um relacionamento convencional de duas pessoas que se conhecem por uma rede social, mas que é questionado por uma mulher que parece ser o antigo envolvimento do cara. "Mas ela veio me xingando, enchendo o saco e perguntando Quem é essa perua aí?".

O refrão é forte e chiclete. Duvido que alguém nunca tenha o ouvido e caçoado de uma menina que tenha esse nome. "O nome dela é Jenifer Eu encontrei ela no Tinder Não é minha namorada Mas poderia ser".


Música


A melodia é bem para cima e solar e foi o hit do carnaval desse ano. Ela tem entradas de teclado e saxofone bem marcantes. O ritmo lembra o famoso arrocha. 


Espero que tenham gostado da análise de hoje. Até a próxima! J-J

















Por: Emerson Garcia

28 comentários :

  1. Oi JJ
    Nossa quantos pormemores você encontrou e esse não é dos melhores.
    XOXO

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Tem muitos detalhes. Achei que não teria tantos.

      Excluir
  2. Hey Emerson! Tudo bem?
    Realmente são detalhes que passaram despercebidos.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  3. Olha confesso eu nunca ouvi a música toda, somente o refrão. Que loucura essa explosão rsrsrsrs

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Uma explosão e tanto. A música será exibida no programa Só toca top da Globo.

      Excluir
  4. Nossa que post surpreendente em, adorei seu post muito interessam, na verdade estou adorando navegar em seu site, pois aqui encontro vários artigos interessantes de se ler como este.
    Hiper Cap Mogi
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, por mais que eu ache essa música bem cafona hahah é viciante gruda na cabeça

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  6. Sabe aquelas músicas chamadas chicletes k;
    acho que são todas essas aí;
    Fazer o que né... só aceito porque dói menos kkkk

    ResponderExcluir
  7. Nossa, essa música virou um chiclete!!
    Abraços!
    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
  8. You've analyzed it all so well! Great post!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  9. Julgue-me quem quiser, mas eu gostei bastante da música, hah
    Além de ser bem divertida e descontraída, o videoclipe é algo que merece destaque e reconhecimento, principalmente pelo empoderamento dado à Mariana Xavier

    Abçs
    https://www.bananices.com/

    ResponderExcluir
  10. Um video que desconhecia, e que adorei descobrir ao pormenor por aqui!...
    A música é super alegre... e convida mesmo a um pé de dança!... :-)
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia. Lamento a perda. RIP.

    ResponderExcluir
  12. Vou ter que ouvir melhor qdo estiver sozinha ahah

    Beijinho
    www.danielasilva.pt

    ResponderExcluir
  13. Oi Emerson, não conhecia o cantor e nem a música. Triste a morte dele. :(

    ResponderExcluir
  14. Gostei da musica e adorei o post
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Alerta... Autoridade Tributária

    ResponderExcluir
  15. Lamento o falecimento do rapaz principalmente por ser muito jovem e ainda ter muito a fazer por aqui. Mas enfim, faz parte da vida. No entanto, como artista eu não o conhecia.

    ResponderExcluir
  16. Por isso, quando vi a notícia no jornal, o cantor me parece familiar... eu o havia descoberto aqui mesmo, através deste post!...
    Lamento imenso o seu falecimento... logo agora, que a sua carreira estava descolando...
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O JJ fica lisonjeado com essa informação, Ana. Realmente foi uma pena mesmo ele ter falecido tão jovem e no auge da carreira.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design