terça-feira, 5 de março de 2019

5 propagandas criativas e 5 sem noção



No segundo post da parceria Jornalista ≠ desse ano eu e o Arthur iremos falar de propagandas criativas e sem noção. 

Propagandas podem ser a alma ou a desgraça de um negócio. Existem aquelas que elevam o produto e as que o envergonham. Aquelas que são criativas e as que não. O bom trabalho de publicitários e produtores merece ser reconhecido quando uma propaganda consegue ser incrível em poucos segundos ou minutos. Contudo, pode ser questionado quando o trabalho não é lá essas coisas.

Separei 5 propagandas criativas e 5 sem noção nesse post e o Arthur fez o mesmo em seu blog (clique aqui).



Propagandas criativas


São inúmeras as propagandas criativas, que elevaram seus produtos e são lembradas até hoje. Vamos à algumas delas?


1- Por quantas horas funciona uma rede de fast food?




A McDonald's colocou uma caixinha de batata frita em uma tomada para falar que sua empresa funciona 24 horas por dia. Gostei muito do efeito das luzes na caixa, que lembram batatas. 




2- Propaganda de dicionário


Essa propaganda do dicionário Aurélio é simples, mas incrível ao mesmo tempo. Com a frase "Bom pra burro" se construiu uma boa jogada de marketing, significando uma metáfora que o dicionário é muito bom e é bom para as pessoas leigas e sem conhecimento, ao mesmo tempo. 


3- Sem papel


A propaganda do Itaú Sem papel é simplesmente fofa e incrível. Com o objetivo de que seus clientes utilizem faturas digitais ao invés de impressas para preservar o meio ambiente, a campanha conquistou a todos. Assista:








4- Idoso Vs. Homem na lua


A Audi simplesmente arrasou na campanha Commander (Comandante em tradução livre em português) que compara o potencial de um idoso com a ida de um homem à lua. Roteiro, fotografia e trilha sonora impecáveis. Veja:








4- Tapete Gelado (Jambo Pet)


Agora o público destinado são os cãozinhos! A propaganda Tapete Gelado- Jambo Pet é criativa tanto nas imagens como no texto narrativo, ao apresentar ilustrações e animações 2D que deixaram a propaganda mais criativa e interessante. Veja:





Fala sério se essa propaganda não é a coisa mais fofa do mundo?! Quem aí queria ser um cachorro só para utilizar esse produto?!



5- It, A coisa


Uma intervenção no meio da rua para lançar o filme It, A coisa com um balão amarrado em um bueiro foi a ideia que os produtores e criadores do longa tiveram. Veja se não é a coisa mais interessante do mundo:




Traduzindo o texto ficou assim: "Está mais perto do que você pensa. O filme 'It: A coisa' Será lançado no dia 7 de setembro". Gostaram?




Propagandas sem noção


Ao pesquisar na internet percebi a quantidade enorme de propagandas chatas, ruins e totalmente sem noção. Sempre tem aquela publicidade que nos buga e nos faz questionar se alguém realmente teve a coragem de fazer algo assim. Se fosse colocar todas esse post ficaria enorme, por isso, selecionei algumas: 


1- A dengue mata! (Mas uma propaganda ruim também)




Essas propagandas da Barretos + saúde ao invés de alertarem, faz a gente sorrir sem limites. Quem será que foi o idealizador desse projeto e dessas frases incríveis, só que não? Achei essas peças da dengue piores que aquelas das caixas de cigarro. Diz aí?!



2- Nojo é pouco




Uma empresa de sabonete líquido chamada Just resolveu chamar a atenção com uma propaganda em que os insetos - larvas, baratas e minhocas - são o foco. Sério que a organização quer lucrar dessa forma?



3- Só rindo!




Dizem que a propaganda é a alma do negócio, mas isso nem sempre funciona, como esse anúncio de duplo sentido, que mais faz rir do que vender um produto. 



4- True clean towel




Uma campanha chamada Toalha limpa verdadeira (em tradução livre em português) resolveu chamar a atenção do público com toalhas para limpar partes superiores e inferiores do corpo, representadas e sinalizadas pelas inscrições "top" e "bottom"

Essa toalha tem o objetivo de delimitar o uso da toalha e não passar a toalha no rosto, depois que passou nas partes íntimas. Até aí tudo bem, a propaganda até que seria interessante, mas o que estraga é o seu vídeo. Assista:






Com o mote ao final do vídeo: "Saiba onde sua toalha foi", a campanha foi um tanto quanto sem noção. Fala sério! Sabemos que é nojento a atitude, mas ver no vídeo nos dá ojeriza, não é?



5- Orange fitness


E se fosse possível você quebrar nozes com uma parte íntima do corpo? Nunca pensou nisso?! Então veja o vídeo abaixo:






Quem criou essa propaganda merece o Troféu Joinha de sem noção, não acham?




Gostaram das campanhas? Concordam com a catalogação de cada uma delas? Qual propaganda vocês consideram criativas? Quais sem noção? Digam tudo nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Gostei do post muito bom
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Por favor não deitar as beatas ao chão...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, as 5 primeiras propagandas realmente são ótimas. As outras bem sem noção, essa do sabonete me deixou com muito nojinho.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
  3. Interessante seu post.
    Gostei

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante o post .

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Os 5 primeiros são realmente bem criativos e de ótima sacada de marketing. Agora os outros, hahah, são bem nosense mesmo, viu!

    Ótima seleção.

    Bananices

    ResponderExcluir
  6. Hey Emerson! Tudo bem?
    Adorei as propagandas.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
  7. Bacana a do It e a do dicionário, a do bebê é bonitinha mesmo, mas aquela do "ótimo pra quem tá duro" é boa também! Hehe.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design