sábado, 29 de dezembro de 2018

Eu cometi 'facecídio'



A gente só dá valor às redes sociais quando sentimos falta delas. Recentemente (06 de dezembro) tive meu Facebook desativado por um motivo que poderia evitar. Sim, eu cometi 'Facecídio', como tenho acostumado a falar, e não há a mínima chance de recuperá-lo. Fiz de tudo: contei o meu caso no Reclame Aqui, entrei em contato com a Rede Globo (a denunciante) e com o Facebook, sem obter um parecer favorável de nenhum deles.

Quando digo que poderia ter evitado é que poderia ter criado outras estratégias, que já havia criado em outras oportunidades. Mudando caminhos, criando novas alternativas, para evitar a desativação. O que me deixa mais chateado é que já havia sido avisado pelo Facebook e mesmo assim incorri, mais uma vez, nesse erro. Provavelmente, se tivesse postado o vídeo em outra plataforma, estaria com minha conta até hoje. Sério, esses dias tive a Síndrome do Barry Allen: queria mudar o passado e veio um monte de 'e se' na minha cabeça. Mas não há como mudar o passado, o que posso fazer agora é um novo futuro.

Tive minha conta desativada por ter postado vídeos da Rede Globo por duas vezes, violando, assim, uma das regras do Facebook, que é a de infringir os direitos autorais de terceiros. Havia sido advertido na primeira vez, mas na segunda que postei não me lembrava disso e que poderia ter postado em outra rede social, que não o Facebook. Aí deu no que deu: fiquei sem acesso à minha conta por 72 horas e depois de 6 dias de uso normal e contínuo tive a minha conta desativada. 

Vocês até podem imaginar os revezes que tive ao ter minha conta desativada, já que esta é a principal rede de contatos atualmente. Não posso mais compartilhar links do blog no meu perfil e na fanpage do blog; perdi o acesso à fanpages que alimentava - a do JJ está com quase 500 seguidores e a Frases Onde Vivem os Monstros ultrapassa os 4 mil seguidores-; perdi contato com vários amigos; perdi o progresso em vários jogos; não posso acessar várias plataformas fundamentais pelo Facebook; e não sei mais quando um amigo querido faz aniversário. O Facebook, para mim, não era uma prioridade, mas uma necessidade. Agora o que me resta é superar sua perda.


                                                          A lembrança que restou do meu Facebook.


Falando em perdas, superei muito bem o fim do MSN - que era o principal canal de mensagens da época - e do Orkut - que era febre ainda em 2006. Acredito que o Whatsapp e o Facebook, respectivamente, supriram o fim dessas redes sociais. No final das contas, nenhuma rede social é insubstituível, embora cada uma tenha suas peculiaridades e funções. A minha dificuldade no momento é encontrar uma rede social que possa suprir o Facebook.

Contudo, ainda mantenho acesso e atualizo o Instagram e o Twitter do blog. Talvez essas sejam as ferramentas em que deva me aprimorar cada vez mais, criando conteúdos e aproveitando suas funcionalidades. Além delas, também continuarei a compartilhar os links do blog por Whatsapp

E qual será o destino da fanpage? Bem, ela não será mais atualizada enquanto não tenho acesso à rede social, mas queria muito que os leitores e seguidores dela não deixassem de segui-la e que passassem a seguir o Instagram e o Twitter do blog, pois serão atualizados frequentemente.

O que me resta agora é me acostumar sem Facebook e será bem difícil pois já estava na rede social há 7 anos. Enquanto isso, vou aproveitando as outras redes sociais da melhor forma. J-J



Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Pois, só ligo mesmo ao meu blogue, :)

    ResponderExcluir
  2. Não uso muito não.
    Abraços

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  3. Cê tá numa onda de azar com o facebook, né? Uma pena! Mas acredito que o tempo do facebook já esteja passando mesmo, tô vendo o Instagram tomar o lugar dele aos poucos. As redes sociais parecem que têm um ciclo haha

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Foi-se o tempo que o Facebook estava em alta, mas estou sentindo muita falta.

      Excluir
  4. Nossa menino!!!!!
    Espero que a onda passe com o novo ano, não sabia que podia ocorrer de fato um facecídio pelo que postamos :o

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  5. Hey Emerson! Tudo bem?
    Lamentável o ocorrido.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog miiistoquente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  6. Direitos autorais é bem complicado e realmente dá problema. Acho que agora terá que começra do zero, com uma nova conta. Boa sorte


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem com uma nova conta consigo começar, Nathalia. Estou marcado negativamente pela rede social.

      Excluir
  7. Um excelente ano de 2019
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Acupuntura novo método para emagrecer!!!...

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design