Mataram a Manchinha e com ela foi-se embora, mais uma vez, o respeito, amor ao próximo e compaixão. Àquele que sempre foi considerado melhor amigo do homem, tornou-se uma ameaça. Em lugar do carinho e meiguice dados aos seres humanos, o cão recebeu em troca venenos e pauladas. Não houve medida para a maldade. Não mediu-se, por exemplo, o bem que os cães fazem aos seres humanos, como carinho, companhia e fundo terapêutico. Calaram seu latir, sua docilidade. Calaram sua voz.
Contudo, sua voz ainda ecoa pelos vários cantos desse país. O caso de Manchinha foi o despertar para revermos como os seres vivos são tratados, até que ponto alguém se importa, ou não, com um animal e como as políticas de proteção e defesa dos animais ainda são falhas. Será que realmente um cachorro é percebido com dignidade? Não é porque um animal é de rua que ele deve ser tratado com agressividade e violência.
A morte de Manchinha também foi mobilizadora. Várias pessoas compartilharam ilustrações, falaram do caso e foram tocadas com o ocorrido. Não é o caso de uma vida de animal valer mais que a de um ser humano, mas é o quanto fomos sensibilizados não só com esse caso, mas com outros. Ainda existe amor, empatia e sensibilidade de algumas pessoas.
Assim como os seres humanos, os animais devem ser tratados com dignidade. Não é elevar a posição de um ou outro, mas equipará-las, afinal, assim como o ser humano é um ser vivo, o cachorro, gato ou papagaio também são. Evoluímos racionalmente com relação aos outros seres vivos? Sem dúvidas, mas mesmo com o processo evolutivo ainda somos iguais em natureza. E espera-se que por conta da nossa evolução e cognição tratemos as outras espécies com respeito.
Têm-se questionado de quem é a culpa da atrocidade com a Manchinha. Se do hipermercado, do segurança ou das políticas da empresa. Digo que a culpa é "desse ser humano" que não tratou Manchinha com dignidade, assim como as pessoas que iam todos os dias para dar comida e água à ela. Mais do que uma ordem superior ou de políticas do mercado, o que está em questão é o cárater do segurança, e este último deve estar acima de qualquer coisa, mesmo que implicasse na sua demissão. A vida deve vir acima de qualquer ordem.
Tenho visto internautas cobrando um posicionamento do hipermercado e atribuindo à ele a culpa, mas o mais culpado é o segurança, que deverá responder por seus crimes. Acredito não adiantar boicotar a empresa e questionar suas políticas. Não é por esse viés que a questão deve ser resolvida.
As polêmicas não param por aí. O Youtuber Whindersson Nunes tem sofrido críticas por ter "amenizado" a atitude do segurança e, possivelmente, ficado do lado do hipermercado. Ao invés de ter usado a palavra "DESUMANO", utilizou a "DESPREPARADO". Nesse ponto concordo com os internautas de criticarem Whindersson. O segurança foi DESUMANO. Agora sobre ele ter ficado do lado do hipermercado, não acredito nisso, já que a vida deve estar acima de qualquer instituição.
Ao meu ver, não é sensato criar posts comoventes e inserir o perfil da rede de hipermercados para chamar a atenção. A culpa não foi da empresa, mas do segurança. Desse modo, boicotes não funcionam, denegrir a imagem do estabelecimento também não. O que funciona é cobrar que a justiça nesse caso seja realizada.
O que deve ser analisado é a atitude covarde do segurança, que se fez isso com um cachorro, poderia fazer com qualquer outro ser vivo. Será que o segurança agrediria ou mataria um morador de rua? Talvez, por ele não possuiu senso de civilidade, respeito e amor à vida, mas sim uma violência descabida que não só pode, como deve ser questionada. Já dizia o filósofo Arthur Schopenhauer: "A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem".
O cantor Eduardo Costa questionou a comoção que a sociedade deu ao caso da cachorra. Ele disse: "E o Brasil? E que comece o mimimi", querendo dizer que as pessoas tem dado mais atenção à morte de cachorros, que de seres humanos. Ora, Eduardo Costa, assim como os seres humanos são seres vivos, o cachorro também e deve ser tratado com amor e respeito, já que ele oferece amor sincero e puro e companhia aos homens. Abrir os olhos para esse caso não é, de forma alguma, fechá-los para os homicídios que ocorrem em nosso país.
O mínimo que se espera de uma espécie que é fiel aos homens é carinho e respeito, e isso não foi oferecido pelo segurança. Finalizo esse texto com duas frases, uma de Leonardo da Vinci e a outra de Guimarães Rosa:
"Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade" - Leonardo da Vinci
"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?" - Guimarães Rosa J-J
Por: Emerson Garcia
Realmente muito triste, que tipo de ser humano faz isso né.
ResponderExcluirLamentável
Bom fim de semana.
Abraços
www.glamour2.com
Such a sad story. I like the illustration with the halo on his head.
ResponderExcluirFeliz fin de semana!
www.fashionradi.com
Para ti também.
ExcluirNão sei do que se trata o caso, mas já tinha visto algures essa história e ilustração entre os meus amigos brasileiros. Acho bonito o movimento das pessoas, unirem-se contra alguém que cometeu uma atrocidade. Respeitando o animal.
ResponderExcluirMRS. MARGOT
Esse caso foi comentado nacional e internacionalmente.
ExcluirRevoltante, nesse episódio pergunta-se: por que envenenar o animalzinho? Por que matar a pauladas, alguém pediu? O homem corria perigo de ser trucidado? Quem faz isso é o ser desumano e doente.
ResponderExcluirUm bom fim de semana!
Exatamente isso, Tais.
ExcluirFiquei sem palavras quando acompanhei todas as notícias desse caso, principalmente os stories da Luisa Mel!
ResponderExcluirSem palavras pra esse ato desumano... Chega a ser inacreditável! Tanto que quando vi pela primeira vez, achei que fosse fake news, porque não conseguia acreditar!
Bom final de semana!
beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=ZLAgUvAXUrI
Infelizmente não é fake news.
ExcluirEu fiquei muito triste com tudo isso. São seres tão indefesos e que só querem passar carinho, amizade e companheirismo. Sem dúvidas temos muito que aprender com os animais.
ResponderExcluirEspero que tenha justiça e que faça uma lei mais severa pra atos como esse. Não pode sair impune.
Blog: O Planeta Alternativo
Exato, Walter. Que se tenha leis mais severas.
Excluir