quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Entre Frames #8: At my most beautiful- REM






No Entre Frames de hoje apresento o clipe At My most beautiful da banda REM. O vídeo faz parte do cd Up de 1998. Ele fora divulgado no Youtube em 6 de julho de 2011 e possui 9 mil curtidas e 202 descurtidas. 

At my most beautiful foi o terceiro single a ser lançado do cd. De acordo com o vocalista da banda, Michael Stipe, esta foi a canção mais romântica escrita por ele. Já o videoclipe conta uma história diferente da letra: a de uma violoncelista que está à caminho de uma audição, que tem a banda como jurada. Assista:






Pude destacar vários pontos do videoclipe, entre eles:



Estética


O clipe possui 3 minutos e meio e uma única estética em todo o seu momento de duração: tons azulados e frios. As cores principais que podem ser observadas são o azul escuro e claro, o preto e algumas contrastantes, como o vermelho e amarelo. 

Acredito que pela letra ser mais melancólica, casou muito bem com a estética. A história do filme, por sua vez, também, já que conta com vários momentos tristes e melodramáticos vivenciados pela protagonista. 




Frames e movimentos de câmeras












Há vários frames que são repetidos por diversas vezes, como cenas e detalhes. Como exemplo, cito a partir de 0:19 em que existem vários cortes (moça caminhando com o violoncelo, closes nos jurados, close no guarda do prédio). 

Todos os movimentos do clipe são singelos e focam em partes de objetos e personagens. A câmera ora se aproxima, ora se distancia das cenas. Em algumas vezes ela realiza um corte brusco, deixando apenas o busto do vocalista enquadrado (0:37). 







Simetria e assimetria








Existem cenas simétricas, como a que a cadeira é o centro de tudo (1:48) e assimétricas, como a que o vocalista fica alinhado a direita ou à esquerda (0:391:55).

Além dessas, destaco uma em que os jurados/integrantes da banda estão simétricos sob uma mesa. O da direita e o da esquerda estão com os jornais levantados, enquanto o do meio está com a revista em cima da mesa (0:30).







Os jurados












Como falado anteriormente, os integrantes da banda fazem os papéis de jurado nesse clipe e tem vários tipos de comportamentos. O vocalista, por exemplo, parece reger uma banda (1:37); já outro, pega em dois pontos de uma cadeira (0:04); e um terceiro faz anotações em um caderno (0:08). A caracterização dos integrantes como jurados é bem convincente.

Outro ponto a ser destacado é quando os integrantes da banda parecem formar uma razão áurea no vídeo - Sequência de Fibonacci - aos 0:34, em que o vocalista é o início ou o final dessa razão. 







Uma violoncelista ao encontro de sua audição






O interessante é que os integrantes da banda não protagonizam o clipe, mas sim uma violoncelista que aparece pela primeira vez aos 0:14. Os jurados fazem papéis de coadjuvantes e de pessoas que a aguardam. Até mesmo o guarda do prédio que aparece aos 0:12 é um coadjuvante. Ele observa a violoncelista caminhar entre 0:16 e 0:18.









Contraluz


Aos 0:50 o vocalista fica em uma janela em que é refletido a imagem de fora. Achei esse efeito bastante interessante. Ele é repetido por outras vezes.






A Lei de Murphy


Já diz o ditado que "nada é tão ruim, que não possa piorar". Antes da violoncelista chegar ao seu destino várias intempéries acontecem com ela, como:



- é molhada por um carro de táxi (0:59);







- perde o ônibus (1:11);







- encosta em um metal de um poste (1:13);










- tropeça e cai no chão (1:15);







- perde dinheiro (1:16);







- O ventilador que estava sendo usado para um ensaio fotográfico atinge uma lixeira e a derruba, o que acaba levando papéis para seu rosto, a atrapalhando e bagunçando seu cabelo (1:58 - 2:20);





















- Um bandido corre e o policial vai atrás, o que acaba derrubando a protagonista mais uma vez (2:32); e








- perde seu óculos, que é pisado por um policial (2:37).













Fala sério! E eu que achava que não tinha sorte.... O que você faria se esse tanto de situações ocorressem? Pararia ou seguiria em frente?


Persistência






A protagonista escolhe a segunda opção, mas com certa persistência e deboche, quando cansada de tantas coisas ruins ela simplesmente balança a cabeça e solta um risinho (2:18).




Ao final, com muito esforço, ela consegue chegar ao seu destino final e se apresenta na audição. Isso acontece aos 2:50




Música em segundo plano


Ao apresentar-se para os três jurados, a música fica em segundo plano e o som do violoncelo invade a cena. Isso acontece de 3:02 até 3:26

A sobreposição do violoncelo na música ficou chamativa e interessante. 


Letra



A letra fala de alguém apaixonado por uma pessoa, sua voz e pelo seu momento mais bonito e que foi descoberto uma forma de fazer a outra sorrir. É uma letra romântica e amorosa. Veja um trecho: "I've found a way to make you I've found a way A way to make you smile..." (Eu descobri um jeito de fazer você Eu descobri um jeito Um jeito de fazer você sorrir...).

Quando sobrepomos a letra sob o vídeo percebemos que ela acaba por perder seu sentido original, pois o clipe fala de esperança, persistência e superação, e não de romance


Música



At my most beautiful apresenta belos acordes e melodias, além de trazer um "quê" de The Beatles. É uma boa música para momentos reflexivos.


Esse foi o Entre Frames de hoje. Até a próxima! J-J















Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Adoro REM e acho que você foi muito feliz na análise do vídeo.
    Nunca havia visto uma tão completa assim em blogs.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  2. wOW QUE ANALISE MEGA LEGAL, visualizei aqui todas as explicações. Adoro essas análises me dando outra perspectiva :0 Amanhã vou te mandar um e-mail com convite especial, espero tua resposta ta 😊 Bjs Monalise
    www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu visualizar. A ideia do quadro é justamente essa. Ok, aguardo ansioso por seu e-mail.

      Excluir
  3. Amo demais essa canção. REM é ótimo! ótima análise meu amigo ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  4. Onde esta análise esteve todo esse tempo em uma das minhas músicas preferidas do R.E.M. Obrigado ao autor.

    ResponderExcluir
  5. Lindíssimo!
    Grata pela análise. Apreciei cada detalhe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite de quinta-feira. Obrigado pela visita e comentário.
    Música boa e de qualidade.
    Luiz Gomes

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Emerson
    Não conhecia o clipe, obrigada por compartilhar, você fez uma ótima análise, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Por acaso não gosto dessa música, mas a tua descrição, os pormenores... Os meus parabéns!

    Bom dia

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design