terça-feira, 11 de setembro de 2018

É possível amenizar fobias com gifs animados?




Você tem medo de que? Qual é sua fobia? Por sermos humanos, sensações de insegurança e paranoia fazem parte de nós. Não estamos imunes à isso. Temos arrepio, pavor e agonias que muitas vezes não sabemos de onde veem. São medos irracionais e psicológicos que não entendemos porque sentimos e não controlamos. Situações como essas podem gerar vergonha ou desconforto. Muitos preferiam não passar por elas. São episódios tristes e difíceis de lidar.

A ilustradora e artista eslovena Petra Švajger decidiu trabalhar com medos e fobias de uma forma inovadora. Ela criou autorretratos pisicológicos representando fobias que ela mesmo possui. Chamado de Anxiety Self Portrait, o projeto utiliza a técnica de GIF's que deixa a representação da doença mais divertida, lúdica, dinâmica e criativa. 





A modelo de cada imagem é a própria Petra. Ela interage com as animações, sofrendo as ações das fobias. O fundo de cada arte é cinza e a artista aparece sempre no canto inferior direito trajando um casaco preto.




As fobias retratadas por Preta e que ela possui são: nictofobia (medo irracional do escuro ou da noite - imagem acima), cinofobia (pavor de cães), fobia social (desconforto ou medo de uma pessoa em uma interação social) e talassofobia (pavor do mar). Dessas acredito que tenho fobia social, pois tenho medo de falar em público e das reações das pessoas sobre mim, mas tenho relevado isso.













Acredito que a eslovena utilizou as fobias e medos ao seu favor. Quando criou essas ilustrações é como se estivesse lidando com cada um dos seus medos. Ao visualizá-los, soube amenizá-los e percebê-los como realmente são - sem maximizá-los ou diminuí-los. Foi como se os resignificasse e até procurasse diversão e alegria por meio disso. Veja o que ela disse sobre o projeto:

“Eu queria fazer algo que mostrasse quão tolos os meus medos realmente são”.



O mesmo ela fez no projeto Parasomnias - em que retrata distúrbios do sono de uma forma criativa e resignificando a paralisia do sono, dormir comendo, síndrome das pernas inquietas e insônia.















Neste ensaio predominaram o branco, branco gelo e cinza em pequenos detalhes. 



Paixão por gifs!


Desde 2010 Petra Švajger é apaixonada por fazer gifs e não se vê fazendo outra coisa. Ela conseguiu passar várias mensagens combinando ilustração, fotografia e vídeo de uma maneira única e autoral. 

Petra mesclou o real e imaginário de forma delicada, envolvente e interessante. Atualmente são 24 projetos diferentes, que envolvem gatos, ratos e coelhos; fobias; distúrbios do sono; hábitos matutinos; obsessões por coelhos; e Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC's). Veja uma seleção de imagens criada por mim:














Flipbooks e mais!


Além de criar gifs incríveis, Petra idealiza flipbooks (livro de pequenas dimensões, ilustrado por um conjunto de imagens sequenciais que variam gradualmente, de página para página). É o caso do flipbook Anxiety Self Portrait. Veja:




Além disso a artista fez o design e animação de um livro chamado Animated Textbook- Anatomy. O resultado ficou incrível. Confira:





































Petra Švajger é uma artista versátil e diferente de tudo o que vi. Já a conheciam? Vocês acreditam que é possível amenizar fobias, distúrbios do sono e TOC's com gifs animados? Deêm suas opiniões nos comentários! J-J


Mais informações 
Site 





Por: Emerson Garcia

6 comentários :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design