quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Entre Frames: Imaturo- Jão






Uhuu! Hoje é a estreia do Entre Frames - o quadro de clipes que estamos já algum tempo divulgando. Para esse lançamento trago Imaturo do cantor brasileiro Jão. Ele foi lançado em janeiro desse ano.

Imaturo apresenta três amigos como protagonistas que aprontam, se divertem, vivem a vida como se fosse o último dia e que cometem delitos. Assista:






Com relação à letra, o clipe tem poucas relações. Este toca mais em assuntos de amizade, relacionamentos interpessoais e regras/leis impostas mas quebradas. Já a letra fala de romance e amor, como no trecho: "É que eu sou fraco, frágil Estúpido pra falar de amor Mas se for com você, eu vou, eu vou"

Em pouco mais de 3 minutos, Imaturo falou e retratou isso. Com repetições de frames, conceitos, algumas cenas que poderiam ser melhor produzidas, Imaturo conquistou 377 mil curtidas até o momento de redação desse post.


O visual do clipe


Pelo menos  duas estéticas são percebidas no clipe: a primeira - 00:00 até 2:27 - e a segunda de 2:28 até 3:13. Aquela apresenta cores saturadas e vintages (verde, amarelo, amarelo queimado e tons sépias e amarronzados) e a segunda mais intensas e com "cara de filme". Veja e compare:







A paleta vintage ajuda na reconstrução da história dos amigos que parecem se conhecer há mais de 10 anos. Já a outra retrata o momento atual deles, tendo qualidade visual superior.

A primeira parte do filme é toda em ambiente aberto com cores claras e alegres, além do contraste entre o azul do céu e o uniforme branco e vermelho dos meninos. A segunda tem cenas em locações internas, o que acabou por interferir na perda da luminosidade do ambiente. 


Momentos de transição


À todo momento o clipe faz transições e cortes entre os momentos antigos e atuais dos três protagonistas. Uma das primeiras, é quando o cantor Jão sai do carro (match cut). Enquanto está nele aparenta ter 13 anos de idade, quando sai aparenta sua idade atual. Isso acontece entre os trechos 0:28 e 0:30








De forma geral, a transição dos protagonistas acontece de forma "ok", mas com algumas ressalvas que falarei mais à frente. 



Relação entre os protagonistas


Majoritariamente é uma relação de amizade com momentos descontraídos, como se nada, nem ninguém pudesse interferí-la. Mas nessa amizade existem alguns detalhes captados por mim nos frames

Entre 0:20 e 0:26, por exemplo, acontecem ações interessantes. Jão somente brinca e se diverte com a menina, enquanto o garoto do banco de trás a admira, como se ela fosse uma "deusa". 






O que percebi nesse vídeo de 3 minutos é que a relação entre os garotos é mais forte e intensa, do que deles com a garota (Claro que há frames assim, mas em menor quantidade). Há uma diferença gritante entre o abraço entre os rapazes aos 1:13 e entre o da menina e do Jão aos 2:03. Este é de amizade e singelo; aquele, incontido, fofo e apaixonante. Perceba nos frames:








Observei bastante como a menina se apresenta no filme: quase sempre só ou servindo de elo entre os rapazes. Para ilustrar isso, o frame aos 1:16 traz a menina sozinha em cima do capô do carro enquanto os meninos interagem. Veja:






Cabelo colorido e corte irado sempre existiram?


A transição que o clipe retrata é de no mínimo 10 anos. O interessante é que os idealizadores se preocuparam em tornar o ar do clipe vintage por um lado, e do outro apresentaram elementos atuais não-condizentes com o passado. Cabelo rosa existia há 10 anos? Você pode dizer que sim, mas é aquele com papel crepom e não totalmente tingido. Óculos redondos irados existiam há 10 anos? Até mesmo o corte em forma de raio parece que sempre existiu (0:26).   





Esses relatos deixaram o clipe de, certa forma, inverossímel. A moda passa por mudanças e transformações e pouco atentou-se para isso. Há 10 anos (ou mais) é inconcebível encontrar algum rapaz com um cabelo moderno e vanguardista



Imaturidade e inconsequência


Várias situações imaturas e inconsequentes acontecem no clipe. Posso citar várias:


- arrombar a porta do carro com uma chave de fenda (0:12);





- dirigir um carro e desligá-lo mesmo não tendo carteira de motorista e sendo menor de idade (0:26 - 0:28);





- arrombar a porta de uma sala para usar a piscina (1:18); e





- roubar dinheiro e fugir (0:42-0:43).








Todas essas atitudes são de fato imaturas e inconsequentes, contudo preciso alertar que a letra fala de imaturidade no AMOR e de inconsequência também no AMOR, e não na VIDA, entendem? O trecho "eu gosto de você, tchau" (0:13-0:14) dito por uma criança demonstra essa inconstância e imaturidade nos relacionamentos amorosos: ao mesmo tempo que uma pessoa gosta da outra, ela não quer vê-la por perto. Se o clipe abordasse isso, seria melhor e se encaixaria perfeitamente com a letra



"Eu posso tudo!": protegidos e desprotegidos  


Sendo imaturos e inconsequentes, os protagonistas podem tudo. Eles não tem medo das consequências dos seus atos e tanto faz estarem com colete à prova de balas (0:30-0:43) ou sem (0:53). Estas ações significam que eles não distinguem quando estão ou não protegidos, seja em um relacionamento, na sociedade ou na família. O risco para eles é mera diversão e adrenalina, como fala o seguinte trecho: "Fumando qualquer coisa pra me entreter Me arrisco nessa vida só pra ver você Toda a nossa juventude corre pelas veias".








Eles não tem noção e consciência de suas atitudes. Roubam dinheiro e deixam voar (0:49), usam a piscina do colégio sem permissão (1:18) e a garota dá dedos para a câmera logo após ser presa (2:53). Essas e outras atitudes são de adolescentes que precisam de grupos para se reafirmarem e criarem suas identidades. Com certeza se eles estivessem sozinhos não fariam metade das coisas que fizeram. 







O grupo também transparece amizade e descontração, onde um pode contar com o outro em todos os momentos, até mesmo quando são presos. 






O atual e o vintage juntos!


Como já falado, o atual e o vintage se confluem, convergem e se divergem ao mesmo tempo. Há uma alternância em slow motion da juventude para a vida adulta dos protagonistas de 1:00 até 1:03. O efeito de fumaça deu um ar à mais ao aspecto do clipe.





Nesta alternância, há uma mistura de elementos vintages - uniforme dos jovens, a paleta de cores e o carro; com atuais - danças e passinhos (1:14-1:17) que costumamos ver em coreografias de pop e funk - sim, aquelas famosas "sarradas no ar". 




De 1:17 até 1:29 há uma outra transição entre o atual e o vintage, só que agora com cortes mais frouxos e outros abruptos, sempre alternando eles adolescentes e adultos. 



Amizade ou bissexualidade?


Até após a visualização do vídeo, fico com essa pergunta: é um vídeo de amizade ou bissexual? Diria que o clipe aborda as duas questões. A primeira cena que me deixou com essa dúvida ocorre aos 0:58, veja:




O que há nos bastidores de um abraço entre três amigos que dormem? 

Mais à frente, essa amizade dá margem para a bissexualidade. Acontece aos 1:54, quando a amiga está no ombro de Jão e seu amigo o acaricia "contornando" o raio do corte do cabelo dele com a mão. 





Em outra cena (1:28-1:32) há uma demonstração de ciúmes e afeto (nesta ordem) entre o amigo de Jão e ele. Em um primeiro momento, o amigo não gosta de ver uma menina aproximar-se dele; no outro, se alegra (esboça um sorriso) por acreditar que o sentimento com Jão é recíproco. Veja a montagem:





Desse modo, à todo momento o clipe aborda a amizade e a bissexualidade por meio de uma linha tênue e frágil. Há cenas fofas, outras mais ousadas como a que acontece entre 2:06 e 2:07, quando a amiga lambuza as costas de um dos meninos com a língua. Claramente uma referência à série Sense8






Pequenos "errinhos"



Imaturo não é um clipe livre de erros e excepcionalmente fenomenal. Há pequenos erros, como ao retratar as épocas que já falei acima, que merecem ser questionados e listados. Por isso os aponto agora:


- A chegada da polícia


Quando os jovens se divertem como se não houvesse amanhã na piscina e a polícia chega, acredito que a cena deveria ser melhor produzida (2:11-2:17). Não há um indício sonoro que a polícia chegou, apenas depois de 6 segundos que há sinais visuais e luminosos (cores vermelho e azul) de que a presença dos policiais era veemente. Está certo que as expressões dos protagonistas diziam tudo, mas seria interessante um toque da sirene no meio do clipe. 








- A prisão de um dos amigos



O segundo errinho é quando um dos guardas prende um dos amigos (2:52). Acredito que faltou verdade na cena, pois parece que o policial está o acariciando e não agindo com violência e intrepidez. A reação do garoto, por sua vez, foi totalmente desproporcional. 






Letra



A letra fala de fragilidade, falibilidade e imaturidade humanas. Apesar do clipe retratar as fases da adolescência e da vida adulta, a letra refere-se à todas as pessoas e se estende à elas. Quem não passou por um momento de dúvida amorosa, incerteza? A letra fala que ninguém é perfeito e que podemos cometer deslizes ao decorrer da vida. "É que eu sou fraco, frágil Estúpido pra falar de amor Mas se for com você, eu vou, eu vou".

As estrofes são simples, mas de uma imensidão enorme de sentidos e significados. 




Melodia



Imaturo possui uma melodia gostosa de ouvir e envolvente, com pegadas pops e eletrônicas. Não apresenta grandes evoluções instrumentais e melódicas e uma linearidade musical e sonora, sem grandes picos ou pontos altos.



Esse foi o Entre Frames de hoje. Até o próximo! J-J













































Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Não conhecia ainda e já gostei muito, e gostei muito também do estilo do clipe.

    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sabia que esse novo quadro seria demais, adorei conhecer mais, eu não sabia do cantor nem da música, adorei conhecer e conhecer bem afundo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amei Imaturo, apesar de ter uma paixão imensa por ritmos mais frenéticos e acelerados. É calma e relaxante, mas sinto falta de uma batida forte para acompanhar a letra.

    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design