sexta-feira, 19 de agosto de 2016

SBT 35 anos: a pré-história da rede de Silvio Santos

Silvio Santos e o então presidente do Brasil João Figueiredo no dia da assinatura da concessão das emissoras que formaram o SBT em 1981 | SBT (divulgação)


Há exatos 35 anos fora criado o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A emissora de Silvio Santos foi o resultado da luta do apresentador de TV em ter sua própria rede de televisão. Antes disso, Silvio apresentava seus programas em outras emissoras - TV Paulista e as redes REI (Rede de Emissoras Independentes, lideradas pelas TVs Record e Rio) Tupi e Globo - por meio de aluguel de horários. Foi preciso convencer autoridades da época, astúcia, trabalho e um pouco de sorte para formar o SBT.

Em 1963 ia ao ar o Programa Silvio Santos pela TV Paulista (atual TV Globo São Paulo), até hoje um dos programas mais antigos do Brasil. Com a venda da emissora a Roberto Marinho em 1966, a atração fizera parte da programação da recém-criada rede carioca de televisão. Aos poucos, Silvio aumentou o horário de seu programa. Carismático, dominador dos palcos e nato vendedor SS tornava-se líder de audiência.


Silvio Santos na Globodivulgação


Aliás, no final dos anos 1960 e início de 1970, a Rede Globo passava por uma mudança de paradigmas na programação e filosofia na empresa. Após a entrada de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e Walter Clark, profissionais de outras emissoras foram contratados. As novelas - que em sua maioria era do gênero capa-e-espada - deram lugar às mais realistas; e as emissoras do Rio e São Paulo se juntavam as de Brasília, Belo Horizonte e Recife, além da aliança entre afiliadas Brasil afora como a TV Anhanguera (Goiás) e RBS TV (Rio Grande do Sul). Telenovelas e jornalismo tornaram-se o carro-chefe da emissora. Enfim, criaram-se as bases do que hoje conhecemos como Rede Globo de Televisão.


Conflitos e adaptação

Silvio Santos durante o Show de Calouros na TV GloboMemória Globo


O novo jeito de se fazer TV na Globo evidentemente conflituou-se com os interesses da emissora e de Silvio Santos. O apresentador resistiu a filosofia do conhecido Padrão Globo de Qualidade até sua saída em 1976. Antes disso, para continuar no ar, o Programa Silvio Santos vai para a Rede Tupi em cores e compra parte das ações da TV Record de São Paulo. Segundo o jornalista Thell de Castro, os militares impediram o animador de televisão adquirir os canais 2 (RJ) e 9 (SP) da extinta Rede Excelsior (com grifos):

"Apesar de ter elogiado Silvio Santos, Médici não atendeu ao pedido. O fato de o apresentador seguir uma linha popular incomodava os militares. Além disso, ele não queria comprar a Excelsior, mas apenas herdar as concessões, que ficaram "adormecidas" durante alguns anos. A do Rio de Janeiro, em 1975, foi entregue à TV Educativa (hoje TV Brasil). A de São Paulo foi, em 1981, transferida para Adolpho Bloch, que dois anos depois abriu a TV Manchete."


A TVS Rio de Janeiro entrava no ar em 14 de maio de 1976 | SBT


A grave situação financeira da Tupi só potencializou seu sonho em construir uma rede de TV e manter-se no ar com seus programas. Em 1976, com a ajuda de seu amigo Manuel de Nóbrega (pai de Carlos Alberto, atual apresentador de A Praça é Nossa), o apresentador consegue a concessão do canal 11 do Rio de Janeiro, colocando no ar a TVS - TV Studios - ou carinhosamente dito pelos cariocas, a "TV Silvio Santos". O Decreto nº 76.488 de 22 de outubro de 1975 foi outorgado pelo presidente Ernesto Geisel. Neste vídeo, Silvio Santos dá detalhes da construção de sua emissora:





Os Editais 34 e 35/80: Silvio Santos vence e concretiza o sonho de ter o SBT


A TVS São Paulo entrava no ar em 19 de agosto de 1981 | SBT


Depois da cassação das sete emissoras da Rede Tupi em 1980, além das restantes emissoras avulsas extintas (TV Excelsior de São Paulo e TV Continental do Rio de Janeiro), o governo militar de João Figueiredo abriu os editais 34 e 35/80 no qual duas empresas seriam as novas concessionárias formando as duas novas redes de TV do Brasil.


A divisão das emissoras de televisão que formariam as duas redes | Ilustração: Layon Yonaller


Muitas empresas entraram no páreo para concorrer a essas concessões, entre elas o Grupo Abril. Porém, o lobby dos integrantes do governo não queria que a família Civita assumisse um canal de TV com a perspectiva de que uma provável Rede Abril e Televisão incomodaria o regime, assim como a Revista Veja fazia na área impressa. No final, os empresários Adolfo Bloch (Bloch Editores e dono da Revista Manchete) e Silvio Santos - ambos judeus - angariaram os canais previstos em edital.

No dia 19 de agosto de 1981, o SBT fez a transmissão da assinatura que dava origem ao Sistema Brasileiro de Televisão. SS ficou com as TVs Piratini (RS), Tupi (SP), Continental (RJ) e Marajoara (PA). Já Adolfo Bloch, com as TVs Tupi (RJ), Excelsior (SP), Itacolomi (MG), Rádio Clube (PE) e Ceará (CE) para a formação da Rede Manchete - entrando no ar num domingo de 05 de junho de 1983. Veja como fora o discurso de Silvio Santos sobre como seria o SBT:




Essa foi a primeira vez que uma emissora de TV registrou seu nascimento. A transmissão teve auxílio da TV Anhanguera afiliada da Rede Globo em Goiás.

Desde este dia o SBT está no ar. A Rede Manchete encerrou suas atividades em 05 de maio de 1999, dando lugar a emissora transitória TV! até 15 de novembro do mesmo ano em que foi ao ar a RedeTV!


TVS, SBT e outros detalhes

A nomenclatura TVS era o nome das emissoras (TVS São Paulo, TVS Rio, TVS Porto Alegre, etc.). O conjunto delas formava o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Como as leis de Comunicação impedem que uma pessoa fique com duas emissoras no mesmo município, Silvio Santos teve de vender sua parte que tinha da TV Record de São Paulo e a TV Continental do Rio de Janeiro (atual CNT). 

Enfim, o apresentador conseguiu concretizar seu projeto principal: o SBT é o principal membro do Grupo Silvio Santos. Recentemente, foi anunciado pelo colunista do UOL Flávio Ricco que Silvio Santos vai repassar brevemente suas ações da emissora para suas filhas. J-J



Logo comemorativa para os 35 anos do SBT. I Divulgação/SBT













Por: Layon Yonaller, especialmente para o Jovem Jornalista

19 comentários :

  1. Olá, tudo bem?

    Sou fã do tio Silvio, não acompanho com frequência o SBT, mas sempre que assisto me sinto nostálgico, afinal, muitos programas e pessoas continuam da mesma forma quando eu ainda era muito pequeno. O programa do Sílvio mesmo e o do Ratinho, tiveram pequenas alterações e é bom poder através destes e demais programas poder ter a sensação de voltar a uma das melhores fases da minha vida, a infância.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Olá, Renato. Muito obrigado por comentar. Acho especial as pessoas terem bons sentimentos a respeito de uma emissora de televisão. Volte sempre.

      Excluir
  2. Gostei bastante de conhecer a história dele, realmente, ele lutou bastante pra ter o que tem hoje.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Olá! Resolvi abordar os antecedentes do SBT porque o resto da história, de 1981 em diante todos sabem. Abraços!

      Excluir
  3. Eu percebo que estou ficando velha quando vejo que o SBT só tem 10 anos a mais que eu. OMG!
    Gosto muito de ver os designers antigos, eram tão simples, e eram um espetáculo pra época.
    Um beijo e bom fim de semana!

    http://www.impulsofeminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Oi, Thaís. Também gosto muito de ver como as coisas são feitas. Obrigado pelo prestígio, volte sempre, beijos recíprocos e bom final de semana para você.

      Excluir
  4. Que interessante! Nunca imaginaria que ele já tivesse feito parte da Globo.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Samara, te conto mais: O Silvio Santos emprestou dinheiro para a TV Globo quando a emissora estava passando por momentos difíceis. Obrigado por vir aqui.

      Excluir
  5. Adorei saber mais sobre o mito do Silvio Santos e o canal do SBT.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Silvio Santos é um exemplo, né? Merece o sucesso.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Olá, Alessandra. A história de Silvio Santos é singular e por isso chama atenção de muita gente. Beijos para você também e volte sempre.

      Excluir
  7. Conhecer o Tio Silvio é maravilhoso..
    Ja tive essa oportunidade de conversar e ele é a humildade em pessoa <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Oi, Clayci. Que legal. Mande seu testemunho para o blog. Será enriquecedor para gente. Envie para emersongaffonso@gmail.com. Obrigado!

      Excluir
  8. Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a história dele.
    beijos!
    www.garotadeilicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Beijos para você também. O foco neste texto foi os antecedentes que originaram a criação do SBT.

      Excluir
  9. Muito interessante saber sobre o que antecedeu a criação do sbt.
    Parabéns.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LAYON RESPONDE - Beijos para você também, Rafa. Que bom que gostou. A beleza da coisa é saber como foi a origem das coisas.

      Excluir
  10. Sua festa e seu evento merecem o melhor serviço de foto lembrança.
    Sua festa e seu evento merecem qualidade de artes originais e exclusivas.
    Sua festa e seu evento merecem bombar nas redes sociais.
    Sua festa e seu evento merecem ter uma super atração para todos.
    Sua festa e seu evento merecem Funclick!

    Funclick criou a forma mais divertida para seus convidados aproveitarem cada minuto da sua festa e seu evento , com muita descontração e alegria. E o melhor: esses momentos ficam registrados para sempre! Isso mesmo, todos recebem as fotos impressas na hora em apenas 8 segundos e todo o conteúdo vai direto para o Facebook*, além de ir também para o e-mail dos convidados, tudo on-line.
    Que tal fazer algo diferente no seu evento! Agora com Chroma-key da Funclick você pode ter o cenário que desejar e os demais serviços que você já conhece tudo junto. Assim você vai poder ter a visão que cada um tem da sua festa, do seu evento. É incrível!

    Escolha entre totem, cabine padrão ou cabine inflável fotográfica e leve o Funclick para a sua festa, para seu evento. Todos irão guardar com o maior carinho, uma lembrança para vida toda, não ocupa espaço e que ninguém joga fora! “Sabemos da importância deste momento de sonho para todos os envolvidos. Participar destas comemorações e captar a felicidade é muito gratificante. Lembrando que momentos Especiais são para sempre!
    Somos a única empresa com 17 anos de mercado e patente requerida.
    Não arrisque, Funclick é a certeza do sucesso da sua festa e do seu evento!
    Atendemos em todo território brasileiro e também nos Estados Unidos.
    Nilce Geraldo – 11-964860906 whatsapp ou nilce@funclick.com.br

    www.funclick.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design