Quatro histórias diferentes, uma data, um lugar, uma série. É assim que Justiça - que estreou semana passada na Globo e no Globo Play - se define.
Ambientada em Recife, nos dias atuais, Justiça conta histórias comuns e humanas que poderiam acontecer comigo ou com você. Como não se identificar com a mãe que vê sua filha assassinada em um box de banheiro e promete vingança ao assassino? Ou com a dona de casa pobre que é presa injustamente por tráfico de drogas? Ou com a negra que é condenada por sua cor de pele? Ou com o marido que é preso por eutanásia e promete vingança ao assassino de sua esposa? São dramas que farão você se emocionar e refletir até que ponto se pode fazer justiça com as próprias mãos.
Todas essas quatro histórias não são independentes, mas se interligam entre si. Os estopins de cada trama acontecem na noite de 28 de junho de 2009. Quatro pessoas são colocadas uma ao lado da outra na cadeia e presas. 7 anos se passam. O ano é 2016. A série consegue fazer essa transição de 7 anos antes e 7 depois, para explicar cada história. E ela faz isso muito bem.
As quatro tramas se completam e se cruzam de maneira interessante, prendendo o público com cada novo ângulo de uma história ou com um ponto de vista diferente. Elisa, Fátima, Rose e Maurício possuem dramas riquíssimos e detalhados. Como se não bastasse só isso, suas histórias se chocam de forma sutil, sem escrachar. Na trama de Maurício, por exemplo, podemos ver todos os outros personagens, que fecham pontas soltas dos episódios anteriores. Justiça bebeu muito da fonte do filme Crash- No limite, mas criou a sua própria narrativa.
Longe de clichês e de se assemelhar a uma novela, Justiça é a nova aposta da Globo. É aquela série que ousou se reinventar, trazendo atores globais em roupagens nunca antes vistas. Você se surpreenderá com Marina Ruy Barbosa, Débora Bloch, Cauã Reymond e Adriana Esteves. Fiquem tranquilos, não é mais uma novela global.
Essa reinvenção serialística para uma tela pequena também se deve a autoria e a direção da série. Manoela Dias (Ligações Perigosas) nos presenteou com tramas cheias de emoção e ação e José Luiz Villamarim (O canto da sereia e Amores roubados) com uma câmera cinematográfica intimista e tímida.
A fotografia, filmagem, diálogos e sequências também merecem aplausos nessa primeira semana de série. Um episódio não deve nada ao outro. As quatro histórias são interessantíssimas, mas as minhas preferidas são a de Elisa e Maurício.
A escolha de filmar em Pernambuco, Recife, também foi certeira. A capital tem muitas desigualdades sociais, e representa bem o Brasil como um todo. Ricos, pobres, negros e brancos se cruzam por ruas e esquinas, assim como os personagens de Justiça. Só o sotaque que deixou a desejar, mas isso é relevado.
A série teve 3,5 milhões de views no Globo Play e média de 9,8/10 no TV Show Time, durante a exibição dos 4 primeiros episódios. Agora, o desafio é manter a qualidade e amarrar cada vez mais as histórias. Os 4 primeiros episódios tiveram finais espetaculares e abriram margem para novos aprofundamentos. Vou continuar a assistir. Hoje, o episódio é sobre a mãe que quer vingar a morte da filha. J-J
Por: Emerson Garcia
Olhei a propaganda na TV e fiquei bem curiosa para assistir, parece ser uma séria muito boa, que dá aquela sensação de angustia por parte do telespectador, uma vez que nada pode fazer ao não ser acompanhar a trama. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBoa semana!
www.delirioscotidianos.com
Angústia é a palavra. São histórias bem tensas e trágicas. Mas vale muito a pena. Estou no episódio 5.
ExcluirA ideia da trama é bem legal, mas nunca vi nenhum episódio.
ResponderExcluirrasgadojeans.blogspot.com
Eu vi esse video durante as Olimpiadas e fiquei encantada, Não sabia que já tinha começado.
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de assistir!
Um beijo!
http://www.impulsofeminino.com/
Ainda dá tempo. Tem 6 episódios lançados!
ExcluirNão assisti ainda esse mas não sei se faz meu estilo :P
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Eu vi muitas criticas boas sobre essa série e já quero assistir. Não consegui pegar o episódio, vou ver se acho pela internet e recupero o tempo perdido pra poder acompanhar.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Eu também só vi críticas positivas sobre ela e é por isso que recomendo. Corra! Tem 6 episódios lançados. Hoje lança o episódio 7!
ExcluirConfesso que faz um tempo que deixei asseries de lado, mas é sempre bom saber da sua opinião.
ResponderExcluirbeijos!
www.garotadelicada.com.br
oi, oi.
ResponderExcluirinfelizmente eu ainda não consegui ver o seriado por motivos de: faculdade não dá tempo de nada. vou ter que ver pelo globo play assim que me surgir um tempinho.
por algumas postagens que vi nas redes sociais, parece que realmente o seriado é polêmico e bem feito. vou aguardar pra ter certeza...
abç!
Não me venha com desculpas
Polêmico, tráfico, dramático... Socos e murros seguidos no estômago hahaha!
ExcluirO Globo Play é uma mão na roda né?