segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Peculiaridades das redes sociais: lives, vídeos e fotos de 360º, gifs, animações em loop, montagens, memories e fotos temporárias

A tecnologia atual está avançada e com inúmeras possibilidades de uso. Hoje, contamos com Facebook, Instagram, Facetime, Snapchat, Whatsapp, Twitter, entre outras redes sociais. Praticamente, qualquer pessoa tem um perfil nesses aplicativos. Mas será que utilizamos de forma correta?



Para quem não sabe, atualmente faço um pequeno curso de Jornalismo Político. Em uma das últimas aulas, aprendi como aproveitar essas ferramentas. Embora com pontos em comum, cada uma delas tem peculiaridades e funções diferentes. O erro de muitas pessoas encontra-se em querer estar em todas as redes sociais, mas não atualizá-las ou usá-las de forma errada.

Durante o módulo Conteúdo e Planejamento de Redes Sociais, aprendi (quer dizer, apenas reafirmei o que já sabia) que o Twitter existe para comunicações rápidas e textos curtíssimos e que não é obrigatório uso de imagem; que o Instagram é basicamente um aplicativo de imagens, em que se deve ousar e fazer diferente, mas que não impede de usar textos curtos e médios; e que o Facebook é uma rede pessoal com textos objetivos com fotos, imagens ou outros recursos. 

O blog Jovem Jornalista, por exemplo, possui Twitter, Instagram e fanpage. Tomo o máximo de cuidado de não deixar as redes do blog redundantes e repetitivas, como escrever a mesma chamada no Twitter e Facebook. É preciso também que se tenha um diferencial e um feeling de não publicar textos longos demais no Twitter




Quanto ao Instagram do blog, procuro fazer montagens de imagens e de temas parecidos que foram ao ar e postá-las de quinze em quinze dias. Optei por não postar cronologicamente ou simultaneamente quando o post vai ao ar no blog por questões de logística e estratégia.

Foi um módulo bastante proveitoso e eficaz, principalmente pelo trabalho que desenvolvo como blogueiro. Contudo, senti falta da palestrante falar um pouco mais de Conteúdo e Planejamento em Snapchat, já que é um aplicativo bastante famoso atualmente. Para mim, até no Snap você tem que saber usar e aproveitar os recursos da ferramenta. É uma rede social informal, que te deixa mais próximo do seu público e que leva informação em tempo real. Para quem não se lembra, falei meti o pau dele recentemente

Como é um curso voltado para política, a palestrante aplicou as redes sociais a área. Disse, por exemplo, que é importante para um político estar mais perto da população, por meio de lives no Facebook e Twitter

Nesse post, irei falar de alguns recursos/ferramentas atuais que as redes sociais proporcionam.


Lives no Facebook




Uma das formas mais eficazes de transmissão simultânea são as chamadas lives, ou vídeos ao vivo, no momento que são gravados. Esse recurso está disponível no Facebook e celebridades e famosos, como o governador Marconi Perillo e o príncipe Harry; além de colegas como Eldo Gomes, Edmar Araújo e Le Morais (Livele) já utilizaram/utilizam a ferramenta. O Periscope também oferece esse serviço, mas vejo que é mais comum essas lives no Facebook.

Se pararmos pra pensar, também dá pra fazer lives no Snapchat, só que a desvantagem é que a live se autodestruirá em 24 horas e somente dá pra gravar pequenos vídeos de no máximo 10 minutos. A vantagem da live no Face é que você pode fazer vídeos longos, sem interrupções, deixar gravado na sua página e até mesmo "assinar ao vivo" pra quando tiver novos vídeos ser notificado.

A interação com as lives é algo fantástico e simultâneo, mesmo. Você se sente como se estivesse com a pessoa ao seu lado. O recurso dos reactions durante as lives também é uma boa forma de interatividade. 

Quer aprender a fazer um live no Facebook? Clique aqui.


Vídeos e fotos de 360º no Facebook




Desde junho, o criador do Facebook, Mark Zuckerbeg, anunciou uma novidade: as fotos em 360º. Já era possível fazer vídeos em ângulos totais, e as fotos em 360º é uma nova maneira de compartilhar momentos felizes e marcantes.

"A foto em 360º é uma maneira do usuário adicionar o seu ponto de vista às imagens, mesmo se não estiver fazendo um vídeo em 360º" (Techtudo).


Você quer mostrar todos os ângulos de um lugar paradisíaco, todas as pessoas em uma mesa redonda em reunião, a vila olímpica das Olimpíadas de 2016 ou até mesmo todos os detalhes e cômodos de uma casa assombrada? Agora você pode expressar tudo isso em vídeos e fotos de 360º!

Um exemplo disso foi no lançamento de Invocação do mal 2, que o filme ganhou um vídeo de experiência em 360º.





E a foto em 360º na fanpage do Romário Faria em comemoração aos 22 anos do Tetra:




Quer aprender a postar uma foto em 360º? Clique aqui.


Gifs no Facebook

Foi-se o tempo que o Facebook só aceitava vídeos e fotos tradicionais. Agora você pode criar pequenos vídeos para a foto de perfil, e até mesmo gifs animados e criativos. Já vi gifs, por exemplo, de "Por que Brasília é uma cidade especial?" e várias fotos que iam passando, como "Porque tem o céu mais bonito", "Porque tem arquitetura incrível", etc. 

Os gifs deixam a linha do tempo mais criativa e interessante e é uma forma de inovar fazendo pouco, ou quase nada. O Governo de Brasília usou esse recurso recentemente e o resultado foi incrível. 




Quer aprender a fazer um gift e postar no Facebook? Clique aqui.


Animações em loop no Boomerang (Instagram)


Boomerang é um aplicativo ligado diretamente ao Instagram que cria animações em loop - sequências de fotos que formam um pequeno vídeo. As imagens ficam parecendo um gift.


 "O aplicativo é capaz de transformar momentos do dia a dia em registros engraçados", Instagram. 


Nunca criei uma foto com o Boomerang, mas já vi várias no Insta criativas, interessantes e engraçadas, como essa abaixo:




Quer aprender a fazer uma animação no Boomerang? Clique aqui.


Montagens no Layout (Instagram)





Você deve estar se perguntando: "como eu faço montagens no Instagram"? É simples: utilizo o Layout. Assim como o Boomerang, esse também é um aplicativo ligado ao Instagram que permite juntar várias imagens em apenas uma, por meio de um leque de modelos e disposições. 

Quer baixar o Layout? Clique aqui.


Memories no Snapchat



Recentemente, o Snapchat desenvolveu um dos recursos que estava faltando na rede e que foi aclamado pelos usuários: o Snapchat Memories. Ele funciona como um "baú de memórias" em que você pode guardar fotos, imagens e vídeos, antes que o aplicativo destrua essas informações. 

Com essa função, você posta snaps antigos, para aqueles amigos que não puderam visualizar seus snaps em 24 horas; e também posta imagens e vídeos aleatórios salvos do seu celular, como convites, informações de shows, entre outros.

Veja o que diz João Kurtz sobre essa função:

"O Snapchat Memories, ou Minhas Memórias [...] é um recurso do Snapchat que funciona como uma galeria de snaps, garantindo que fotos e vídeos não sejam apagados depois. A função também pode ser usada para publicar novamente uma imagem ou vídeo antigos, e editá-los" (TechTudo)


Confira também um vídeo explicativo do novo recurso:





Quer aprender a usar o Snapchat Memories? Clique aqui.


Fotos temporárias no Facebook



Você quer se solidarizar com a causa gay, com as vítimas de Orlando, homenagear sua mãe, mas só por determinado tempo? Ou então, postar a foto seu pai ou de quando você era criança, mas quer limitar o tempo de exibição? O Facebook te permite fazer tudo isso de forma rápida e fácil, a partir do botão "tornar temporário" que volta automaticamente a foto anterior, de acordo com o tempo ou período que você estipula.

Esse recurso é bastante utilizado em datas comemorativas, períodos esporádicos ou datas especiais.

Quer aprender a criar uma foto temporária? Clique aqui



Essas são algumas das várias peculiaridades das redes sociais atualmente. Para nós, blogueiros, é mais importante que saibamos as funções e peculiaridades dos aplicativos, do que criar perfis aleatórios (e sem motivo) em todos eles.

É preciso entender que cada rede social existe por UM MOTIVO e que cada peculiaridade de uma rede social te ajudará em algo específico. Atualmente, preza-se pela criatividade e inovação em qualquer coisa, principalmente no mundo virtual. Ainda não utilizei todas as ferramentas que falei no post, mas vejo que elas são primordiais se quiser chamar a atenção dos leitores e internautas. Por que não, por exemplo, fazer lives na fanpage do blog? Por que não fazer imagens em 360º ou gifs animados no Facebook do Jovem Jornalista? É algo que passarei a pensar nos próximos dias. J-J













Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Que post interessante!!
    Houve um tempo em que eu criava diversos perfis em redes sociais diferentes e depois ficava louca para atualizar todas elas, especialmente porque eu não sabia das peculiaridades de cada uma ou porque não tinha tempo mesmo. haha
    Redes sociais são grandes ferramentas na atualidade pois nos permite comunicação, entretenimento, diversão e outras coisas... Mas realmente, saber usar é muuuuito importante! Muitas vezes entramos na onda de uma nova rede e depois nem a senha de acesso e login nos lembramos! kkkkk (eu)

    Beijos
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou tudo, Valléria. Devemos resumir as nossas redes sociais a somente aquelas que mais usamos ou que são necessárias. Nosso tempo e a memória do smartphone agradecem.

      Excluir
  2. Recursos existem muitos, mas apenas uma pequena parcela sabe usá-los adequadamente. Bacana o post Emerson!

    ResponderExcluir
  3. É uma enxurrada tão grande de tecnologia que eu não consigo me adaptar , muito menos dar conta de acessar todas elas.
    Pra mim, ter uma fan page, um instagram e um twitter já é muita coisa. Não consigo manter todos atualizados. E cada dia vem aparecendo coisas e mais coisas. Ou talvez eu esteja muito velha pra lidar com tudo isso, rsrsrs.
    Um beijo!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está velha não. Acho que essas três redes sociais que citou são essenciais para quem tem um blog. Confesso que o Twitter do JJ é bem simples, mas é porque não uso tanto ele. Mas está lá.

      Excluir
  4. É muita tecnologia pra uma pessoa só! haahahahah Eu tenho snap, twitter, fã page, instagram, mas não fico fazendo texto pra cada coisa. Por exemplo, os posts do blog são direcionados pra fã page e pro twitter, então é uma coisa só. Somente o Instagram que se eu for divulgar por lá, crio uma nova chamada. O snapchat quase nunca uso, mas to tentando atualizar com frequência, nem que seja "boa noite" hahahahhha Adorei o post!
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Instagram é mais imagem, mas não quer dizer que não devemos criar um texto atrativo e criativo. Gosto muito dessa rede social.

      Excluir
  5. Adorei saber de tudo isso. Eu uso o instagram mais para meu lado pessoal do que para o blog e sei que é errado hahah Twitter somente para postagens do blog e snapchat, ainda não sei usar hahahah Facebook, tanto o meu pessoal qto a fanpage do bblog uso demais.
    Muto bom saber disso tudo,valeu!! Precisamos de mais posts assim.

    Beijokas,
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dos seus usos de redes sociais. Acho que está equilibrado, funcional e sem excessos.
      Pode deixar que farei mais posts assim!

      Excluir
  6. Quantas dicas bacanas! Haja tempo e disposição pra dar conta de tanta rede social e afins rs. Só uso o face e twitter;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Algumas tecnologias ajudam, outras nem tanto. Porque eles estão criando e esquecendo que nem todos os celulares e/ou lugares com internet são capacitados pra isso. Recentemente o que atualizou foi o Instagram que agora tem a opção de mandar stories também, bem estilo Snapchat. Enfim, gostei desse post informativo! Eu descobri o 360º do Facebook por uma palestra com o cara do Facebook que eu fui e tal, o Twitter também tá cheio de coisa nova.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post.
      Confesso que estou por fora das att do Twitter. Mas sei que também é uma rede social poderosa.

      Excluir
  8. Dicas fantásticas,algumas eu não conhecia...
    colocarei em prática hoje ;)

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design