quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Os anéis olímpicos e suas cores

A bandeira com anéis olímpicos |  Wikipédia em Português (Reprodução)

Serei didático, mas sucinto. Os cinco anéis coloridos fazem parte dos símbolos olímpicos. Mas, e as cores? Por que são anéis? Vamos lá!

Oito anos depois da recriação dos Jogos Olímpicos, Pierre de Frédy, o barão de Coubertin (meu xará!) desenvolveu os cinco aros como emblema oficial que simbolizasse os jogos:

"As seis cores combinadas nesta forma reproduzem as cores de cada país sem exceção. O azul e amarelo da Suécia, o azul e branco da Grécia, as bandeiras tricolores da França, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Itália e Hungria, e o vermelho e amarelo  da Espanha estão incluídas, assim como a bandeiras inovadoras do Brasil e da Austrália, e aquelas do antigo Japão e da China moderna. Esta, realmente, é um emblema da organização internacional. Foi feita para ser transformada em uma bandeira, e a aparência da bandeira seria perfeita. É uma luz, uma bandeira atraente, um prazer para ver tremulando ao vento. Seu significado é em grande parte simbólico."


As bandeiras nacionais inspiradoras |  Ilustração: Pedro Blanche


Isto mesmo. Cada cor do anel sintetiza as cores de várias bandeiras. Além disso, pode haver também o significado civilizacional existente no mundo. Os anéis entrelaçados representam a união das nações. Outra corrente aponta que as cinco cores representavam cada continente - no qual o barão jamais cogitava - porém o antigo emblema da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC, em inglês) continha os símbolos das organizações olímpicas continentais.


Antigo emblema da ANOC |  ANOC


Por falar nisso, a cor azul que representaria a Europa foi escolhida para moldar a bandeira da União Europeia:





Aplicações

Rede Globo está permitida de usar os anéis olímpicos |  TV Globo


Não é qualquer um que pode expor os anéis olímpicos. Se tratando de publicidade apenas os apoiadores, parceiros e patrocinadores oficiais podem chegar perto do símbolo. Qualquer coisa fora dos requisitos viola os princípios da proteção de marcas. A rede de televisão SBT, por exemplo, tem um quadro jornalístico chamado Corrida pelo Ouro porque não é permitido o uso das "denominações olímpicas" como Rio 2016.

Até mais, pessoal! J-J



Por: Pedro Blanche

10 comentários :

  1. Que maximo essa postagem não conhecia, mais arrasou
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post curiosidade seu. Muitas pessoas não sabem o porque das cores ou das formas, e é muito legal saber, é uma parte da cultura :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber de seu retorno, Monique. Brigadão! | PEDRO BLANCHE

      Excluir
  3. post bem escrito e com conteúdo muito bem estruturado


    Lua xx
    Meu Mundo da Lua - FanPage

    ResponderExcluir
  4. Não sabia dessa curiosidade. Só sabia que os anéis representavam os continentes,
    Um beijo!

    http://www.impulsofeminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaís. Uma observação: o barão nunca cogitou que os anéis significavam os cinco continentes, apesar do manual dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro dizer o contrário. Beijos para você também. | PEDRO BLANCHE

      Excluir
  5. Que legal! Achei bem interessante.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design